Descobrir qual área do conhecimento você tem mais afinidade é muito importante na hora de escolher a profissão ideal.
A principal dúvida dos estudantes costuma ser entre as Ciências Exatas, com todos seus números e fórmulas, e as Humanas, que envolvem leituras e reflexões.
Mas você já ouviu falar nas Ciências Sociais Aplicadas?
A área é muitas vezes confundida com os cursos de Humanas.
No entanto, algumas características levaram o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a optar por esta separação.
Abrange cursos como Administração, Arquitetura, Direito e Jornalismo — a princípio, um conjunto não muito similar de graduações.
Quer entender melhor como elas se agrupam e conhecer um pouco mais de cada curso dessa área? É exatamente isto que faremos a seguir. Acompanhe!
A principal característica das Ciências Sociais Aplicadas é a interdisciplinaridade.
São cursos que requerem um diálogo constante com outros conhecimentos, para a boa compreensão dos seus métodos.
Apesar de terem conteúdos e objetivos bem distintos, todos têm um ponto em comum: questionam as consequências da vida em sociedade.
É também nesse sentido que se diferencia das Humanas.
Graduações desse ramo lidam com uma perspectiva mais voltada para o indivíduo, enquanto as Ciências Sociais Aplicadas avaliam o comportamento das pessoas em comunidade.
Dessa forma, um acadêmico do Direito se debruça na relação entre os cidadãos e as normas que regulam determinada sociedade.
Por outro lado, o curso de Arquitetura e Urbanismo analisa a interação entre as pessoas e o espaço físico ao seu redor: não apenas edificações, mas a cidade como um todo.
Cada graduação das Ciências Sociais Aplicadas tem um objeto de estudo específico, oferecendo oportunidades bem distintas de atuação profissional.
A Administração é um dos cursos mais amplos das Ciências Sociais Aplicadas.
Enfocam-se tanto os métodos de planejamento, organização e controle de diversas estruturas administrativas.
Como também características de liderança, autonomia e inteligência emocional, que são fundamentais para o bom gestor moderno.
Após quatro anos de graduação, o profissional formado terá competências bem desenvolvidas para lidar com aspectos financeiros, materiais e humanos de uma instituição.
A amplitude do curso permite que pessoas com diferentes perfis profissionais tenham sucesso, mesmo partindo de um conjunto comum de disciplinas.
Pensando nisso, é possível se especializar em uma das subáreas: são muitas opções.
Do financeiro ao RH, passando por marketing, logística e auditorias, tem lugar para todos no mundo da Administração!
Leia: Administração: conheça tudo sobre essa área
O profissional graduado em Arquitetura e Urbanismo tem a responsabilidade de interferir diretamente no espaço físico em que existimos.
Isso pode ser feito de várias maneiras, refletindo as diferentes especialidades da área.
Em edificação e construção, por exemplo, o arquiteto projeta e coordena a execução das obras, ao lado do engenheiro responsável.
Na Arquitetura de Interiores, a preocupação é com ambientes internos, assim como na Arquitetura Industrial, que precisa levar em conta as normas de segurança.
O paisagista desenvolve projetos para espaços abertos: parques, jardins, praças.
Já o urbanista trabalha com uma área maior, planejando uma região (bairro, cidade) e elaborando documentos, como o plano diretor ou zoneamento dessas localidades.
Saiba mais em: Conheça como é a graduação em Arquitetura e Urbanismo
Você pode bater o olho e ficar confuso. Como um curso que trabalha o tempo todo com números não pertence às Exatas?
O profissional de Ciências Contábeis é mais do que uma calculadora ambulante.
Ele precisa estar atento à legislação da área e entender as especificidades de cada empresa, para gerenciar as receitas, despesas e lucros de uma organização.
Também pode traçar estratégias e orientar empresários sobre os melhores caminhos a seguir, baseado no fluxo das finanças de uma companhia.
Para isso, vai aprender, durante os quatro anos da graduação, uma mistura de Administração, Direito, Economia e as atividades específicas da área.
Ao fim, terá a possibilidade de atuar na esfera pública ou privada, dentro de empresas ou até mesmo como autônomo.
Confira: Ciências Contábeis: conheça o curso e o que se estuda
O Direito é a ciência que se preocupa com as normas jurídicas, que organizam as relações entre pessoas e grupos na sociedade — característica comuns aos cursos de Ciências Sociais Aplicadas.
Estuda a aplicação e o cumprimento destas normas, zelando pelo melhor modo de solucionar disputas, de acordo com a Constituição ou outros instrumentos legais.
Existem dois caminhos básicos para o graduado em Direito. Como advogado, vai defender os interesses de seus clientes.
Na carreira jurídica, deve buscar o interesse da sociedade, como promotor, ou resolver conflitos, como juiz.
O Direito se divide em vários ramos, cada um é responsável por diferentes processos.
Além deles, o acadêmico também é introduzido a algumas das Ciências Humanas, parte do conteúdo teórico básico para o bom exercício da profissão. Alguns exemplos são disciplinas de Sociologia e Ciência Política.
Confira: Saiba o que se estuda no curso de Direito
Informar o público sobre os principais tópicos de discussão da atualidade.
Essa é a missão do jornalista, um profissional qualificado para separar temas de acordo com sua relevância e impacto na comunidade.
O bom jornalista é aquele que apresenta senso crítico e capacidade de expressar, seja em texto, áudio ou vídeo, fatos ou histórias de interesse do seu público.
A boa prática vai ser lapidada ao longo dos quatro anos de graduação, quando são ensinadas técnicas de apuração dos fatos, entrevistas e levantamento de personagens, além de como produzir e editar o material.
O profissional também precisa ter flexibilidade para driblar imprevistos e saber a hora de ser firme para conseguir a informação desejada.
A curiosidade afiada é um traço importante: você nunca sabe de onde pode surgir uma história interessante.
Leia também: 8 livros de Jornalismo que todo iniciante precisa conhecer
“A propaganda é a alma do negócio”.
O ditado já expressa a importância do profissional de Publicidade e Propaganda: é dele a responsabilidade de divulgar ao público uma empresa, produto ou até mesmo boas ideias e causas sociais.
O publicitário é o responsável por planejar e executar cada passo da estratégia de uma campanha.
E cada etapa pode ser conduzida por especialistas naquela área: atendimento, planejamento, mídia, criação e redes sociais.
O mesmo pode acontecer no setor público ou em organizações não governamentais.
Saiba mais em: Entenda como funciona a graduação em Publicidade e Propaganda
Impacto Social e Econômico das Ciências Sociais Aplicadas
O impacto econômico e social das Ciências Sociais Aplicadas é enorme, pois essa área influencia diretamente o desenvolvimento de países e empresas.
Os estudos em Economia e Administração impulsionaram energias renováveis e práticas empresariais sustentáveis.
A publicidade, por sua vez, influencia diretamente padrões de comportamento e movimentos sociais, conectando consumo e valores sociais.
As políticas públicas baseadas em estudos sociais também já provaram seu impacto positivo, contribuindo para a reconstrução da economia e melhoria de vida.
As Ciências Sociais Aplicadas mostram que o conhecimento pode transformar realidades, em geral, essa área tem grande influência na vida cotidiana.
As empresas utilizam conceitos de Administração e Marketing para crescer e atrair clientes, e o Direito garante que a justiça seja aplicada.
Já a Economia orienta decisões sobre investimentos e políticas governamentais, e o Serviço social trabalha para diminuir a desigualdade e assegurar direitos básicos para todos.
Por ser um campo amplo e dinâmico, quem escolher seguir carreira em Ciências Sociais Aplicadas tem diversas possibilidades de atuação.
É uma área essencial para o funcionamento da sociedade e desenvolvimentos de soluções que melhoram a qualidade de vida.
As graduações em Ciências Sociais Aplicadas são cursos tradicionais, que sempre propiciaram colocação profissional e não perderam relevância no mercado de trabalho moderno.
Ter o perfil de qualquer uma delas significa abrir as portas para várias possibilidades de atuação — uma boa hora para você construir o plano de carreira para seu futuro.
Porém, não basta confiar apenas no curso.
Uma boa Universidade é fundamental para o sucesso de sua carreira; não só pelo conteúdo da graduação, mas também pelas oportunidades que ela pode oferecer durante os anos de formação.
Acesse o site da Uniube e conheça a estrutura e a tradição de uma Universidade que coloca os alunos em primeiro lugar!