Letícia, da Uniube - jun 10, 2022

6 benefícios do Mestrado em Educação para você

Você já parou para pensar como o ensino e a dinâmica das salas de aula mudaram nas últimas décadas?

Antes, bastava concluir a graduação para que os professores estivessem preparados para o magistério.

Porém, com todos os novos desafios, o Mestrado em Educação, é um caminho importante para quem quer fazer mais por seus alunos e pela própria carreira.

Quer conhecer o impacto que essa pós-graduação stricto sensu pode ter na sua atuação como professor?

Acompanhe este texto para descobrir mais sobre o universo da pesquisa acadêmica e entender os benefícios que o Mestrado em Educação oferece.

A Educação no Brasil

Sabemos que uma educação de qualidade para todos é o desejo da população brasileira, mas ainda há um longo caminho para chegar até lá.

Lidamos com um alto índice de analfabetismo funcional, evasão escolar e professores que não têm formação adequada para lecionar.

Trata-se de um grande problema, pois o avanço na educação está vinculado ao nível de especialização de cada profissional.

Portanto, esses números só serão revertidos com professores e pesquisadores qualificados. 

Nesse cenário, qual é o diferencial do Mestrado em Educação?

O mestrado faz parte do modelo de pós-Graduação stricto sensu.

Mais tradicional e focado em pesquisa acadêmica, esse tipo de curso é baseado na experimentação teórica e na descoberta do problema a ser investigado.

Em geral, os programas de mestrado duram 2 anos.

Com dedicação e disciplina, os alunos dividem seu tempo entre as disciplinas obrigatórias e o projeto de pesquisa, que os capacita na defesa de sua dissertação. 

Além de descobrir novas técnicas, tecnologias e metodologias de trabalho, o Mestrado em Educação desenvolve o pensamento crítico e abre as portas para novas oportunidades profissionais.

De acordo com o estudo Mestre e Doutores, realizado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC), o brasileiro que possui mestrado ganha, em média, quatro vezes mais que os demais trabalhadores do País.

Inclusive, o poder público incentiva a continuidade dos estudos com planos de carreira que aumentam a remuneração de acordo com a especialização do profissional.

Professores concursados, com título de Mestre, por exemplo, costumam receber uma remuneração maior do que os que possuem apenas graduação ou especialização.

mestrado-em-educacao-1

Na área da Educação, o profissional pode atuar em grandes universidades brasileiras e ocupar cargos de lideranças em qualquer instituição de ensino.

Podendo, também, dar sequência à sua carreira como pesquisador. 

6 benefícios do Mestrado em Educação

Para acabar com as dúvidas sobre esse modelo de especialização, compartilhamos os 6 benefícios que o Mestrado em Educação oferece. São ganhos para sua vida profissional, acadêmica e pessoal

1. Networking

O relacionamento que é desenvolvido com colegas e professores durante um Mestrado em Educação permite que o profissional construa uma grande teia de conexões.

Que pode auxiliá-lo em oportunidades que vão aparecer ao longo da carreira.

2. Diploma com mais autoridade

Com um processo seletivo rigoroso, o profissional que passa pelas etapas do mestrado obtém respeito entre as comunidades acadêmica e corporativa.

O coach João Pasqual explica que a experiência no mestrado deixa o currículo bem mais atrativo e permite que o profissional se torne uma referência em sua área.   

3. Domínio de teoria e prática

A base do mestrado é composta por questões de ordem teórica. Porém, os assuntos discutidos no dia a dia da formação também estão ligados a problemas reais.

Um dos benefícios do mestrado, portanto, é munição de toda teoria disponível no tema da  pesquisa para aplicação em qualquer área.

4. Portas abertas no mercado de trabalho

"Versatilidade" é um termo que pode definir as possibilidades de atuação para quem passa pelo Mestrado em Educação.

Eles podem atuar, como falamos acima, lecionando em colégios, Universidades privadas e federais.

O profissional também tem espaço em instituições como Capes, CNPq e fundações de amparo à pesquisa, além de poder trabalhar como diretor ou coordenador pedagógico de escolas.

mestrado-em-educacao-uniube

5. Pensamento crítico

A Universidade é uma fonte inesgotável de saber. Na academia, são desenvolvidas pesquisas das mais diversas áreas, projetos de extensão e iniciativas de inovação.

Ao vivenciar essa realidade diariamente, o mestrando se encontra em um espaço de reflexão.

Nesse contexto, ele desenvolve senso crítico em relação ao seu trabalho, à sua profissão e à sua área de conhecimento. 

6. Possibilidade de estudar fora

Muitos mestrandos optam pela pós-graduação sanduíche — programa de especialização que convida o estudante a cursar parte dos créditos em uma Universidade fora de seu país de origem. 

Há também outros convênios e parcerias que enriquecem a formação. Esse intercâmbio de saberes pode acontecer de várias maneiras.

Vale a pena pesquisar sobre bolsas oferecidas pelo Governo e pelas próprias Universidades. Muitas delas já desenvolvem parcerias com instituições de outros países para facilitar a vida do estudante. 

 A vivência internacional, o contato com culturas diferentes, a prática de outro idioma e o repertório de novos conhecimentos sobre a área são, de fato, os maiores benefícios desse tipo de experiência. 

Mestrado em Educação: um leque de possibilidades

Gostou do que leu? As oportunidades que o Mestrado em Educação oferece vão além do mercado de trabalho.

Esse tipo de especialização desenvolve o indivíduo por inseri-lo em discussões e reflexões fundamentais; por fomentar a pesquisa e o conhecimento aprofundado; por colocá-lo em um lugar de destaque.

Afinal, o número de mestres no Brasil ainda é pequeno. Dessa maneira, você já sai na frente ao concluir esta pós-graduação stricto sensu!

Descubra o Programa de Mestrado em Educação da Uniube e dê mais um passo no seu desenvolvimento pessoal e profissional!

Quero ser Mestre em Educação!

 

Escrito por Letícia, da Uniube