Letícia, da Uniube - jan 9, 2019

Saiba o que é uma pós-graduação stricto sensu

A modalidade stricto sensu é uma das duas vertentes de pós-graduação existentes no Brasil.

O problema é que é a diferença entre elas não é clara para boa parte das pessoas que desejam uma formação continuada, o que acaba gerando confusão na hora da escolha do caminho a ser seguido.

Neste texto, você vai entender as especificidades dos tipos de pós-graduação, especialmente do stricto sensu. Siga com a gente para saber quais são os cursos e as vantagens relacionadas a essa modalidade!

Qual a diferença entre pós-graduação stricto sensu e lato sensu?

Os cursos de pós-graduação no Brasil são divididos em dois grupos. A principal diferença entre eles está no foco e no objetivo do aluno ao continuar os estudos.

As duas modalidades visam aprofundar os conhecimentos em determinada área e exigem um diploma de ensino superior.

Um deles é formado pelos cursos lato sensu, que são mais voltados para o mercado de trabalho e correspondem às especializações e MBAs.

Ao integralizar os créditos, o estudante recebe um certificado de conclusão, registrado na instituição onde estudou.

Já a pós-graduação stricto sensu inclui os mestrados — tanto acadêmicos quanto profissionais —,  doutorados e pós-doutorados.

Esses cursos são direcionados tanto para quem pretende trabalhar com pesquisa quanto para aqueles que desejam estudar um assunto mais a fundo, visando à aplicação dos conceitos acadêmicos na vida profissional.

Para conseguir o diploma, é preciso apresentar uma dissertação ou uma tese.

Tipos de pós-graduação stricto sensu

Mestrado

O Mestrado é a pós-graduação stricto sensu bastante procurada pelos profissionais em busca de uma melhor qualificação para atuar no mercado de trabalho.

E por quem tem o objetivo de se tornar pesquisador e professor universitário.

Tanto que o curso é considerado ideal para quem pretende dar aulas no Ensino Superior ou aprofundar-se no estudo de um tema específico.

Para isso, além de ter um forte interesse pela pesquisa — já que é preciso entregar uma dissertação para conseguir o título de mestre —, o domínio do inglês e de outros idiomas estrangeiros é necessário.

Planejamento e disciplina também são fatores importantes, devido ao volume de estudo e às exigências relacionadas à produção científica.

Mestrado Profissional

Outra opção de pós-graduação stricto sensu é o Mestrado Profissional.

Ainda que o diploma também habilite o aluno a seguir uma carreira acadêmica, o objetivo principal do curso é fornecer mais bagagem para os profissionais que já estão inseridos no mercado.

A ideia é que os alunos aprofundem conhecimentos científicos, artísticos ou tecnológicos para exercerem suas profissões com maior qualidade.

Quem busca esse tipo de pós-graduação stricto sensu geralmente são pessoas que gostam de pesquisar, mas que, devido aos seus empregos, não podem dedicar o dia todo aos estudos.

Doutorado

Assim como o Mestrado, o Doutorado forma pesquisadores, professores universitários e profissionais de diversas áreas com um alto nível de conhecimento.

A maior diferença entre eles é que o grau de aprofundamento da pesquisa e de exigência no Doutorado é maior.

Com o diploma de doutor, além de aumentar as suas chances de sucesso profissional, você pode se tornar referência em uma área de conhecimento.

Embora, na maior parte dos casos, os alunos cursam o Doutorado como uma continuação do Mestrado, o título de mestre nem sempre é um pré-requisito.

No entanto, o processo de seleção pode ser bastante exigente e alguns deles pedem que os candidatos comprovem o domínio de, pelo menos, dois idiomas estrangeiros.

Pós-doutorado

Essa, sim, é uma pós-graduação stricto sensu, especialmente voltada aos que já possuem um diploma de doutor.

Conhecido também como pós-doc, essa modalidade não se trata de um curso e, portanto, não é preciso assistir a aulas ou defender uma tese.

No Pós-doutorado, o pesquisador aprofunda ainda mais os seus conhecimentos em uma dada área, atingindo um alto nível de excelência.

O trabalho entregue pelo pós-doutorando pode ser em formato de artigo, relatório ou uma tecnologia inovadora, dependendo da área.

Pós-graduação stricto sensu - mercado

Destaque-se no mercado de trabalho

Os profissionais que possuem um diploma de pós-graduação stricto sensu são capazes de conseguir melhores vagas de emprego e cargos mais competitivos, devido ao alto nível de qualificação.

Embora, no Brasil, o número de profissionais com diplomas de pós-graduação stricto sensu ainda seja baixo, a tendência é que ocorra um aumento de mestres e doutores no país.

De acordo com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o número de cursos de mestrado profissional no Brasil passou de 156 para 703, no período de 2007 a 2017.

Além disso, outra grande vantagem está ligada à remuneração.

Um estudo feito pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, e Inovações e Comunicações (MCTIC), mostrou que quem possui um diploma de Mestrado consegue ter um salário até quatro vezes maior que os demais profissionais.

Para quem tem doutorado, essa diferença pode ser ainda mais significativa: o estudo aponta que o salário de doutor é até seis vezes maior que o das pessoas sem um curso de pós-graduação.

Conheça outras vantagens da pós-graduação stricto sensu

Acesso aos melhores recursos

Não é à toa que grande parte das inovações em diversas áreas acontecem dentro do ambiente universitário.

Afinal, as instituições de ensino de qualidade se preocupam em investir nos melhores recursos e equipamentos.

Até mesmo alguns tipos de informações só podem ser acessados por pessoas vinculadas às Universidades.

Reconhecimento profissional

Mais do que ser reconhecido no mundo acadêmico, uma pós-graduação stricto sensu ajuda você a ganhar destaque dentro da sua área de atuação.

Conforme os cursos avançam, mais trabalhos científicos, artigos e ensaios são publicados pelos pesquisadores, o que é fundamental para que eles se tornem referência em seus campos de estudo.

Dar aulas no Ensino Superior

Ainda que esse não seja seu objetivo, ao obter um diploma de mestre ou doutor, você terá a chance de lecionar no Ensino Superior.

Ser professor universitário é uma boa opção, mesmo para quem tem outro trabalho ou empresa, pois é possível conciliar as duas atividades. Além disso, a remuneração costuma ser bastante atrativa.

Mais produtividade e desenvolvimento

Por mais que, ao final da pós-graduação stricto sensu, você entregue sua própria dissertação, o trabalho nunca é feito apenas por uma pessoa.

É necessário atuar em parceria com outros colegas e com a ajuda do orientador, o que fortalece o trabalho em equipe.

A alta exigência em relação à disciplina ainda ajuda os pesquisadores a se tornarem mais produtivos e desenvolverem outras habilidades importantes.

Se você está pensando em continuar os estudos, já deve ter percebido que o investimento vale a pena, não é mesmo?

Além de ter um maior domínio sobre a área do seu interesse, você tem ainda mais chances de conseguir melhores oportunidades de trabalho.

Que tal fazer uma pós-graduação stricto sensu? Conheça os cursos da Uniube e amplie seus horizontes!

Navegue pelos cursos da Uniube!

Escrito por Letícia, da Uniube