Letícia, da Uniube - jul 24, 2020

Home office: o que é e como aproveitar esse momento?

Você é daqueles que sempre sonhou com a possibilidade de exercer um trabalho home office? Ou estar, hoje, trabalhando em casa é apenas uma alternativa para o isolamento social? Seja qual for a condição em que você se encontra, saiba que o trabalho remoto exige vencer desafios.

Esse tipo de atividade surgiu nos Estados Unidos a partir da popularização de meios de comunicação como a internet e o celular, viabilizando o contato de profissionais com as empresas. Sem dúvida, esse formato foi inovador no país, mas, quando falamos do Brasil, podemos dizer que é uma opção que também vem ganhando força.

Quer saber mais sobre os desafios do trabalho remoto e como você pode aproveitar essa oportunidade para alavancar sua carreira? Acompanhe abaixo.

O que é home office?

O home office ou trabalho remoto é, geralmente, uma atividade que pode ser realizada em casa ou em qualquer espaço fora de uma empresa ou escritório comercial. Normalmente, é uma opção utilizada por profissionais liberais ou freelancers e profissionais que possuem vínculo com empresas ou start ups que permitem essa flexibilização. Ou seja, o funcionário não precisa estar inserido dentro de um setor.

Em casa ou em cafés, shoppings centers e crowdfundings, o profissional trabalha com seu equipamento, normalmente um notebook e celular, fazendo entregas de trabalhos com responsabilidade às empresas contratantes, seja com vínculo empregatício ou não.

No momento atual, por causa da pandemia do Coronavírus e para atender às medidas de segurança, o home office está sendo uma opção para muitas empresas e profissionais manterem a quarentena e contribuírem para o isolamento social.

trabalhar em casa

Quais são os desafios?

Disciplina

Quando falamos em home office é impossível não lembrar dessa palavra mágica, que é utilizada sabiamente pelos orientais: a disciplina! Esta é essencial para que o trabalho remoto se torne viável tanto para o profissional quanto para a manutenção da estratégia de gestão de equipe.

Então você precisa estabelecer uma rotina de trabalho como se tivesse indo para um expediente em um local físico. Por isso, defina horário de início e término de expediente, bem como uma pausa para o seu almoço e intervalos para o café. Essa atitude, além de facilitar a criação de um novo hábito, faz com que você sinta mais ânimo para realizar suas atividades profissionais diárias.

Outro ponto que você pode observar é a sua vestimenta de trabalho. Sim, isso mesmo! Não pense em ficar de pijama o dia todo nem ficar com o notebook na cama. Lembre-se: home office pode ser muito mais desafiador do que o trabalho dentro de uma empresa. Por isso, vista-se adequadamente para ter conforto, nem formal nem totalmente informal. Priorize o bom senso e mãos à obra!

Foco

O foco está intimamente ligado à disciplina, portanto fique de olho nas distrações, ou melhor, não fique de olho! Organize sua rotina de forma que as famosas checagens nas redes sociais fiquem para depois.

Você pode estabelecer horários para verificar tanto o e-mail quanto as redes sociais e o celular, evitando as distrações. Saiba que isso é muito importante para a sua concentração. Ah, a televisão também fica fora disso, ok?

Produtividade

Com disciplina e foco, a sua produtividade vai aumentar. Quando nos distraímos, acabamos por deixar muitas tarefas à espera. Isso acaba sendo prejudicial profissionalmente, pois causa alguns entraves em nossa carreira dentro da empresa em que estamos inseridos. Afinal, sua produtividade conta muito, não é mesmo?

Saúde

Cuidar da saúde é essencial em todos os momentos, mas, como nossa atividade em home office acaba dependendo muito da disciplina que estamos dispostos a seguir, a saúde pode ficar em segundo plano. Atenção: nada de deixar a saúde de lado, ok?

Por isso, estabeleça momentos de fazer exercícios e mantenha a mesma disciplina. Não é hora de deixar para amanhã o que pode ser feito hoje, certo? Para manter os exercícios em dia, você pode fazer uma bicicleta ergométrica, uma ginástica ou mesmo pular cordas. São exercícios que você pode adaptar para fazer em casa.

Liberdade

Quando você está trabalhando nesse modo, a liberdade pode ser também desafiadora (e tentadora!). Exatamente! Não é fácil manter as regras em casa. Por isso, a liberdade deve ser exercida com responsabilidade. Mais do que nunca sua ética e esforço contínuo devem ser cumpridos à risca, combinado?

Como aproveitar esse momento para investir na carreira?

Faça cursos

O tempo que você gastaria com deslocamento e almoço fora pode ser aproveitado de uma maneira melhor, concorda? Uma forma de otimizar esse tempo é investir em sua carreira fazendo cursos e palestras. Há muitas ofertas no mercado de pequenos cursos de atualização e eventos on-line nas mais diversas áreas do conhecimento. Aproveite!

Aprenda idiomas

Outra forma de se atualizar é investir em uma segunda língua, já pensou? Tanto para se destacar no mercado quanto para avançar na carreira acadêmica uma língua estrangeira é muito importante. Por isso, seja qual for o seu objetivo profissional: mercado ou acadêmico, um novo idioma vai ampliar as suas possibilidades.

Invista na sua formação

Se você já tem uma graduação, pode pensar em também fazer uma pós-graduação. Você pode procurar por opções na modalidade a distância, por exemplo, caso seja esse o seu perfil de aprendizagem.

Uma formação de alto nível, além de trazer conhecimento, também prepara você para muitos desafios na carreira. Comece a pensar agora mesmo em investir na sua formação com uma pós-graduação.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre o home office? Já sabe que tem muitos desafios, mas também muitas oportunidades de aproveitar melhor o tempo. Como falamos, no Brasil, essa modalidade de trabalho vem ganhando força, quem se adaptar terá mais um diferencial.

E para você que quer investir melhor seu tempo, confira os tipos de pós-graduação e veja como eles podem impactar na sua carreira.

 

Escrito por Letícia, da Uniube