Letícia, da Uniube - jan 22, 2019

Conheça as vantagens de cursar uma Universidade em Uberlândia

Localizada no interior, mas mas cheia de inovação e oportunidades. Para quem pensa no futuro, cursar uma Universidade em Uberlândia significa caminhar rumo ao sucesso profissional. Considerada um dos 100 melhores lugares do Brasil para se investir, a cidade universitária tem atraído os olhares de estudantes que buscam uma formação de qualidade.

Com população estimada em quase 700 mil habitantes, o município é o principal do Triângulo Mineiro, o 2º maior de Minas Gerais e um dos mais importantes do interior do país. Possui uma cultura local rica, é destaque na economia e tem bons índices de qualidade de vida.

Neste post, você vai saber mais sobre a cidade e verificar por que cursar uma Universidade em Uberlândia. Acompanhe!

Quais são as vantagens de morar em Uberlândia?

Migrar para um local desconhecido não é nada fácil. Principalmente quando os objetivos envolvem crescimento e formação profissional. Se cursar uma Universidade em Uberlândia está nos seus planos, você precisa conhecer um pouco mais sobre o município.

Um município que não é superpopuloso, com clima agradável e boa qualidade de vida: são inúmeras as vantagens que a cidade proporciona.

Preparada para receber turistas, possui fácil acesso para importantes regiões do país e uma variedade de restaurantes e espaços de lazer. Sem contar a tradição cultural, com destaque para o artesanato, o teatro e a música.

Engana-se quem pensa que, por estar no interior, Uberlândia deixa a desejar na infraestrutura. O município oferece clínicas e hospitais bem próximos aos cidadãos, além de valores acessíveis quando o assunto é moradia e custo de vida.

E apesar do desenvolvimento, a atmosfera é tranquila. Uberlândia possui 4 milhões de metros quadrados de áreas protegidas pela legislação ambiental. Caminhar pelas ruas e parques da região é um dos privilégios que o cidadão pode desfrutar.

Crescimento profissional: Uberlândia é destaque econômico em MG

Uberlândia é um dos lugares que mais vêm crescendo e gerando empregos. De acordo com um levantamento feito pela Federação do Comércio, a cidade responde por cerca de 11,2% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais.

Portanto, é uma fonte de oportunidades, principalmente para quem trabalha com tecnologia. O município abriga um vasto polo de grandes empresas em expansão: é o 2º lugar no estado e 6º no Brasil em número de startups.

Nos últimos anos, foi criado um grande núcleo de novos negócios na região. De acordo com o último Censo do Ecossistema de Inovação de Uberlândia, realizado em 2017, 137 empresas estão inseridas em um contexto de inovação e empreendedorismo.

Conhecido como Uberhub, esse ecossistema une as startups à academia, prefeitura, grandes investidores e outras entidades, para fomentar novos negócios. Além disso, o município sedia o Cities, evento que promove a cultura empreendedora no Triângulo Mineiro.

Com isso, ao pesquisar sobre uma Universidade em Uberlândia, você vai notar que as instituições de ensino da região têm investido cada vez mais em cursos das áreas da inovação e tecnologia.

Outra boa notícia é o saldo positivo de empregos. Sobretudo no setor de serviços, seguido pela indústria de transformação, comércio e construção civil. A cidade é a que mais criou postos de trabalho em Minas Gerais no ano de 2017.

O custo de vida mais baixo, a localização em um ponto estratégico entre importantes centros — Belo Horizonte, São Paulo, Brasília e Goiânia — e outros aspectos enchem os olhos daqueles que buscam uma Universidade em Uberlândia e estão atrás dos primeiros passos de uma carreira promissora.

A importância de estudar em uma Universidade

Ao mudar para outra cidade, você está buscando um aprendizado completo, que faz com que você fique preparado para dominar os conhecimentos sobre determinada área e crescer como profissional, não é mesmo?

Nesse sentido, uma Universidade vai oferecer uma formação mais completa.

Diferentemente das faculdades e centros universitários, as Universidades precisam ter ao menos um terço dos professores com título de mestre ou doutor, sendo que a mesma proporção do corpo docente deve trabalhar em tempo integral nessas instituições.

Universidade em Uberlãndia - professores

Além disso, elas devem ter pelo menos 4 cursos de pós-graduação na modalidade stricto sensu — mestrado e doutorado —, sendo que ao menos um deles deve ser um doutorado.

Sendo assim, o aluno encontra uma formação que é baseada em três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Isso significa que os estudantes são estimulados a irem além do aprendizado em sala de aula, investigando as matérias mais a fundo e aplicando os conhecimentos em situações reais do mercado de trabalho.

A Uniube está inserida nesse cenário, já que cumpre todas as exigências do Ministério da Educação (MEC) e é reconhecida como Universidade.

Com dois campi em Uberlândia, a instituição tem mais de 70 anos de tradição e oferece cursos nas mais diversas áreas do conhecimento.

Quem estuda na instituição ainda pode participar de programas de benefícios, que oferecem oportunidades de desenvolvimento a milhares de alunos.

Utilidade pública

Para não se perder na nova cidade, confira alguns links úteis sobre serviços e atividades do município.

Será que é a hora de cursar uma Universidade em Uberlândia?

É preciso encontrar um lugar seguro e confortável, que ofereça possibilidades de crescimento.

Antes de decidir se mudar, pesquise bastante sobre a região para qual deseja ir. Procure saber quais são os pontos turísticos, atrações e curiosidades da região. Outros fatores importantes são a tradição universitária da cidade, gastos e custos do dia a dia e serviços de saúde.

Isso sem contar a Universidade. Pesquise sobre os cursos, a reputação, a localização. São pontos importantes da sua decisão de escolher um lugar para construir uma carreira.

Se você já tem a certeza de que Uberlândia é o seu destino, aqui vai mais uma informação que deve ser levada em consideração antes de fechar as malas: o município está preparado para receber você, com uma infraestrutura completa e Universidades de destaque.

Conclusão

Pensando em fazer as malas e cursar uma Universidade em Uberlândia?

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a conhecer mais sobre o município que é o 2º maior de Minas, tem boa qualidade de vida e oferece várias oportunidades.  

Com certeza, sua experiência no Triângulo Mineiro será riquíssima!

Se você quiser saber mais sobre a Uniube, acesse nosso site e conheça uma das principais Universidades da região.

Escrito por Letícia, da Uniube