Vestibular seriado: saiba como ele funciona

O vestibular seriado é uma maneira considerada bem mais simples de avaliar os candidatos e fazê-los ingressarem no ensino superior com sucesso.

Essa seleção ocorre por meio de três provas realizadas durante a conclusão dos anos do ensino médio.

Oferecendo assim, vagas tanto em instituições privadas, quanto em públicas.

Essa pode ser uma excelente opção de processo seletivo para aqueles que entraram recentemente no ensino médio.

Afinal, ingressar em uma Universidade é o sonho de muitos alunos.

E o vestibular seriado permite essa conquista de forma muito mais prática, pois as avaliações acontecem gradativamente. É a partir daí que surgiu o seu nome.

Acompanhe este artigo, e venha descobrir todas as informações sobre as provas e como realizá-las!

Como funciona o vestibular seriado?

Os exames acontecem na conclusão de cada ano do ensino médio (primeiro, segundo e terceiro).

Essa é uma questão importante a ser levada em consideração, pois torna a tensão das avaliações muito menor.

Já que os estudantes possuem a oportunidade de serem avaliados em conteúdos estudados naquele mesmo ano, com a matéria ainda fresca na cabeça.

Diferentemente do vestibular tradicional, que engloba assuntos dos três anos de uma vez só.

Os alunos efetuarão a prova apenas com aquelas pessoas que também se encontram no mesmo ano escolar.

Ao final da última prova, é feita uma média das três notas para ser usada como critério de aprovação.

As Universidades são responsáveis por determinarem o número de vagas para esse processo seletivo, usando os parâmetros que acharem melhores e mais adequados.

vestibular-seriado

Quem pode realizar a inscrição no vestibular seriado?

Há instituições de ensino que permitem que os estudantes realizem a prova a partir do segundo ano.

Entretanto, vale ressaltar que desse modo, a nota da primeira prova será zerada, isso pode comprometer a sua média final e tornar mais difícil obter sua aprovação.

Por isso, é necessário estar atento às informações sobre esse assunto desde o início da sua trajetória no ensino médio.

Existe também a possibilidade disponibilizada por algumas Universidades, onde o candidato pode se inscrever no último ano.

Porém, ele deverá então, fazer todas as avaliações anteriores no mesmo ano para tentar alcançar a nota média esperada.

Diferenças do vestibular seriado para o vestibular tradicional

Como dito anteriormente, as provas do vestibular seriado são menos densas, porque acontecem aos poucos e permitem que os estudantes se sintam mais tranquilos.

No vestibular comum, é aplicada uma única avaliação abordando todos os conteúdos.

Já nessa modalidade em série, o aluno conta com a oportunidade de conquistar o melhor desempenho a cada etapa, uma vez que sua nota é acumulativa.

Outra grande diferença entre essas duas formas de ingresso, é que no processo tradicional de seleção, o aluno precisa informar a escolha do curso já no momento da sua inscrição.

Enquanto no vestibular seriado, ele poderá escolher o curso ao final do terceiro ano do ensino médio, ou seja, na terceira etapa.

vestibular-seriado-1

Vestibular seriado na Uniube

A Uniube disponibiliza aos estudantes, o Programa de Ingresso por Avaliação Seriada (PIAS).

O Pias avalia os alunos em três etapas, e acontece com o intuito de aprová-los sem que necessitem participar de outro tipo de processo seletivo.

As avaliações também ocorrem ao final de cada ano do ensino médio.

Com uma série de vantagens, a Uniube oferece bolsas aos inscritos.

Já imaginou acumular sua nota, melhorar o seu desempenho a cada ano, e ainda ter a chance de concorrer a uma bolsa? Consulte regulamento vigente disponível em uniube.br

Sem dúvidas essa modalidade de vestibular cresce ao longo do tempo e tem sido muito escolhida atualmente pelos estudantes.

Então, que tal acessar o site da Uniube e estar sempre por dentro das informações sobre esse programa?

Venha conhecer a Uniube!