Daniella Alves de Paula - ago 26, 2022

Feira de Profissões: por que vale a pena participar

Terminei o Ensino Médio, e agora? Qual profissão escolher? Aposto que essa dúvida não sai da sua cabeça. Por falar nisso, você já pensou em visitar uma feira de profissões?

Saiba que esse tipo de evento é uma grande oportunidade para conhecer as mais diversas profissões e o que esperar de cada uma delas.

Normalmente, o evento é acompanhado por professores, gestores e colaboradores das universidades que organizam o evento. Sem contar os alunos veteranos! 

Quer saber mais sobre uma feira de profissões e por que vale a pena participar? Siga com a leitura e fique por dentro de tudo! 

O que é Feira de Profissões?

Uma feira de profissões nada mais é do que um evento realizado pelas universidades.

O intuito é de proporcionar aos estudantes do Ensino Médio o conhecimento e o esclarecimento de dúvidas sobre os cursos superiores existentes. 

O objetivo

O objetivo geral é que os estudantes tenham acesso a determinadas orientações que facilitem a escolha de suas futuras carreiras, além, é claro, de oferecer uma experiência da vida universitária.  

Quem está no Ensino Médio ou cursinho geralmente sente ansiedade nesse momento de decisão.

Por isso uma feira de profissões e um teste de carreira podem ser interessantes como parte do processo de decisão por esta ou aquela carreira.

1Q6A0002

Qual a importância de uma feira de profissões?

A feira de profissões é importante porque oferece aos estudantes a oportunidade de explorar diversas áreas profissionais e descobrir informações valiosas sobre as opções de carreira disponíveis.

Informações sobre carreiras

As feiras de profissões fornecem informações detalhadas sobre as carreiras e setores de trabalho, ajudando os estudantes a descobrir mais sobre as oportunidades disponíveis e os requisitos para essas profissões.

Contato com professores 

As feiras de profissões oferecem a oportunidade de conversar com professores que ministram aulas no curso que você deseja.

Além disso ajuda a fazer contatos valiosos, que podem ser úteis ao procurar estágios, empregos ou oportunidades de networking no futuro

Planejamento do futuro

As feiras de profissões podem fornecer informações sobre cursos, programas educacionais e o que é necessário para ingressar em determinadas carreiras, ajudando os estudantes a planejarem seu futuro educacional.

Por que vale a pena participar?

Vale a pena sim participar de uma feira de profissões porque ela vai te proporcionar uma experiência do curso que você pretende fazer. 

As informações que você precisa saber sobre o curso de interesse pode não ser fácil de encontrar, mesmo na internet. Há detalhes que só um professor ou gestor de curso pode te orientar.

IMG_7330

Saiba que você não precisa ir sozinho a uma Feira de Profissões, pode convidar parentes, amigos e seus pais.

As Instituições de Ensino Superior (IES) no período do evento abrem as portas da universidade, literalmente. É muito bom!

Então a melhor coisa a fazer quando se é um pré-vestibular é aproveitar todas as oportunidades para sanar as dúvidas para, enfim, fazer a escolha certa. 

Já pensou em tomar a sua decisão de forma assertiva e segura? Uma Feira de Profissões pode fazer isso por você, não tenha dúvida!

Vantagens de uma Feira de Profissões

Uma feira de profissões pode trazer muitas vantagens para você que quer encontrar um caminho profissional.

Por isso, não perca a chance de participar! Listamos, abaixo, algumas vantagens.

1. Esclarecer dúvidas 

Nesse tipo de feira é possível ter contato com professores, gestores e até mesmo veteranos dos cursos que você pretende fazer e também daqueles que despertam a sua curiosidade.

É sempre bom bater nesta tecla porque o grande diferencial é esse contato direito. 

Então visitar uma feira de profissões pode ser a atitude ideal para trazer esclarecimentos sobre os processos seletivos e qual a profissão escolher. 

2. Escolher a profissão

O papo agora é reto: escolher a profissão traz muita responsabilidade, concorda? A ansiedade que é gerada muitas vezes é muito complicada de lidar, pois o que está em jogo é a nossa carreira. 

A nossa profissão é algo que temos que escolher com bastante cuidado, pois teremos que conviver com ela boa parte de nossas vidas. Então que seja uma escolha com base em sua vocação e propósito de vida. 

3. Contato com veteranos do curso

Geralmente, em uma Feira de Profissões, quando ela é realizada em uma universidade, os veteranos do curso contribuem para o esclarecimento das dúvidas da galerinha que visita a feira.

Eles são ótimos para dar uma explicação detalhada de como é o curso e como está o mercado de trabalho para a profissão que você quer escolher. 

Afinal, eles estão há mais tempo na direção que você também quer seguir. Podem dar uma avaliação mais empática das dores e alegrias da sua futura carreira. 

IMG_8895

Uniube Aberta: uma feira de profissões incrível

A Uniube tem uma feira de profissões que já é tradição na cidade. Os alunos do Ensino Médio se preparam para visitar a feira e, normalmente, com um grande público.  

O principal público da feira é o aluno do Ensino Médio, como já comentamos, as portas estão abertas para todas as idades, inclusive para os pais e familiares que são muito bem-vindos pela Universidade.

Estandes, exposições dos cursos, palestras, visitas guiadas pelo campus, diversos sorteios, atrações musicais, apresentações artísticas e várias oficinas são algumas das atividades que a feira proporciona aos visitantes. 

O principal objetivo da maior feira de profissões do Triângulo Mineiro, a Uniube Aberta, é auxiliar os estudantes a escolherem uma profissão para o próprio futuro.

Por meio de oficinas, bate-papos e food trucks, a instituição leva os alunos à uma experiência de conhecimento entre diversas áreas profissionais.

Além de entender a função de cada profissão, no novo formato, a Uniube Aberta permite que as pessoas conheçam também o campus, os laboratórios e as salas de aulas.

Esse evento já contou com a participação da Pequena Lô (formada em Psicologia pela Uniube), e espera alunos de cidades vizinhas que se deslocam até o campus para conhecer a feira.

1Q6A7733

Na Uniube Aberta, você escolhe a  forma que quer ingressar na Universidade, de acordo com as suas necessidades. 

Como participar da Uniube Aberta

Você sabia que a pré-inscrição na Uniube Aberta é gratuita?

E não para por aí, participando da feira, você também tem isenção da taxa de inscrição nos processos seletivos dos cursos presenciais de graduação*, exceto para medicina.

Bora consultar o regulamento na época da feira e aproveitar tudo o que você tem direito! 

Dá só uma olhadinha neste vídeo e veja como a feira é incrível, cheia de atrações, entrega de kits e brindes, além de muitas oportunidades de crescimento. 👇

Como é uma feira anual, saiba que ela vai se modernizando, trazendo sempre as novidades do momento. 

Então, este evento vai te auxiliar a escolher o seu curso superior. A pré-inscrição para edição deste ano está aberta. Clique no link abaixo e faça seu cadastro.

Nova call to action