Letícia, da Uniube - jul 29, 2021

7 informações importantes sobre o curso de Engenharia Civil

Escolher o curso superior que deve fazer é uma das escolhas mais difíceis que os jovens  têm em suas mãos.

Essa é uma decisão importante e que vai impactar sua vida por vários anos (pode até mesmo definir a carreira que vai seguir por toda a vida).

Dentre tantas opções, o curso de Engenharia Civil é uma alternativa segura. Mas antes de tomar a decisão de ingressar ou não nessa área, é importante que você, estudante, conheça um pouco mais sobre ela.

Esse é o objetivo deste texto. Acompanhe!

curso de Engenharia Civil

1. O que é estudado no curso de Engenharia Civil?

O campo de estudo da Engenharia Civil compreende todas as etapas que envolvem a infraestrutura necessária para o bem-estar e desenvolvimento das sociedades.

Isso inclui a concepção de um projeto, a construção e a manutenção.

Para estar apto a trabalhar com tudo isso (o que é uma grande responsabilidade, já que qualquer erro pode colocar a vida de várias pessoas em perigo), o estudante de Engenharia Civil recebe uma sólida base de conhecimentos sobre:

  • Desenho Técnico;
  • Eletricidade;
  • Hidráulica;
  • Mecânica dos Solos;
  • Resistência dos Materiais;
  • Estruturas dos mais variados tipos de materiais.

Cada uma dessas áreas é explorada a fundo e o estudante passa a ser capaz de identificar pontos de atenção e medidas adequadas a serem tomadas em diferentes situações.

Apesar da grande carga de conteúdos teóricos, o bacharelado em Engenharia Civil tem um viés bastante prático e voltado para a atuação profissional.

Clique aqui para saber mais sobre!

2. Como são os estágios na Engenharia Civil?

A Engenharia Civil tem uma peculiaridade interessante: do trabalho mais simples ao mais complexo que o engenheiro civil vai executar, ele precisa conhecer a fundo todos os aspectos estudados ao longo da graduação.

Mesmo que ele vá dá apenas suporte à construção de uma ponte cuja fundação já esteja pronta, ele precisa entender de fundações para fazer os cálculos corretos da carga que será suportada por ela.

Isso faz com que todos os primeiros anos do curso sejam totalmente voltados para essas questões teóricas, as quais estão intimamente relacionadas com a prática profissional.

Exatamente por isso que o estágio supervisionado do curso de Engenharia Civil acontece apenas no último período.

O ponto positivo é que o estagiário de Engenharia Civil trabalha ao lado de o profissional formado e acaba executando boa parte das funções que assumirá assim que terminar sua graduação.

Então, o estágio acaba sendo uma experiência de trabalho mais “real”.

eBook - Engenharias

3. Qual é o perfil ideal do Engenheiro Civil?

Um dos pontos mais importantes para escolher o curso superior certo para você é olhar o perfil esperado do profissional nessa área.

O bacharel em Engenharia Civil que queira se destacar no mercado precisa ser uma pessoa com boa afinidade com números, um excelente pensamento estratégico e capaz de identificar padrões, encontrar erros e propor soluções, sempre de maneira prática e aplicável ao contexto.

Somado a isso, ele deve ter boa capacidade de gestão de pessoas, organização, foco e saber se posicionar.

O engenheiro civil constantemente é o líder que orienta e assume o controle dos trabalhos, mesmo nas situações mais difíceis.

A responsabilidade é outro diferencial que o engenheiro civil deve ter para que sua atuação profissional seja pautada na ética e preze pela segurança e bem-estar coletivo.

Em todas as etapas de seu trabalho, do projeto à construção, o bacharel em Engenharia Civil tem em suas mãos a vida dos trabalhadores e das pessoas que utilizarão a infraestrutura no futuro.

Se a minuciosidade e a metodicidade podem ser vistas negativamente em outros campos do conhecimento, na construção civil, e em outros campos de atuação do engenheiro civil, esses dois traços comportamentais são muito bem-vindos.

Ex-aluno da Uniube Assume a Vice-Presidência do CREA-MG: Um Exemplo de Sucesso

Diego Oliveira Rosa é um ex-aluno da Uniube e egresso da turma de Engenharia Civil de 2012.

O engenheiro civil alcançou uma nova conquista para a sua carreira e assumiu o cargo na vice-presidência do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG).

Diego foi também presidente da Associação de Engenheiros Agrônomos da Região (AREA) e empresário de construção civil em Araxá.

Ele comenta que representar os profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências no CREA é uma missão, e espera continuar contribuindo para o avanço da Engenharia mineira e nacional.

Diego afirma que ter tido o apoio do corpo docente da Uniube foi fundamental para a sua carreira e conta também que possui colegas de trabalho que participaram da sua formação acadêmica.

Segundo o gestor de Engenharia Civil, Luís César de Oliveira, a conquista de espaços e cargos importantes pelos ex-alunos reafirma a capacidade da Instituição de garantir a formação de profissionais competentes e responsáveis.

Para Luís César, o sucesso dos alunos reflete positivamente na reputação da Universidade e reforça a qualidade de ensino.

No dia 27 de fevereiro, Diego voltou à Uniube para compartilhar conhecimentos, seus desafios profissionais e promover um bate-papo com os alunos de Engenharia Civil.

Ele comenta que ter essa troca com os estudantes, pode servir como um grande incentivo aos futuros profissionais, principalmente para os calouros.

“Tenham como referência para a vida que nós podemos ser o que quisermos. Basta querer e se dedicar. Vale lembrar que o único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário, portanto, se esforcem e com certeza serão bem sucedidos", reforça Diego.

Clique aqui para ler a matéria completa.

4. Como está o mercado de trabalho da Engenharia Civil?

A Engenharia Civil é uma das áreas mais interessantes para quem busca uma profissão com grandes oportunidades no mercado.

Em primeiro lugar, a construção civil remunera de forma semelhante em praticamente todo o país, então, o profissional pode trabalhar em São Paulo ou no interior do Maranhão e ainda assim receber mais ou menos o mesmo salário.

Isso evita um dos problemas que a maioria das profissões enfrenta atualmente: a disputa por espaço nos grandes centros urbanos.

Somado a isso, a construção civil é uma área que não para de crescer.

Além do aumento de demanda por novas construções (o que acontece com certa frequência), sempre existem oportunidades para trabalhar com reparos e manutenções de infraestruturas em geral.

5. Em quais áreas o engenheiro civil pode trabalhar?

Hidráulica: O profissional dessa área atua realizando projetos em barragens, sistemas de irrigação e obras em regiões costeiras.

Para trabalhar nesse setor é preciso conhecer bem os fluídos das construções.

Saneamento: O engenheiro trabalha com obras relacionadas ao saneamento básico, conhecendo bem a água, esgoto e drenagem.

Rodovia e transporte: Essa área é relacionada com a manutenção e construção de estradas (ferrovias, rodovias, portos, entre outros).

Esse engenheiro também possui conhecimento de logística e de sistemas de tráfego, gerenciando as operações.

Cálculo Estrutural: Esse engenheiro trabalha junto com o engenheiro especialista em construção civil.

É uma área com foco no cálculo das medidas e materiais usados em cada projeto.

Geotecnia: As especialidades desse setor são as escavações e barragens, contenções, estudos sobre a mecânica do solo e obras hídricas.

Para completar, o engenheiro civil não precisa focar apenas na construção. Ele tem um espaço garantido em várias outras áreas, como:

  • Administração (o curso de Engenharia Civil tem boas bases de gestão);
  • Finanças (a afinidade com números permite que o engenheiro civil trabalhe em instituições financeiras);
  • Consultoria;
  • dentre várias outras.

Basta pensarmos da seguinte maneira: esse profissional é crítico, tem afinidade com números, boa capacidade de análise e conhecimentos de administração.

Com essas competências ele consegue ter os requisitos para ingressar em diversas vagas disponíveis no mercado.

Sendo várias delas excelentes opções de carreira (como a consultoria empresarial focada em processos ou na gestão de matérias-primas, por exemplo).

6. Quais são a diferenças entre Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo?

As principais diferenças entre essas áreas estão nos seus focos e objetivos. Confira algumas das suas abordagens distintas:

Engenharia Civil

Objetivo principal: Concentra-se na construção e manutenção de infraestruturas e projetos físicos voltados para a engenharia.

Segurança e funcionalidade: Os engenheiros formados em engenharia civil trabalham voltados para a segurança, agregando funcionalidade às estruturas de edifícios, estradas, pontes, entre outros.

Princípios da Engenharia: A Engenharia Civil utiliza os princípios da física, matemática e de outras ciências para projetar e desenvolver a segurança das estruturas.

Arquitetura e Urbanismo

Objetivo principal: Concentram-se na estética dos ambientes, sendo eles paisagens urbanas e edifícios.

São focados no design dos espaços, considerando aspectos culturais e sociais.

Planejamento: Os arquitetos urbanos planejam o design de cidades e bairros, pensando na melhoria da qualidade de vida da sociedade.

7. Porque a Uniube é a melhor alternativa de Engenharia Civil em Minas Gerais?

A Uniube é uma Instituição de Ensino Superior que conta com a excelência em cada uma de suas ações.

Oferecemos para nossos estudantes um ambiente completo, com infraestrutura de ponta e professores altamente capacitados.

Na página de cada um de nossos cursos, você pode conferir não só a grade curricular de cada disciplina, mas também tem acesso ao Currículo Lattes de nossos docentes.

Além disso, a estrutura do curso de Engenharia Civil foi cuidadosamente pensada para que você, estudante, tire o maior proveito da sua formação e use todos os recursos que disponibilizamos para melhorar sua qualidade de ensino.

Agora que você sabe tudo sobre a Engenharia Civil e entendeu que a Uniube é a sua melhor opção, é hora de se preparar para ingressar no Ensino Superior.

Para te ajudar nesse processo, criamos um e-book completo com todas as informações sobre as diferentes Engenharias. Confira!

Nova call to action

Venha ser um estudante de Engenharia Civil!

Escrito por Letícia, da Uniube