Letícia, da Uniube - set 6, 2018

A importância das videoaulas para seu aprendizado

A educação foi um setor muito impactado pelas novas tecnologias. As pessoas não esperam que as informações cheguem até elas.

Quando elas possuem alguma dúvida, perguntam ao Google ou procuram por conteúdos no Youtube, como videoaulas.

A internet tornou o consumo de informação mais dinâmico e democrático, abrindo espaço para novas formas de aprendizagem.

Nesse contexto, um dos principais  avanços ocorreu com a utilização de videoaulas na metodologia de ensino a distância.

Apesar de ser um meio de aprendizagem com diversas vantagens, as pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre sua eficiência e sobre a vantagem de inseri-las no seu dia a dia como uma forma de aumentar o conhecimento e obter novas qualificações.

Portanto, neste artigo vamos falar sobre como as videoaulas podem ajudar no seu aprendizado. Confira!

O papel das videoaulas na aprendizagem

Videoaulas são conteúdos didáticos gravados com recursos audiovisuais para serem consumidos por meio  da internet.

Em um ambiente mais formal de aprendizagem, esses conteúdos serão gravados por um professor ou tutor que domine a disciplina.

As videoaulas são importantes ferramentas que podem ser utilizadas tanto na educação tradicional quanto na educação a distância. Sua eficiência decorre da maneira como assimilamos conhecimento.

O ensino e a aprendizagem ocorrem devido aos estímulos de diferentes recursos pedagógicos que auxiliam no nosso processo cognitivo.

Quanto mais estímulos o aluno recebe, melhor será sua aprendizagem.

Elas são um excelente recurso didático, abrangendo elementos visuais e sonoros, podendo, inclusive, envolver a leitura.

Além de todos esses estímulos audiovisuais, as videoaulas também podem ser usadas com diferentes funções. Podem ser informativas, motivadoras, lúdicas, investigativas e interativas.

Vantagens das videoaulas para seu aprendizado

Existem diversas vantagens na utilização das videoaulas como recurso pedagógico. Veja  as principais:

Flexibilidade

Estudar com videoaulas permite que você tenha a flexibilidade de escolher onde, quando e como.

Ou seja, você pode organizar sua agenda para assistir às aulas em casa, no trabalho ou até mesmo na rua. Você só precisa de um dispositivo conectado à internet.

É o método ideal para quem tem pouco tempo livre ou perde algumas horas se deslocando no transporte público.

Investimento

Os custos para estudar com videoaulas, seja através do Youtube, em um curso online pago ou fazendo uma faculdade EAD são bem menores quando comparados com a educação tradicional.

Listamos a seguir alguns motivos:

  • o material didático é online, ou seja, você economiza na compra de livros ou impressão de conteúdos;
  • você não precisa se deslocar todos os dias para um local físico para assistir às aulas, economizando com transporte e alimentação;
  • custo-benefício mais atraente, pois os treinamentos online pagos costumam ser relativamente baratos e facilitam o pagamento, através de parcelamentos. Mesmo as faculdades na modalidade EAD podem ter mensalidades mais baratas do que no modelo presencial.

Aprendizado e memória

As videoaulas favorecem o aprendizado e a memorização dos conteúdos.

Por exemplo, em um curso presencial, se você precisar anotar o que o professor está explicando, ficará dividido entre prestar atenção ou escrever, certo?!

Ou então, quando chega na metade da aula e você percebe que perdeu alguma coisa explicada no início e gostaria que o professor voltasse para explicar novamente.

Esses problemas não ocorrem com as videoaulas. Você pode pausá-las para anotar o que quiser, bem como voltar os vídeos para assisti-los quantas vezes forem necessárias.

Além disso, se for um curso pago, como uma graduação EAD, você terá o contato do professor para tirar as dúvidas.

Os recursos audiovisuais permitem visualizar objetos e processos no nível de detalhamento necessário ao aprendizado.

Você poderá, por exemplo, visualizar o funcionamento de motores e máquinas internamente, facilitando o entendimento.

Videoaulas - aprendizado

Qualificação

O mercado de trabalho está mudando alguns conceitos relativos à formação dos profissionais. Ainda é importante possuir diplomas e certificados de faculdades de qualidade.

Entretanto, se o profissional não mostrar que sabe aplicar aquele conhecimento, trazendo os resultados desejados para a empresa, não vai adiantar nada.

Em alguns segmentos de mercado, o conhecimento adquirido em cursos informais podem ser um diferencial na hora de conseguir um emprego e, até mesmo, uma promoção.

Em resumo, o conhecimento prático está sendo mais valorizado pelas empresas, independente da maneira como foi adquirido.

Personalização

A internet trouxe a democratização e a autonomia na escolha do seu próprio caminho de aprendizado.

Ao escolher aumentar seu aprendizado através de videoaulas, você pode escolher quais os assuntos deseja estudar.

Existem cursos para todos os gostos, de diferentes formatos e cargas-horárias. No âmbito da qualificação profissional, existem cursos de educação a distância em todas as áreas de conhecimento.

Você pode optar por licenciatura, caso deseje se tornar professor, bacharelado e formação tecnológica para crescer no mercado corporativo.

E, caso já possua um diploma e queira continuar estudando, existem diversos cursos de especialização a distância para escolher.

Assim, você pode decidir o seu futuro profissional escolhendo os melhores cursos para conquistá-lo.

Desenvolvimento de habilidades

Estudar em uma plataforma com videoaulas proporciona o desenvolvimento de determinadas habilidades que podem se tornar um diferencial no mercado de trabalho. Algumas delas são:

  • organização: você apenas conseguirá aprender com videoaulas se desenvolver sua capacidade de organização. Afinal, você precisará sistematizar seu aprendizado por meio  do planejamento do cronograma, criação de um plano de estudos e a escolha de um local adequado para estudar;
  • disciplina: a organização dos estudos só funcionará se colocada em prática. Para isso, você precisará desenvolver a disciplina necessária para assistir às aulas e estudar sozinho;
  • foco: o uso da internet incentiva uma série de distrações, como checar frequentemente as redes sociais, e-mail, entre outras. Portanto, se você quiser aprender com videoaulas terá que focar nos horários dos estudos para que eles sejam eficientes e produtivos;
  • proatividade: você será seu próprio guia no aprendizado com videoaulas. Isso significa tomar sozinho todas as decisões, já que ninguém estará cobrando qualquer resultado seu. Terá que descobrir os horários em que é mais produtivo, como organizar sua agenda de estudos, quais conteúdos serão mais úteis ao aprendizado desejado e resolver as dificuldades que surgirem.

Conclusão

Videoaulas podem ser essenciais para você investir na sua educação continuada, aumentando o seu conhecimento e se qualificando para um mercado cada vez mais competitivo.

Pelo conjunto de vantagens que elas proporcionam, vale a pena investir em cursos que utilizem videoaulas para o aprendizado.

Os cursos EAD da Uniube contam com as melhores ferramentas audiovisuais, proporcionando videoaulas de qualidade, interativas e com conteúdos ricos e alinhados com as necessidades atuais do mercado de trabalho. 

Seja um aluno EAD da Uniube!

Escrito por Letícia, da Uniube