A Publicidade e Propaganda é uma área da comunicação que envolve a utilização de estratégias para promover uma marca ou um produto.
O objetivo desse curso é desenvolver habilidades criativas nos estudantes para a comunicação clara e atração do público-alvo.
Essa graduação estimula a criação de campanhas publicitárias, pesquisa de mercado, planejamento de mídia e produção prática audiovisual.
Após a conclusão, os alunos formados podem trabalhar em veículos de comunicação, agências de publicidade, entre outros.
Se você está curioso sobre a área onde as ideias são transformadas em estratégias, leia este artigo e descubra cinco curiosidades sobre a Publicidade e Propaganda.
Confira!
Como é o curso de Publicidade e Propaganda?
O curso de Publicidade e Propaganda apresenta as etapas do trabalho de atendimento, planejamento, criação, design e produção para diferentes meios de mídia.
O projeto da graduação foca no estudo da interação do público com as ações estratégicas de campanhas.
A duração dessa formação é geralmente de quatro anos, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades particulares também.
Leia também: Como a Publicidade e Propaganda é fundamental na sociedade?
O que se estuda em Publicidade e Propaganda?
A faculdade de Publicidade e Propaganda estuda técnicas de promoção de serviços por meio de estratégias de marketing e produção visual e textual.
Uma das áreas fundamentais deste curso é a pesquisa de mercado, onde os alunos são ensinados a analisar dados para identificar o público-alvo e as necessidades.
Os estudantes aprendem a desenvolverem estratégias de comunicação personalizadas e a criarem ideias inovadoras que se destaquem no mercado.
Na área de marketing digital, os alunos compreendem as últimas tendências e ferramentas utilizadas na publicidade.
Eles desenvolvem habilidades para o gerenciamento das mídias sociais, explorando o potencial do mundo online e da tecnologia.
Ao longo do curso, existem projetos práticos que permitem que o aluno esteja em contato com experiências e desafios reais.
Grade curricular de Publicidade e Propaganda
Os conteúdos da grade curricular do curso de Publicidade e Propaganda envolve temas relacionados ao campo da Comunicação Social. Conheça alguns:
Quais são as funções do profissional de Publicidade e Propaganda?
O publicitário busca fortalecer a imagem de marcas e serviços, criando campanhas para promover os produtos e ideias.
Esse profissional cuida de toda a imagem das empresas, incluindo desde logotipo até propagandas na mídia.
O publicitário pode atuar em diversas áreas dentro da Publicidade. Confira algumas, a seguir:
Áreas de atuação para a Publicidade e Propaganda
Entre as principais áreas de atuação desse campo profissional, estão:
Eventos: planejamento e execução de eventos promocionais para a divulgação da marca.
Agências de publicidade: criação e gestão de campanhas para diferentes marcas.
Pesquisa de mercado: análises de comportamentos do consumidor para a orientação de estratégias.
Marketing digital: desenvolvimento do marketing em plataformas digitais e redes sociais.
Redação publicitária: criação de textos e frases persuasivas e criativas para anúncios.
Produção audiovisual: desenvolvimento de conteúdos audiovisuais para as campanhas, englobando vídeos e comerciais.
Branding: gestão e criação da identidade visual de uma marca.
Mercado de trabalho para a área de Publicidade e Propaganda
O mercado de trabalho para essa área é dinâmico e oferece oportunidades em diferentes setores de atuação.
A empregabilidade está em constante evolução, refletindo as mudanças tecnológicas.
A ascensão das redes sociais e as plataformas digitais aumentaram as oportunidades de trabalho nessa área.
Entretanto, a concorrência é intensa. Por isso, é importante que o profissional se mantenha atualizado e desenvolvendo constantemente novas habilidades.
Desafios da Publicidade e Propaganda: publicitário pela Uniube compartilha rotina ao atuar no mercado publicitário em Londres
Alexandre Vaz, ex-aluno e graduado em Publicidade e Propaganda pela Uniube, vive os desafios da profissão em Londres, na Inglaterra.
Alexandre morava em Sacramento, e mesmo com a rotina puxada, o período da graduação foi crucial para que ele pudesse chegar até onde está hoje.
O publicitário conta que é grato por esse período que moldou o profissional que é hoje, e afirma que viajar para o exterior parecia uma realidade distante.
“Durante a graduação, os projetos que nos conectavam com empresas reais foram fundamentais para cultivar minha paixão pela área, vendo minhas ideias ganharem vida e trazerem resultados, com suporte integral do corpo acadêmico”, comenta.
Alexandre chegou em Londres em 2018, após passar pelo Canadá e Itália, captando clientes ao longo desse caminho.
Ele trabalha com posicionamento de marcas, com foco em estratégias de branding para empresas no Brasil e na Europa.
"Além do idioma, enfrento a barreira cultural, que precisa ser compreendida e estudada para uma comunicação eficaz com públicos específicos", compartilha.
O publicitário deixa um conselho para os novos alunos de Publicidade e Propaganda: "Sugiro buscar experiências práticas desde cedo, conectar-se com profissionais da área e manter-se abertos às mudanças do mercado. A criatividade brasileira é valiosa, mas é fundamental adaptar-se às novas demandas", pontua.
Clique aqui para ler a matéria completa!
5 curiosidades sobre a Publicidade e Propaganda
Depois de conhecer algumas informações sobre a graduação em Publicidade e Propaganda, descubra a seguir, cinco curiosidades sobre essa área da comunicação:
1. História Antiga
Acredita-se que as primeiras formas de publicidade tenham sido registradas no Egito, com a utilização de placas e papiros para promover eventos.
Com a Revolução Industrial e o aumento das cidades, a publicidade começou a se profissionalizar e as primeiras agências foram criadas.
No século XX, essa área teve uma significativa expansão e se tornou parte essencial das estratégias de marketing das empresas.
2. Publicidade e sua relação com a Psicologia
A Publicidade e a Psicologia estão diretamente interligadas, afinal, os fundamentos da Psicologia são fundamentais para entender e influenciar os comportamentos dos consumidores.
A Psicologia explora como as emoções influenciam a decisão de compra, ajudando a identificar quais grupos são mais receptivos a diferentes tipos de mensagem.
Na área do Design, os elementos visuais e cores também são moldados por princípios psicológicos.
3. História do curso
No início do século XX não haviam formações destinadas à Publicidade, mas as práticas já eram consolidadas por meio de experiências no setor.
Na década de 1950, a necessidade dessa formação acadêmica se tornou mais evidente, começando a surgir a criação de programas de estudos focando na profissionalização dessa área.
O curso de Publicidade começou a ser oferecido pelas universidades no Brasil, a partir de 1960. O primeiro curso dessa área foi disponibilizado em São Paulo.
Na atualidade com o avanço da era digital, os cursos de Publicidade e Propaganda são bastante abrangentes e multidisciplinares.
4. Perspectivas internacionais
Com a globalização, as marcas buscam criar campanhas universais, com o objetivo de serem aplicadas em diversos tipos de mercados.
A Publicidade e Propaganda têm uma perspectiva internacional bastante diversificada, influenciada pela internet e o aumento do uso das tecnologias.
Portanto, a empregabilidade nesta área no exterior pode render diversas oportunidades de trabalho.
Existem desafios que envolvem a adaptabilidade, mas a capacidade de trabalhar em contextos multiculturais é fundamental para a carreira de sucesso no cenário global.
5. Ética e responsabilidade na Publicidade
Uma das matérias previstas na graduação em Publicidade é sobre a ética e responsabilidade social envolvendo essa área.
Esse conteúdo reflete a necessidade de práticas que respeitem os direitos dos consumidores e a sociedade em geral.
A ética exige que as mensagens sejam verídicas e a privacidade de dados dos consumidores sejam respeitados.
As campanhas publicitárias devem incentivar comportamentos positivos e responsáveis, respeitando os diversos grupos de público.
Os desafios desse meio, incluem o equilíbrio entre os princípios éticos e as demandas comerciais.
Assim, essa graduação busca ensinar como construir a reputação positiva das marcas, utilizando a ética e a responsabilidade.
Forme-se em Publicidade e Propaganda pela Uniube
Graduação a distância
Na Uniube, o curso de Publicidade e Propaganda é oferecido na modalidade EAD e semipresencial.
A flexibilidade e a acessibilidade são pontos a favor desse tipo de ensino, afinal, além de gastos reduzidos, a EAD também permite conciliar a rotina conforme as necessidades.
Saiba mais: Tudo o que você precisa saber sobre os cursos EAD da Uniube
Ao optar pela graduação na Uniube, o aluno conta com suporte e tutoria especializada, formada por um corpo docente qualificado, além de uma série de outras vantagens.
Não perca a chance de se tornar um profissional capacitado, acesse o site para obter mais informações e dê início à sua carreira com a educação qualificada da Uniube!