Letícia, da Uniube - jul 6, 2021

Conheça os mitos e verdades do curso de Ciências Contábeis

Será que você sabe tudo sobre o curso de Ciências Contábeis?

Apesar de ser uma formação bem tradicional no Brasil, há vários mitos que rondam essa graduação e deixam os vestibulandos cheios de dúvidas.

Para acabar de uma vez por todas com essa história, resolvemos fazer um compilado com alguns mitos e verdades do bacharelado em Ciências Contábeis.

Assim, você pode descobrir se aquilo que ouviu é verdade ou não.

Gostou da proposta? Então, vamos à lista!

imagem_2-jpg

A empregabilidade do curso de Ciências Contábeis é de 93%

Todo mundo já ouviu, em algum momento, que contador não fica sem trabalho. Mas será que essa história é real?

Bom, de acordo com os últimos dados divulgados em 2018 pelo  Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a empregabilidade dessa área é de 93,8%.

Isso significa que a cada 100 profissionais registrados no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), quase 94 estão empregados.

Então, sim, fazer a faculdade de Ciências Contábeis é sinônimo de emprego praticamente garantido.

Isso acontece por um motivo bem simples: todas as empresas precisam de um contador.

E,  mesmo em épocas de crise econômica e pandemia, o Brasil tem mais de 19 milhões de empresas ativas.

Para fazer o bacharelado em Ciências Contábeis tem que ser bom em matemática.

É verdade que a Matemática é uma parte muito importante do curso, mas você não precisa ser um gênio nessa área.

É recomendável ter afinidade com números e gostar de trabalhar com eles, mas as calculadoras e softwares farão boa parte do trabalho “pesado” de cálculo.

Mais importante do que a matemática, o estudante e o profissional de Ciências Contábeis tem que saber lidar com lógica e estratégia.

Ele lida com gestão de custos, análises tributárias e demonstrativos financeiros.

Moral da história: você precisa, sim, ser bom em matemática e gostar de números para trabalhar com Ciências Contábeis.

Mas a afinidade com números é muito mais exigida nas análises que o profissional faz do que nos cálculos propriamente ditos.

A graduação em Ciências Contábeis é da área de Exatas

Como o curso de Ciências Contábeis e o próprio trabalho do contador está intimamente ligado à análise e gestão de diversos indicadores financeiros e tributários, comumente as pessoas associam a área com as Ciências Exatas.

Isso é errado. Mas ela também não faz parte do grupo das Ciências Humanas e nem Biológicas.

Existe outro grande grupo que é o das Ciências Sociais Aplicadas e é nele que o curso de Ciências Contábeis está inserido.

Mas… o que são Ciências Sociais Aplicadas?

Bom, esse campo de conhecimento de diferentes áreas serve para compreender e propor soluções para situações da vida humana.

Veja o exemplo das Ciências Contábeis: para oferecer uma visão clara de tributos e demonstrativos, o contador precisa utilizar Matemática, Direito, Administração e Economia, que são quatro grandes áreas do conhecimento.

Assim, na Contabilidade, os números não são a base do conhecimento (como acontece na Matemática), mas sim a ferramenta de trabalho para oferecer determinado serviço.

eBook - Ciências Contábeis

Quem faz Ciências Contábeis vai trabalhar atrás de uma mesa o dia todo?

A imagem que temos do contador é a de alguém que fica o dia todo atrás de uma mesa, mexendo em seu computador, com uma pilha de papéis do lado e uma calculadora na mão, não é mesmo?

Essa pode até ser a visão correta de contadores da década de 70 e 80, mas a  realidade atual tem mudado bastante.

É claro que esse perfil “tradicional” de trabalho ainda existe, mas hoje o profissional da contabilidade é visto como alguém muito mais estratégico e ativo.

Ele precisa saber lidar muito bem com pessoas, ter uma boa rede de relacionamento e trabalhar em equipe com diversas áreas.

Essas competências fazem toda a diferença dentro das empresas, especialmente nas multinacionais.

Somado a isso, o papel do contador, como falamos, tem uma perspectiva mais estratégica atualmente.

Assim, em vez de se dedicar apenas aos papéis, análises e cálculos, o profissional também precisa se posicionar, fazer apontamentos e orientar as organizações sobre as melhores estratégias que devem ser adotadas para fins fiscais.

Você pode imaginar o contador como alguém que tem uma postura profissional ativa, que anda pela empresa e literalmente chama os gestores, presidentes e acionistas para conversar.

Todo mundo sabe para que serve o curso de Ciências Contábeis

Essa afirmação é um dos maiores mitos das Ciências Contábeis.

Assim como temos aquela imagem do contador trabalhando atrás de uma pilha de papéis, podemos dizer, também, que poucas pessoas sabem a real utilidade dessa área.

Se perguntarmos para qualquer pessoa na rua sobre qual é o trabalho do contador, provavelmente escutaremos a mesma resposta: ele cuida do dinheiro das empresas e dos impostos que elas precisam pagar.

Quem falar isso está errado? Não, de forma alguma. Mas as Ciências Contábeis fazem muito mais do que apenas cuidar de recursos financeiros e impostos.

Além dessas atividades, o bacharel em Ciências Contábeis pode fazer gestão financeira, perícia contábil, auditorias, análise de custos, criação de orçamentos, orientação de gestores, diretores e muito mais.

Clique aqui para saber mais.

Como você pode ver, o curso de Ciências Contábeis oferece muitas oportunidades e esses mitos que existem só atrapalham o estudante a enxergar todas as vantagens.

Depois de deixar isso de lado, é fácil ver que essa formação é uma excelente escolha, não é mesmo? E se você quiser cursar essa graduação, conte com a Uniube para te ajudar.

GRADUAÇÃO PRESENCIAL