Diploma e certificado de conclusão de curso: qual a diferença?

Você sabe qual a diferença entre diploma e certificado de conclusão de curso?

Quando o aluno finaliza o curso ou participa de algum evento com atividades acadêmicas ou profissionais, ele recebe um documento que pode ser o certificado ou o diploma.

Ambos são importantes para demonstrar qualificação e se destacar no mercado de trabalho.

Eles servem como comprovantes do cumprimento das horas exigidas e da participação, além de serem uma certificação de experiência para o currículo.

O que muitos não sabem é que existem algumas diferenças entre eles.

Descubra lendo este artigo, como cada um funciona e como eles são super importantes para a sua formação profissional!

O que é o diploma?

Para as organizações de ensino emitirem o diploma, precisam ser reconhecidas e terem os cursos regulamentados pelo Ministério da Educação (MEC).

Afinal, ele é um documento oficial que também necessita desse reconhecimento.

O diploma garante o direito do estudante de exercer as atividades profissionais em todo o território nacional.

Ele deve ser emitido gratuitamente pela faculdade ou universidade.

Por meio do diploma, o estudante pode garantir também uma especialização em cursos de pós-graduação, seja stricto sensu ou lato sensu.

Sem ele, não é possível dar essa continuidade nos estudos, nem cursar um mestrado ou doutorado.

Em 2020, o MEC criou o diploma digital, com o intuito de facilitar todo o processo e reduzir os custos e tempo de emissão dele.

diploma-e-certificado-de-conclusão-1

O que é o certificado?

O certificado, apesar de também ser um documento, pode ser formulado pela instituição sem precisar do reconhecimento de um órgão específico.

Ele assegura a participação e registra as cargas horárias de:

• palestras;
  • cursos livres;
  • workshops;
  • congressos;

Pode ser usado também como comprovante de conclusão do curso, enquanto o diploma não é disponibilizado.

Existem dois tipos de certificados: os de conclusão que se referem aos cursos, e os de participação, válidos principalmente para os eventos.

Qual a diferença entre diploma e certificado de conclusão?

É necessário que o estudante saiba identificar as diferenças entre esses dois registros, pois eles são muito importantes para toda a carreira do formado.

Veja os tópicos abaixo e conheça as principais distinções entre eles:

Diploma

• Documento com maior formalidade, que exige reconhecimento de outros órgãos, além da própria instituição de ensino.
  • Possui objetivo de impulsionar a vida profissional e acadêmica.
  • Emitido em graduações como: bacharelado, licenciatura e tecnólogo.
  • Exige uma trajetória acadêmica mais longa.

Certificado

• O certificado apresenta menos formalidade quando comparado ao diploma, e não exige a regulamentação de órgãos específicos.
  • Tem o intuito de permitir que o estudante agregue mais valor ao seu currículo e atesta a participação dele em determinada atividade.
  • Pode ser emitido em universidades, escolas e nas demais comunidades de ensino online ou presencial.
  • O aluno pode adquirir certificados em cursos de menor duração.

diploma-e-certificado-de-conclusão

Qual escolher: diploma ou certificado de conclusão?

Para fazer essa escolha, você deve levar em consideração qual o seu objetivo exatamente, e é válido ressaltar que a graduação tem bastante peso no mercado.

Se o seu desejo é ingressar no mercado de trabalho rapidamente, busque então um curso superior em que você conquiste o seu diploma.

Mas se o seu foco é se atualizar na carreira, opte pelo certificado ou por uma especialização.

Agora você já sabe como é fundamental obter um desses dois títulos.

Acesse o site da Uniube, venha descobrir o curso perfeito para você dar início a sua trajetória profissional, e ganhar destaque no mercado!

Conheça nossos cursos!