Você já parou para pensar como o ensino e a dinâmica das salas de aula mudaram nas últimas décadas?
Antes, bastava concluir a graduação para que os professores estivessem preparados para o magistério.
Porém, com todos os novos desafios, o Mestrado em Educação, é um caminho importante para quem quer fazer mais por seus alunos e pela própria carreira.
Quer conhecer o impacto que essa pós-graduação stricto sensu pode ter na sua atuação como professor?
Acompanhe este texto para descobrir mais sobre o universo da pesquisa acadêmica e entender os benefícios que o Mestrado em Educação oferece.
Sabemos que uma educação de qualidade para todos é o desejo da população brasileira, mas ainda há um longo caminho para chegar até lá.
Lidamos com um alto índice de analfabetismo funcional, evasão escolar e professores que não têm formação adequada para lecionar.
Trata-se de um grande problema, pois o avanço na educação está vinculado ao nível de especialização de cada profissional.
Portanto, esses números só serão revertidos com professores e pesquisadores qualificados.
O mestrado faz parte do modelo de pós-graduação stricto sensu.
Mais tradicional e focado em pesquisa acadêmica, esse tipo de curso é baseado na experimentação teórica e na descoberta do problema a ser investigado.
Em geral, os programas de mestrado duram 2 anos.
Com dedicação e disciplina, os alunos dividem seu tempo entre as disciplinas obrigatórias e o projeto de pesquisa, que os capacita na defesa de sua dissertação.
Além de descobrir novas técnicas, tecnologias e metodologias de trabalho, o Mestrado em Educação desenvolve o pensamento crítico e abre as portas para novas oportunidades profissionais.
De acordo com o estudo Mestre e Doutores, realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC), o brasileiro que possui mestrado ganha, em média, quatro vezes mais que os demais trabalhadores do País.
Inclusive, o poder público incentiva a continuidade dos estudos com planos de carreira que aumentam a remuneração de acordo com a especialização do profissional.
Professores concursados, com título de Mestre, por exemplo, costumam receber uma remuneração maior do que os que possuem apenas graduação ou especialização.
Na área da Educação, o profissional pode atuar em grandes universidades brasileiras e ocupar cargos de lideranças em qualquer instituição de ensino.
Podendo, também, dar sequência à sua carreira como pesquisador.
6 benefícios do Mestrado em Educação
Para acabar com as dúvidas sobre esse modelo de especialização, compartilhamos os 6 benefícios que o Mestrado em Educação oferece. São ganhos para sua vida profissional, acadêmica e pessoal
1. NetworkingO relacionamento que é desenvolvido com colegas e professores durante um Mestrado em Educação permite que o profissional construa uma grande teia de conexões.
Que pode auxiliá-lo em oportunidades que vão aparecer ao longo da carreira.
2. Diploma com mais autoridadeCom um processo seletivo rigoroso, o profissional que passa pelas etapas do mestrado obtém respeito entre as comunidades acadêmica e corporativa.
O coach João Pasqual explica que a experiência no mestrado deixa o currículo bem mais atrativo e permite que o profissional se torne uma referência em sua área.
3. Domínio de teoria e prática
A base do mestrado é composta por questões de ordem teórica. Porém, os assuntos discutidos no dia a dia da formação também estão ligados a problemas reais.
Um dos benefícios do mestrado, portanto, é munição de toda teoria disponível no tema da pesquisa para aplicação em qualquer área.
"Versatilidade" é um termo que pode definir as possibilidades de atuação para quem passa pelo Mestrado em Educação.
Eles podem atuar, como falamos acima, lecionando em colégios, universidades privadas e federais.
O profissional também tem espaço em instituições como Capes, CNPq e fundações de amparo à pesquisa, além de poder trabalhar como diretor ou coordenador pedagógico de escolas.
A Universidade é uma fonte inesgotável de saber. Na academia, são desenvolvidas pesquisas das mais diversas áreas, projetos de extensão e iniciativas de inovação.
Ao vivenciar essa realidade diariamente, o mestrando se encontra em um espaço de reflexão.
Nesse contexto, ele desenvolve senso crítico em relação ao seu trabalho, à sua profissão e à sua área de conhecimento.
6. Possibilidade de estudar foraMuitos mestrandos optam pela pós-graduação sanduíche — programa de especialização que convida o estudante a cursar parte dos créditos em uma universidade fora de seu país de origem.
Há também outros convênios e parcerias que enriquecem a formação. Esse intercâmbio de saberes pode acontecer de várias maneiras.
Vale a pena pesquisar sobre bolsas oferecidas pelo Governo e pelas próprias universidades. Muitas delas já desenvolvem parcerias com instituições de outros países para facilitar a vida do estudante.
A vivência internacional, o contato com culturas diferentes, a prática de outro idioma e o repertório de novos conhecimentos sobre a área são, de fato, os maiores benefícios desse tipo de experiência.
Mestrado em Educação: um leque de possibilidades
Gostou do que leu? As oportunidades que o Mestrado em Educação oferece vão além do mercado de trabalho.
Esse tipo de especialização desenvolve o indivíduo por inseri-lo em discussões e reflexões fundamentais; por fomentar a pesquisa e o conhecimento aprofundado; por colocá-lo em um lugar de destaque.
Afinal, o número de mestres no Brasil ainda é pequeno. Dessa maneira, você já sai na frente ao concluir esta pós-graduação stricto sensu!
Descubra o Programa de Mestrado em Educação da Uniube e dê mais um passo no seu desenvolvimento pessoal e profissional!