Daniella Alves de Paula - abr 19, 2023

Entenda o que é vestibular e como funciona

Você não vê a hora de entrar no curso superior e construir uma carreira?

Saiba que, hoje em dia, há várias formas de se conquistar uma vaga na graduação. Com a nota do Enem, por exemplo, você também disputa vagas nas universidades.

Porém, o vestibular tradicional também é  um dos mais importantes processos seletivos para se ingressar no Ensino Superior.

A partir de agora, você vai esclarecer suas dúvidas sobre o que é vestibular, saber quais são as vantagens e conferir outras informações importantes. Continue lendo o artigo!

O que é vestibular?

O vestibular é um processo seletivo realizado pelas instituições de ensino superior: universidades, faculdades e centros universitários.

O objetivo de um vestibular é selecionar os candidatos que desejam ingressar em  cursos de graduação plena ou tecnólogos.

Além disso, é uma forma de avaliar o conhecimento e as habilidades dos candidatos que querem ingressar em determinado curso.

O formato deste processo seletivo vai depender da instituição onde ele é realizado, podendo ser em um única etapa ou, até mesmo, ter mais de um dia de prova.

Por exemplo, as etapas podem compor provas objetivas, provas dissertativas, redação e, até mesmo, testes de habilidades específicas, caso o curso exija aptidão para cursar a graduação.

As matérias das provas variam de acordo com o curso escolhido, mas, geralmente, incluem conteúdos das disciplinas ministradas no Ensino Médio.

Quais são as vantagens de um vestibular?

Como já deu para perceber, o vestibular é uma fase importante para os estudantes que desejam ingressar no Ensino Superior e, por isso, requer preparação, estudo, dedicação e foco no objetivo.

O vestibular também pode gerar uma certa ansiedade na hora de fazer a prova, não é mesmo? No entanto, há algumas vantagens em fazer o teste.

Estímulo à preparação

O processo do vestibular incentiva os estudantes a se prepararem para ele. Dessa forma, estimula a dedicação aos estudos, o que contribui (e muito!) para desenvolver o hábito de estudar.

Possibilidade de bolsas de estudo

Muitas instituições de Ensino Superior oferecem bolsas de estudo para alunos com bom desempenho no vestibular, o que pode ajudar a reduzir o custo da educação para os alunos que almejam uma bolsa.

A Uniube, por exemplo, possui programas e benefícios para várias formas de ingresso. Vale a pena acompanhar os editais para aproveitar cada oportunidade apresentada.

Quais são os tipos de vestibulares da Uniube?

Vestibular com provas presenciais

Este tipo de vestibular exige que as provas sejam feitas de forma presencial.

É uma forma de processo seletivo tradicional (e ainda mais comum!) onde o candidato faz a sua inscrição pelo site da Instituição, vai até o local de prova, no dia e hora definidos por um edital, para realizar as provas.

vestibular-tradicional

Na Uniube, por exemplo, quem participa deste processo seletivo realizando as provas presencialmente, se for convocado para a matrícula, ingressará nos cursos oferecidos na modalidade presencial.

Confira o depoimento de quem prestou um Vestibular Presencial da Uniube e transformou a vida!

* Confira no site da Uniube os regulamentos sobre as bolsas disponíveis no momento.

Vestibular com prova on-line

Já o Vestibular On-line oferece um tipo de processo seletivo onde o candidato não precisa sair de casa, ou seja, pode realizar a prova onde quiser por meio de um link enviado para o seu e-mail, SMS ou WhatsApp.

É um processo seletivo mais versátil, no qual o candidato pode optar por estudar e prestar o vestibular para a modalidade presencial, semipresencial ou EAD

vestibular-online-1

Outros tipos de ingresso na Uniube

Já tem um curso superior e gostaria de ingressar em uma segunda graduação? Na Uniube, você também pode!

Entenda um pouco mais sobre o Processo Portador de Diploma da Uniube.

Estuda em outra universidade e quer se transferir para uma Universidade de Verdade como a Uniube? Entenda tudo sobre o processo de Transferência Externa!

Clique aqui e conheça o vestibular seriado também!

Entre na Uniube com a sua nota do Enem

Fez o Enem e quer aproveitar a nota para conquistar uma vaga no curso dos seus sonhos? Aproveite esta chance!

O ingresso no ensino superior a partir do Enem acontece por meio da sua nota obtida no exame.

Ao realizar sua inscrição, o candidato indica qual o ano da avaliação deseja usar o resultado.

Depois de inscrito, a nota é validada.

Critérios de convocação

O inscrito será convocado se:

• tiver efetuado todas as provas previstas no Enem;
  • tiver obtido nota igual ou superior a 200 (duzentos) pontos em Redação;
  • tiver obtido, no mínimo, 200 (duzentos) pontos, considerando os pontos distribuídos, na média aritmética simples dos pontos obtidos nas provas de Linguagens, Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática.

Caso a nota inserida não corresponder a uma nota válida, o candidato será encaminhado para o vestibular on-line, e deverá realizar a prova de acordo com as regras do processo.

A convocação dos aprovados acontecerá após a inscrição.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os vestibulares da Uniube, já pode começar a se programar para aproveitar o próximo processo seletivo da Uniube.

Aqui tem várias vantagens: programas e benefícios que dão aquela forcinha na hora de pagar a sua mensalidade, professores qualificados e um mundo de possibilidades.

É só escolher o seu curso e sua modalidade. Bora lá fazer a sua inscrição na Uniube? 👇

Inscreva-se no Vestibular Uniube!