Letícia, da Uniube - ago 17, 2018

Veja como um curso de pós-graduação vai ajudar sua vida profissional

As demandas do mercado de trabalho estão cada vez maiores, exigindo que o profissional invista constantemente em sua qualificação.

Neste cenário, fazer um curso de pós-graduação pode ser um grande diferencial na sua carreira.

O maior acesso à educação e as frequentes crises econômicas fazem com que as vagas que surgem sejam disputadas por dezenas de profissionais.

Atualmente, para se destacar não basta apenas possuir um diploma de graduação.

Para garantir o seu crescimento profissional são necessários diversos fatores, sendo um curso de pós-graduação um dos mais importantes.

A questão é como escolher o melhor curso para a sua carreira. Este artigo foi escrito para ajudar você a tomar esta decisão da maneira mais acertada possível.

Vantagens de fazer um curso de pós-graduação

Fazer um curso de pós-graduação pode trazer diversos benefícios para sua vida profissional.

Entretanto, você conseguirá desfrutar dessas vantagens se fizer um planejamento baseado no que deseja para o seu futuro.

Caso contrário, existe o risco de você desperdiçar seu tempo, energia e dinheiro. Por isso, veja, a seguir, quais são as principais vantagens de investir em um curso de pós-graduação.

Especialização

A pós-graduação permite que o profissional tenha um contato bem mais próximo com uma determinada área ou assunto.

Isso ocorre porque os cursos de graduação são mais generalistas, proporcionando uma visão mais abrangente da profissão, enquanto a pós é pensada para o aluno se aprofundar na área de conhecimento escolhida.

Portanto, ao concluir um curso de pós-graduação, você se torna especialista em sua área de atuação, permitindo a execução de tarefas mais complexas dentro das empresas.

Ao entregar melhores resultados, você ganha a confiança do seu gestor e da empresa, podendo ser cotado para ocupar cargos que exigem conhecimentos específicos.

Ênfase na prática

Um curso de pós-graduação tem um caráter muito prático e é voltado para a aplicação dos conhecimentos adquiridos.

Nesse contexto, você aprenderá a usar os conteúdos teóricos absorvidos durante a graduação para a obtenção de resultados no seu trabalho.

O método de ensino baseia-se no intenso compartilhamento de experiências e no estudo de situações reais vivenciadas pelos profissionais e professores.

Por isso, recomenda-se fazer a pós-graduação depois de algum tempo de experiência no mercado de trabalho.

Os conteúdos de uma especialização abordam desafios que só são possíveis de entender ao vivenciar o ambiente de trabalho.

Se você não possuir essa experiência, corre o risco de não aproveitar bem o curso e a pós não contribuirá tanto para o seu aperfeiçoamento profissional.

Rede de relacionamentos

Outra vantagem importante em fazer um curso de pós-graduação é a possibilidade de ampliar a sua rede de contatos durante as aulas do curso.

Você conhecerá pessoas que já estão no mercado, com diferentes cargos e experiências, o que propiciará um excelente networking durante o curso.

Essa rede pode ajudar você em vários aspectos.

Como, por exemplo, troca de  experiências, resolução de problemas do dia a dia no seu trabalho e, até mesmo, conseguir uma colocação, caso esteja procurando emprego.

O formato das aulas, baseado na intensa troca de experiências vividas pelos participantes, cria o ambiente perfeito para criar vínculos, identificar afinidades e desenvolver a amizade com seus colegas de curso.

Manter-se atualizado na sua área

O curso de pós-graduação proporciona ao profissional a possibilidade de conhecer as novidades de sua área de atuação e as novas tendências do mercado de trabalho.

Afinal, você aprenderá com professores que atuam no mercado e que conciliam, diariamente, a teoria e a prática em sua área.

Outra vantagem da pós é que você pode aprender mais rápido um assunto que não estudou na graduação.

O que é vantajoso, caso esteja buscando oportunidades em outro setor da sua empresa ou em uma nova área de atuação.

O seu aprendizado será acelerado porque precisará ler, pesquisar e se atualizar sobre diversos temas para entregar trabalhos, estudos de caso e um trabalho de conclusão de curso.

Essa atualização de conhecimentos fará você desempenhar suas atividades de forma mais eficiente, trazendo para a empresa os resultados esperados.

Assim, você se torna mais valorizado, podendo ser considerado para aumentos de remuneração e promoções.

Aumenta a empregabilidade

Essa vantagem é uma consequência direta de todas as outras citadas anteriormente.

Sua especialização, atualização do mercado e networking em conjunto com o fortalecimento do seu currículo, aumentarão as chances de conquistar novas oportunidades.

Como uma pós-graduação é muito valorizada pelas organizações, que estão sempre buscando profissionais gabaritados, você poderá ser cotado para ocupar cargos mais elevados dentro da sua empresa.

E, caso esteja buscando recolocação, pode se destacar nos processos seletivos, em relação àqueles que não possuem essa especialização.

Mudança de carreira

Mudar de carreira é outra vantagem para quem faz um curso de pós-graduação, já que ele pode encurtar o caminho para uma outra área de atuação.

Se você estiver insatisfeito com sua atual profissão e a área desejada não exige uma nova graduação, você poderá se especializar nessa área realizando uma pós-graduação.

Um curso de pós-graduação é uma boa alternativa para quem busca uma mudança de carreira

Como escolher o melhor curso de pós-graduação

O crescente interesse na educação continuada por parte dos profissionais, ocasionou um aumento nas opções de cursos de pós-graduação.

Esse cenário traz muitas dúvidas ao profissional sobre como escolher o melhor curso. Portanto, sugerimos alguns critérios para auxiliar na sua decisão. Veja só:

  • objetivos profissionais: a escolha do melhor curso de pós-graduação deve estar alinhada com os objetivos que você deseja alcançar na sua carreira. É essencial que você faça essa autoanálise e defina suas metas profissionais antes de escolher qualquer curso. Feito isso, procure o curso que possa proporcionar o crescimento profissional desejado, visando às metas que você traçou;
  • complementaridade: se você deseja se especializar em sua profissão, permanecendo na mesma área, escolha um curso que complemente a visão generalista, adquirida na sua graduação, com conhecimentos técnicos ou que permita aplicar na prática esses conhecimentos teóricos;
  • momento profissional: é essencial você avaliar o seu momento profissional antes de escolher o curso de pós-graduação. Para que você tenha mais clareza dos conhecimentos que precisa e de que forma a pós irá contribuir para sua carreira, é importante ter alguma vivência de mercado. Conhecendo os desafios reais da sua profissão, será mais simples procurar as soluções necessárias para superá-los;
  • disponibilidade: outro aspecto importante a considerar é a sua disponibilidade para os estudos. Apenas comparecer às aulas não será o suficiente para aproveitar plenamente um curso de pós-graduação. São necessários tempo, dedicação aos estudos e investimentos financeiros. Você precisará estudar, produzir trabalhos acadêmicos e aproveitar os encontros extracurriculares, sem contar o deslocamento até a instituição de ensino. Portanto, avalie se a sua rotina diária permite realizar uma pós-graduação com o empenho necessário;
  • qualidade da instituição: esse é um dos principais quesitos que devem ser considerados na escolha do seu curso de pós-graduação. Para saber se uma instituição é reconhecida no mercado, faça uma pesquisa sobre indicadores e classificações relacionadas à educação e compare uma instituição com outra.

Se você deseja realizar uma pós-graduação stricto-sensu (mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado), verifique a avaliação feita pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão do MEC responsável por avaliar instituições de ensino que oferecem esses cursos.

A CAPES avalia continuamente os cursos de pós-graduação com conceitos que variam de 3 a 7.

Considerando a produção científica do corpo docente e discente, a estrutura curricular do curso, a infraestrutura de pesquisa da instituição, dentre outros fatores.

Nos parâmetros da CAPES, a nota 5 é atribuída a cursos de excelência a nível nacional e as notas 6 e 7 correspondem a cursos de qualidade internacional.

Conclusão

Um curso de pós-graduação pode contribuir para o seu crescimento profissional.

É importante que você saiba, claramente, quais são seus objetivos profissionais e os resultados que pretende obter, além de preparar uma reserva financeira suficiente para realizar esse investimento.

Além disso, você deve dar muita atenção à qualidade dos cursos e à reputação das instituições.

Acompanhe mais informações sobre cursos de pós-graduação em nossa página do Instagram.

Confira o Instagram da Uniube!

Escrito por Letícia, da Uniube