Letícia, da Uniube - set 12, 2018

Saiba como funcionam as avaliações em um curso de graduação a distância

O avanço da tecnologia proporcionou que um curso de graduação a distância se tornasse uma das principais escolhas entre jovens que estão prestes a entrar na faculdade e profissionais que buscam se qualificar.

Mesmo já estando no mercado de trabalho.

No entanto, como é uma modalidade de ensino ainda recente, a educação a distância (EAD) ainda causa muitas dúvidas nos estudantes, são os métodos de avaliação utilizados.

Por isso, neste artigo vamos mostrar como é realizada a avaliação em um curso de graduação a distância e quais são as principais diferenças com os métodos utilizados na modalidade de estudo presencial.

Acompanhe!

Como funcionam as avaliações em um curso de graduação a distância

A avaliação no curso de graduação a distância tem as suas especificidades, principalmente porque o aluno não está em contato direto com o professor.

Por esse motivo, a avaliação é feita a partir de uma variedade de instrumentos que possibilitam contemplar diferentes aspectos, tanto qualitativos quanto quantitativos.

Confira s seguir os principais modelos de avaliação na educação a distância.

Avaliações presenciais

Mesmo as aulas sendo ministradas no ambiente online, o curso de graduação a distância possui provas escritas como formas de avaliação do conhecimento adquirido pelos alunos.

Geralmente, as Universidades adotam uma quantidade mínima de avaliações, que devem ser feitas presencialmente, nos polos de apoio pelos estudantes, durante todo o curso.

Avaliações online

Outra forma comum de avaliação de estudantes de um curso de graduação a distância é a realização de provas online.

Essas provas possuem um formato próprio, geralmente composto por questões objetivas – de múltipla escolha –, combinadas com questões abertas com respostas escritas.

O aluno possui um tempo cronometrado para realizar as provas, enviando-a ao professor ou tutor após seu término.

Outro formato utilizado são as avaliações compostas apenas por questões de múltipla escolha.

Nesse caso, as respostas registradas são corrigidas a partir de um sistema informatizado e a nota é aplicada de acordo com os acertos que cada aluno conseguiu.

Encontros presenciais

Além das provas presenciais escritas, existem outras avaliações que são realizadas presencialmente nos polos de apoio da instituição para acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos.

Essas avaliações podem ser apresentações de trabalhos em grupo, trabalhos em laboratório, entre outros.

Exercícios realizados durante o curso

Outra ferramenta de avaliação no curso de graduação a distância é a realização de exercícios online, realizados periodicamente, conforme o aluno vai avançando nas disciplinas.

Podem ser estudos de caso, trabalhos compartilhados ou questionários a serem respondidos.

Essas tarefas online permitem que os alunos adquiram novos conhecimentos e aprendam de forma mais rápida.

Os exercícios costumam abordar os materiais estudados e podem ser estruturados de várias formas, como questões de múltipla escolha e respostas argumentativas às questões propostas.

Curso de graduação a distância - fórum

Debates em fóruns ao vivo

Os debates em fóruns são realizados para que o aluno possa ser avaliado em função do seu raciocínio crítico, o nível verbal e intelectual, bem como a assimilação dos conteúdos estudados.

Como os fóruns são espaços virtuais, a Universidade consegue monitorar o tempo que cada aluno ficou dentro da plataforma.

Bem como verificar os estudantes mais engajados, os que não participam e até aqueles que não compareceram.

Essa forma de avaliação de curso de graduação a distância também é uma excelente maneira de compartilhar conhecimentos e de ampliá-los com o auxílio de professores e tutores.

Isso ocorre porque o aluno tem acesso a diferentes pareceres, enriquecendo os conteúdos estudados.

Engajamento do aluno

Em virtude do ambiente online em um curso de graduação a distância, é necessário encontrar mecanismos de verificação do engajamento nos meios de comunicação entre os professores e tutores das disciplinas e os alunos.

Um dos critérios utilizados é o engajamento dos alunos, que pode ser medido por:

  • número de acessos à plataforma;
  • presença nos fóruns de debate;
  • estudo dos conteúdos das videoaulas;
  • execução dos exercícios online do curso.

Apesar de não ser uma das principais formas de avaliação do curso de graduação a distância, o engajamento pode indicar o desempenho do aluno, seu grau de interesse nas disciplinas.

Além de suas dificuldades e pontos fortes.

Discussões online

Muitas plataformas EAD contam com salas de bate-papo e de discussão online como meios complementares dos alunos discutirem com seus colegas os temas mais pertinentes da disciplina.

Incluindo suas dúvidas e questionamentos sobre os conteúdos.

Essas ferramentas de conversação podem ser utilizadas em conjunto com aulas expositivas ao vivo.

Ou como forma de proporcionar debates de longa duração, nos quais os alunos têm um período determinado para comentar e opinar.

Número de acessos da plataforma EAD

Nos cursos presenciais os professores registram a presença dos alunos como uma das formas de monitorar seu aprendizado.

No entanto, no ambiente online de um curso de graduação a distância, isso não é possível.

A alternativa encontrada pelas instituições de ensino foi o registro dos acessos realizados pelos alunos na plataforma EAD.

Todo sistema de gestão de cursos online possui ferramentas de verificação do número de acessos e a permanência de seus alunos seja em chats ou assistindo as vídeo-aulas.

Esse medidor pode ser extremamente útil para os professores verificarem a “frequência virtual” de seus alunos.

Inclusive, algumas instituições exigem que o aluno assista um mínimo de 75% do conteúdo online e usam esses registros para verificar esse critério.

Principais objetivos das avaliações EAD

Além de avaliar a quantidade de conteúdo absorvido pelos alunos no curso de graduação a distância, as avaliações descritas também possuem outros objetivos:

  • acompanhar o aluno, identificando seus pontos fortes e fracos em cada disciplina e no processo de aprendizagem como um todo;
  • mensurar a qualidade dos conteúdos e do ensino do curso;
  • aprimorar a didática do professor;
  • observar a motivação do aluno;
  • medir os objetivos da instituição, relacionados com sua proposta pedagógica;
  • aperfeiçoar os modelos de avaliação utilizados, descobrindo e implementando novas metodologias de acompanhamento.

Portanto, o aluno do curso de graduação a distância poderá ser avaliado de diversas maneiras pela Universidade, que tem vários mecanismos para medir se os estudantes estão aprendendo e se preparando mercado de trabalho de uma forma adequada.

Conheça os cursos EAD da Uniube, clicando AQUI!

Venha ser um aluno EAD!

Escrito por Letícia, da Uniube