Letícia, da Uniube - mar 19, 2019

7 opções de trabalho para os formados no curso de Marketing

Quem conclui o curso de Marketing encontra diversas oportunidades de trabalho. Essa carreira pode ser associada às áreas de Comunicação ou Administração e tem conquistado cada vez mais adeptos, devido à sua versatilidade.

A graduação em Marketing tem duração de 2 anos e é requisito para trabalhar no setor. Há inúmeras vagas de emprego para quem possui capacitação técnica e sede por inovação.

Neste artigo, você vai conhecer quais são as possibilidades para os formados na área e entender quais as habilidades exigidas pelo mercado de trabalho. Acompanhe!

Competências necessárias

Normalmente, quando se fala no curso de Marketing, a primeira competência mencionada é a criatividade. Contudo, a facilidade em inovar deixou de ser o único diferencial da área.

Espera-se que os profissionais de Marketing sejam comprometidos com a entrega de resultados e com a apresentação de dados mensuráveis. A capacidade analítica e a rapidez na tomada de decisões tornaram-se duas competências essenciais nesse mercado.

Segundo o último relatório anual State of Marketing, divulgado pela Salesforce em 2018, 62% dos entrevistados brasileiros acreditam que os departamentos de marketing estão cada vez mais alinhados às outras áreas.

Os dados revelam que o compartilhamento de métricas e objetivos dentro dos negócios já é realidade para empresas que desejam aumentar seus lucros.

Portanto, quem quer trabalhar nesse setor deve ter flexibilidade para lidar com as constantes mudanças do mercado e da tecnologia.

Ter interesse constante por qualificação profissional é essencial, já que a maneira com que os consumidores se relacionam com as marcas está em crescente transformação.

Mercado de trabalho para formados no curso de Marketing

Com tantas mudanças acontecendo na economia, não é de se espantar que essa carreira esteja aquecida. Ter um setor estruturado de Marketing deixou de ser um diferencial para as empresas e já é uma necessidade para que elas sigam operando.

Como já dissemos anteriormente, a relação entre clientes e instituições públicas e privadas está em constante transformação. Por isso, os profissionais da área estão cada vez mais valorizados, com grande índice de empregabilidade.

Veja, a seguir, quais são as principais oportunidades para quem conclui o curso de Marketing.

1) Marketing digital

De acordo com a consultoria de carreiras Robert Half, essa é uma das áreas mais fortes do Marketing.

Estudantes que têm afinidade com a tecnologia podem se dar muito bem nesse setor. Além de inúmeras vagas para quem deseja trabalhar com o gerenciamento de redes sociais, há, ainda, oportunidades que exigem conhecimentos mais avançados, em Big Data e gestão de aplicativos mobile, por exemplo.

O grande número de negócios inovadores no Brasil, popularmente conhecidos como startups, abriu espaço para novas práticas de Marketing. Estratégias como Inbound Marketing e Business Inteligence (BI) exigem capacitação técnica específica e já são realidade nos escritórios brasileiros.

Caso você tenha interesse em trabalhar nesse ramo, tenha em mente que terminar a graduação é só o primeiro passo. A sede pelo conhecimento é um imperativo para aumentar as chances de ter sucesso na área.

2) Neuromarketing

Essa vertente une ciência e conhecimento. Formados no curso de Marketing com perfil investigativo são os que mais têm aptidão para o setor.

O Neuromarketing é o estudo científico das reações dos consumidores frente aos estímulos publicitários. Várias técnicas são aplicadas, para entender como o cliente se comporta em determinadas situações.

O objetivo é tornar a experiência dos usuários com a marca mais memorável e agradável.

Algumas das empresas que mais empregam profissionais da área são as lojas virtuais, que desejam tornar seus sites mais atrativos para navegação. A otimização das páginas atrai mais visitantes e, consequentemente, aumenta o número de vendas.

3) Analista de marketing

O cargo de analista é um dos mais comuns para quem é formado pelo curso de Marketing. Esta vaga é ampla e responsável por colocar em prática as táticas de atração e retenção, que são definidas pelo setor.

O analista de Marketing pode atuar em empresas de diferentes portes e, até mesmo, em instituições sem fins lucrativos.

Ele é responsável pelo planejamento de ações para divulgação de produtos e serviços, envio de newsletters, desenvolvimento de campanhas online e monitoramento da reputação da marca, em diferentes meios de comunicação.

4) Endomarketing

Essa é a oportunidade ideal para graduados no curso de Marketing que desejam trabalhar com o público interno das organizações.

O endomarketing está fortemente atrelado ao setor de Recursos Humanos. Atua criando campanhas para aumentar o engajamento dos funcionários com os propósitos da empresa, além de diminuir o índice de faltas e de perda de funcionários.

Entre suas principais atividades, destacam-se a construção de jornais murais, redação de comunicados internos e desenvolvimento de campanhas motivacionais.

Curso de Marketing - consultoria

5) Consultoria

O curso de Marketing abre oportunidades também para quem deseja empreender na área.

Tornar-se especialista no mercado permitirá que você trabalhe dando diagnósticos para outras empresas. Essa é uma carreira que exige capacidade de observação e pensamento crítico para identificar gargalos, otimizar gastos e alcançar resultados.

O trabalho do consultor consiste em uma prestação de serviços, geralmente com período determinado. Portanto, é preciso ter um bom networking para manter-se ativo no mercado.

6) Marketing de relacionamento

Outra tendência do ramo é a expansão do setor de Marketing de relacionamento. A cada dia, as empresas estão percebendo que é preciso mudar a forma de contato com os consumidores, para transformar a compra em uma experiência única.

O profissional dessa área é responsável por entender a jornada de compra do consumidor e torná-la especial, em todos os meios de contato.

Essa atuação é própria para quem tem facilidade de comunicação, gosta de resolver problemas e é proativo. Espera-se que, ao final do curso de Marketing, o egresso seja capaz de desenvolver estratégias criativas para encantar clientes, do pré ao pós-venda.

7) Desenvolvedor de novos produtos e serviços

Graduados no curso de Marketing têm capacidade de estudar tendências e criar novos projetos. Por isso, uma das atribuições da área consiste no desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Esse profissional identifica as necessidades dos clientes e, a partir disso, propõe novos modelos de negócio ou inovações incrementais à empresa.

Curso de Marketing: várias opções para o profissional da área

Esperamos que você tenha gostado das possibilidades que o curso de Marketing oferece. Certamente, uma delas tem a ver com você!

Quer construir a sua carreira neste setor? Acesse o nosso site e saiba mais sobre o a graduação em Marketing EAD da Uniube.

Escrito por Letícia, da Uniube