Letícia, da Uniube - jul 17, 2020

Como são as atividades práticas do Curso de Odontologia?

Desde o início do curso de Odontologia, os estudantes já têm contato com aulas de laboratório e atividades práticas. Elas são a base da formação, já que, além de um excelente conhecimento teórico, o profissional dentista também precisa ter maestria técnica para executar seu trabalho.

Mas o que é feito nessas atividades? Quais materiais de Odontologia são usados? Como o estudante recebe seus primeiros pacientes enquanto ainda está no curso?

Essas são dúvidas comuns que o vestibulando dessa área costuma ter. Por isso, explicaremos tudo sobre Odontologia e suas aulas práticas ao longo deste post. Confira!

Como é o curso de Odontologia?

Como falamos, o curso de Odontologia é composto por duas bases sólidas: as aulas teóricas e as aulas práticas. Dentro de sala de aula, o estudante aprende o que precisa saber sobre as principais atividades profissionais, em todos os níveis de atenção à saúde, utilizando as melhores e mais inovadoras tecnologias, além da simulação e discussões de casos clínicos, envolvendo todos os tipos de doenças bucais.

Nessas aulas, ele também tem contato com questionamentos éticos, novas tecnologias, principais tendências da área, bem como diversas discussões sobre a atuação profissional do cirurgião-dentista.

No curso de graduação oferecido pela Uniube (uma das melhores alternativas de formação em Odontologia em Uberaba), você encontra disciplinas como:

  • Anatomia e Escultura Dental;

  • Ciências Fisiológicas;

  • Farmacologia;

  • Legislação e Bioética;

  • Fisiologia do Sistema Estomatognático;

  • Patologia Geral e Imunologia;

  • Microbiologia e Parasitologia;

  • Cariologia;

  • Patologia e Semiologia Odontológica;

  • Saúde Bucal Coletiva.

Como você pode reparar, ao longo do curso, o estudante de Odontologia aprende tudo que envolve o processo de promoção de saúde. Além de entender o funcionamento de todo o sistema estomatognático (face, cavidade bucal, ossos, articulações, dentes, musculatura mastigatória, tecidos e pescoço).

Nas aulas do curso de Odontologia, você, estudante, aprende o que precisa para ter uma atuação profissional coerente e ética, capaz de promover saúde, realizando tratamentos e tomando ações preventivas nos diferentes casos que envolvem o cuidado bucal.

Um dos pontos positivos da Odontologia é que o conhecimento adquirido em sala de aula é utilizado no consultório. Nada é jogado fora. Assim, mesmo as disciplinas teóricas têm um viés prático que trabalha com estudos de caso e tomadas de decisão na atividade profissional.

Como são as aulas práticas na graduação de Odontologia?

Ao longo dos quatro (na formação integral) ou cinco (na formação no turno noturno) anos do curso de Odontologia, grande parte da carga horária é destinada às atividades práticas. Elas são divididas em dois grandes campos: as aulas em laboratório e os estágios, nos quais os estudantes atendem à comunidade.

odontologia

No primeiro caso, os alunos de Odontologia são levados para os laboratórios da Universidade para trabalhar com simuladores e manequins. Neles, são realizados procedimentos simulando o atendimento dos pacientes em todas as áreas da prática odontológica.

As aulas de laboratório dividem espaço com o conteúdo ministrado em sala de aula. Assim, parte da nota do aluno vem da prática e parte do entendimento da teoria.

Depois desse treino inicial que ajuda a aprimorar as habilidades do estudante e aumentar sua familiaridade com o material utilizado, chega a hora de entrar em contato com pacientes de verdade.

Por meio das atividades na clínica odontológica, os estudantes atendem a comunidade. A prática é acompanhada por professores que orientam e auxiliam nos procedimentos, diagnósticos e intervenções necessárias.

Com o passar do tempo, o estudante ganha mais confiança e passa a ser mais independente do professor para a execução dos planejamentos e tratamentos, mas mesmo assim sempre pode contar com a supervisão de seus docentes.

À medida que o Curso avança, os estágios supervisionados ficam mais complexos e a autonomia do bacharelando aumenta. Isso acontece progressivamente e podemos dizer que a atuação de um estudante de Odontologia nos últimos períodos é semelhante ao trabalho feito por um cirurgião-dentista em seu consultório particular.

Na Uniube, é possível ver essas atividades práticas nas seguintes disciplinas:

  • Estágio em Saúde Bucal Coletiva;

  • Fundamentos de Odontologia Restauradora;

  • Fundamentos de Prótese Removível;

  • Laboratório Pré-clínico de Periodontia;

  • Estágio em Clínica Odontológica Integrada;

  • Laboratório Pré-clínico de Cirurgia;

  • Laboratório Pré-clínico de Endodontia.

Quais materiais de Odontologia são exigidos no Curso?

Para estar pronto para essa alta carga de disciplinas teóricas, o estudante de Odontologia precisa ter seu próprio material. Isso gera bastante dúvida nos ingressantes do Curso, por isso separamos uma lista com alguns itens de proteção individual que você vai precisar ao longo da graduação.

Jaleco

O jaleco é a vestimenta clássica da área da saúde. Ele serve para proteger profissional e paciente. Na Odontologia, ele ajuda a evitar que respingos de fluidos bucais dos pacientes caiam no dentista.

Para isso, o jaleco (também conhecido como avental) deve ter mangas longas, proteger até abaixo do joelho do profissional e ser confortável, dando mobilidade para o estudante.

Máscara e óculos de proteção

Assim como o jaleco, máscara e óculos de proteção são fundamentais para proteger o estudante de possíveis agentes infecciosos e micro-organismos. Os óculos são feitos de acrílico e a máscara de proteção deve ser usada por, no máximo, duas horas.

Luvas

As luvas, da mesma forma que os demais itens apresentados até aqui, também servem para a proteção do estudante. Elas são divididas em três categorias:

  • luvas de borracha;

  • luvas de procedimento para esterilização de materiais e atendimento aos pacientes;

  • luvas cirúrgicas.

Com esses equipamentos de proteção individual, o estudante está pronto para fazer praticamente qualquer aula prática do curso de Odontologia. Ainda existem outros itens que podem ser necessários. Por isso as listas completas de instrumentais e materiais necessários, você terá no momento certo ao longo do curso.

Gostou das informações deste post? Então assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do nosso blog!

 

 

Escrito por Letícia, da Uniube