Letícia, da Uniube - jul 13, 2021

Entenda o mercado de trabalho para quem faz Psicologia

Saúde mental e bem-estar integral são assuntos em alta atualmente e, por isso, a profissão de psicólogo tem ganhado espaço nos últimos tempos.

Quem busca por atendimento psicológico, mais do que tratar problemas de ordem mental, entra numa jornada de autoconhecimento, essencial para estar bem consigo mesmo.

E, com essa demanda, o mercado de trabalho para quem faz Psicologia cresce a cada dia.

O estudante da graduação em Psicologia irá estudar o comportamento humano a partir da análise de suas emoções, ideais e seus valores e a interação da pessoa com a sociedade. 

Essa formação superior tem duração de cinco anos, incluindo teoria e prática, já que o estágio obrigatório faz parte do currículo e os alunos já começam a realizar atendimentos durante o curso. 

No Brasil, há atualmente mais de 400 mil psicólogos de acordo com o Conselho Federal de Psicologia (CFP).

A maior parte dos profissionais da área são mulheres e se concentram na região Sudeste.

De maneira geral, pode-se dizer que o psicólogo atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais e de personalidade. 

Porém, essas são apenas as atividades relacionadas à clínica. O mercado de trabalho para quem faz Psicologia se expandiu para outros ramos e é sobre isso que vamos falar no post de hoje. 

Curso de Psicologia

O que estuda quem faz Psicologia? 

Antes de falar sobre o mercado de trabalho, é importante saber o que estuda quem ingressa nesta graduação.

O curso de Psicologia faz parte da área de Ciências Humanas.

As disciplinas incluem conhecimentos de ciências biológicas, como anatomia e fisiologia, e também conteúdos de antropologia, desenvolvimento humano e social. 

Além das matérias para exercício da profissão, as faculdades de Psicologia costumam oferecer disciplinas voltadas às atividades acadêmicas, como metodologia de pesquisa e produção de conhecimento científico. 

Ao final da graduação - que possui duas possibilidades de habilitações: bacharelado e licenciatura - é necessário fazer o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

eBook - Psicologia

Áreas de atuação do mercado de trabalho para quem faz Psicologia

Atendimento clínico

A atividade mais comum do psicólogo é trabalhar com atendimento clínico de pacientes.

Que pode ser em consultório próprio, em clínicas ou hospitais particulares e no serviço público, abrindo a possibilidade de concurso para quem é formado na área.

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são um exemplo de local de trabalho no serviço público. 

Psicologia organizacional

Esse ramo da psicologia abre oportunidades para trabalho em empresas.

O profissional que optar pela Psicologia Organizacional vai trabalhar com gestão de pessoas, auxiliando os líderes das corporações a montar e desenvolver seus times de colaboradores. 

O psicólogo que atua nessa área pode fazer recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, atividades para melhorar o clima organizacional (como pesquisas de satisfação com funcionários), criação de plano de cargos e salários, entre outras atividades do mundo corporativo. 

Orientação profissional

Quem é formado em Psicologia pode também trabalhar com orientação profissional (OP), auxiliando as pessoas que têm dúvidas sobre que carreira seguir.

Essa atividade é comumente realizada com adolescentes e jovens, na época em que estão concluindo o ensino médio e precisam escolher qual curso superior vão fazer. 

Mas ela também pode ser oferecida para quem é mais maduro e sente que ainda não encontrou a profissão que lhe satisfaz ou quer mudar o rumo de sua carreira.

Na área de orientação profissional, o psicólogo pode ser contratado para atender em escolas ou também ter seu próprio negócio, oferecendo o serviço em consultório particular. 

Coach

Profissional que tem sido bastante procurado nos últimos tempos, o coach apoia o cliente que quer encontrar um objetivo pessoal ou profissional e o ajuda a identificar as suas limitações e possibilidades.

O coaching é diferente da psicoterapia porque não trabalha traumas ou problemas passado do paciente. 

O coach não precisa ser um psicólogo, mas a formação em Psicologia oferece bastante bagagem e conhecimento para quem quer seguir a carreira.

Para se tornar um coach é necessário fazer uma formação além da graduação.    

Marketing e comportamento do consumidor 

Por ser um estudioso do comportamento humano, o psicólogo também tem a possibilidade de trabalhar nas áreas de marketing e vendas.

Auxiliando empresas a entender o comportamento do consumidor e orientando campanhas publicitárias. 

Tecnologia, pesquisa e desenvolvimento

Atualmente o psicólogo é também um profissional requisitado em empresas de tecnologia e desenvolvimento, especialmente as que envolvem inteligência artificial.

Psicologia do Esporte

Trabalha com as emoções, pensamentos e comportamentos que afetam os atletas.

Essa área tem como objetivo melhorar o desempenho esportivo dos praticantes de esporte e ajudá-los a controlar emoções, pensamentos, ansiedade, agressividade, relação com companheiros de equipe, entre outros.

Aulas em escolas, faculdades e universidades

Quem é formado em Psicologia pode também dar aulas e realizar atividades de pesquisa e extensão.

O psicólogo que tem apenas o grau de bacharel fica restrito às aulas para curso superior (nesse caso provavelmente precisará de uma pós-graduação, seja especialização, mestrado ou doutorado).

Porém, quem fizer também a habilitação de licenciatura pode dar aulas em escolas de ensino fundamental e médio. 

Onde estudar Psicologia?

A profissão de psicólogo é regulamentada por lei e só pode exercê-la quem é formado em um curso de graduação reconhecido pelo MEC e possui registro no conselho regional da categoria. 

A Faculdade de Psicologia em Uberaba prepara um profissional com conhecimento da diversidade da ciência psicológica, comprometido com as necessidades sociais das pessoas.

A história da Uniube remonta ao ano de 1940 e reúne tradição e excelência no ensino. 

Somos uma instituição de ensino superior sem fins lucrativos, mantida pela Sociedade Educacional Uberabense. 

A comunidade acadêmica da Uniube conta com vários programas de apoio, criados para dar suporte às atividades de docentes e discentes. 

Ficou com alguma dúvida sobre o mercado de trabalho para quem faz Psicologia ou tem alguma sugestão de tema para o blog? Fique à vontade para deixar seu questionamento ou contribuição nos comentários. 

Matricule-se em Psicologia! 

Escrito por Letícia, da Uniube