Letícia, da Uniube - jul 26, 2018

7 aspectos para você entender a diferença entre faculdade e universidade

Uma das maiores dúvidas de estudantes que acabaram de sair do ensino médio é a diferença entre faculdade e Universidade.

Isso porque pouco se fala, durante o ensino básico, das particularidades de cada tipo de instituição.

O fato é que as duas possuem características que definem bem o dia a dia acadêmico do estudante e cada uma pode ser a ideal para determinados objetivos de carreira.

Conheça, neste artigo, quais as características que diferenciam uma faculdade de uma Universidade.

Faculdade e Universidade

Para começar, a faculdade é uma instituição de ensino focada em uma carreira, como Direito, Medicina ou cursos de uma área mais ampla de conhecimentos – como Engenharias ou Ciências da Saúde, por exemplo.

Inicialmente, todas as instituições de ensino superior são credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) como faculdades, para só depois conseguirem o status de centro universitário e Universidade.

Já a Universidade é uma instituição de ensino superior que pode reunir diversas faculdades e oferece uma gama bem maior de cursos em todas as áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Exatas, Biológicas e da Saúde).

É essencial que uma parte de seu corpo docente seja formado por mestres e doutores, o que não é obrigatório no caso das faculdades.

Confira, abaixo, esse e outros aspectos que marcam a diferença entre faculdade e Universidade.

Aspectos para entender a diferença entre faculdade e Universidade

1. Foco das carreiras

Universidade - Quanto ao foco de carreira, a Universidade é uma ótima opção na área de pesquisa.

Ou seja, se sua vontade é ir a fundo em uma das áreas de conhecimento e gerar novos saberes, a Universidade oferece estrutura e corpo docente capacitado para orientações fundamentais para a capacitação para o dia a dia acadêmico.

Faculdade - Já uma instituição de ensino credenciada como faculdade pode ser uma opção a se considerar se não houver interesse em seguir carreira na pesquisa.

O foco é capacitar estudantes para a vida profissional – objetivo que uma Universidade cumpre muito bem e com um caráter mais amplo.

2. Áreas do conhecimento

Universidade - As Universidades abrangem todas as áreas do conhecimento em suas diversas faculdades.

Desde Ciências Sociais Aplicadas (como cursos de Pedagogia e Psicologia), passando por Ciências Exatas (como Engenharia Civil, por exemplo) até Ciências da Saúde (Medicina, Odontologia etc.).

Faculdade - As faculdades costumam focar em poucas áreas do conhecimento e os cursos costumam se relacionar entre eles (Administração, Gestão de Recursos Humanos, Ciências Contábeis etc.).

3. Pesquisa e extensão

Universidade - É possível continuar os estudos após a obtenção do diploma de ensino superior sem precisar mudar de instituição de ensino.

Isso porque ela é obrigada a oferecer atividades de pesquisa, extensão e pós-graduação em diversas áreas do saber.

Para conseguir o registro de Universidade no MEC, é preciso ter pelo menos quatro programas de pós-graduação stricto sensu, sendo ao menos um deles de doutorado.

Faculdade - A diferença entre faculdade e Universidade, nesse caso, reside na ausência de obrigação de oferecer cursos de extensão ou pós-graduação em nível de especialização (lato sensu), mestrado e doutorado (stricto sensu).

4. Autonomia da instituição

Universidade - Tem autonomia para criação de novos cursos e os respectivos programas de ensino sem necessidade de aprovação do MEC.

Faculdade - Precisa de autorização do MEC para criar cursos e programas de ensino que serão ofertados na instituição.

5. Titulação dos professores

Universidade - O corpo docente deve ser formado por mestres e doutores, na proporção de pelo menos um terço do total.

Além disso, um terço desses professores precisa dedicar-se de maneira integral à instituição, algo que deve ser valorizado na hora de pensar na diferença entre faculdade e Universidade.

Faculdade - O corpo docente tem de ser formado por no mínimo um terço de especialistas (pós-graduação lato sensu). Não há obrigatoriedade de professores com dedicação de tempo integral.

6. Estrutura do campus

Universidade - Uma dos aspectos que mais chamam a atenção na diferença entre faculdade e Universidade: o campus universitário é bem grande para abrigar as diversas faculdades e suas bibliotecas.

Além de agências bancárias, refeitórios, setores administrativos etc.

As Universidades podem credenciar novos cursos e espaços fora da sede da instituição, desde que no mesmo Estado.

Faculdade - Como não oferece uma grande quantidade de cursos, sua estrutura é bem menor.

A questão do tamanho do campus é uma das coisas que mais chamam a atenção do estudante na hora de entender a diferença entre faculdade e Universidade.

7. Relação com a comunidade

Universidade - Deve atuar junto à sociedade com objetivo de atender demandas comunitárias como atendimento em clínicas médicas, odontológicas, hospital-escola, atendimento jurídico etc.

Os atendimentos são feitos pelos estudantes, sob supervisão dos docentes.

Faculdade - Pode atender a comunidade e ter aproximação com ela, mas não é obrigatório.

diferença entre faculdade e universidade

E os centros universitários?

Existe uma categoria intermediária que começa a marcar a diferença entre faculdade e Universidade: os Centros Universitários.

São instituições de ensino superior que abrangem mais áreas de conhecimento que a faculdade, mas não chegam ao porte de uma Universidade.

Um Centro Universitário tem autonomia para criar cursos e programas de ensino em sua sede e pode ser considerado um estágio pelo qual tem de passar uma faculdade para se transformar em uma Universidade.

As vantagens de estudar em uma Universidade

Uma Universidade é uma instituição de excelência. Isso porque ela precisou passar por uma série de exigências antes de obter seu registro e seu corpo docente é reconhecidamente muito bem qualificado.

Ao entender a diferença entre faculdade e Universidade, um aluno que opta pela segunda instituição tem toda a estrutura disponível para desenvolver suas capacidades.

Ou seja, vários professores dedicados exclusivamente ao ensino e outros tantos com uma grande bagagem profissional que pode ser absorvida pelo estudante.

Uma Universidade é completa, pois alia o ensino à pesquisa e conecta o aluno à realidade do mercado de trabalho ou da comunidade por meio dos atendimentos supervisionados.

A escolha do estabelecimento de ensino superior pode ser tão importante quanto a decisão do curso, especialmente quando o aluno almeja realizar atividades acadêmicas de pesquisa e extensão.

Dedique tempo em pesquisar sobre a qualidade do ensino e o conceito da instituição, e esteja certo de que ela viabiliza seus planos e desenvolvimento profissional.

A Uniube é uma Universidade completa, com cursos nas mais diversas áreas de conhecimento e com grande estrutura para os alunos desenvolverem suas capacidades e se destacarem em suas carreiras.

São 76 anos de tradição em ensino superior e diversos motivos que fazem a Uniube ser a primeira escolha de estudantes de várias regiões do estado e fora dele.

Continue focado em sua jornada de estudos para ter um futuro de sucesso!

Agora que você entendeu a diferença entre faculdade e Universidade, conheça nossa instituição! 👇

Quero conhecer a Uniube!

 

Escrito por Letícia, da Uniube