Letícia, da Uniube - jul 8, 2021

5 curiosidades do curso de Ciências Biológicas a distância

Você está procurando um curso de licenciatura que combine com seu perfil e ainda está em dúvida sobre qual área vale a pena se dedicar nos próximos anos?

Bom, se você gostava dos conteúdos das aulas de Ciências e Biologia na Educação Básica, o curso de licenciatura em Ciências Biológicas talvez seja a melhor escolha.

Neste texto, vamos falar um pouco sobre várias curiosidades dessa formação acadêmica que você precisa conhecer. Leia com bastante atenção para ver se é isso que procura para seu futuro.

Vamos lá?

Ciências Biológicas a distância

1. O que é estudado na graduação em Ciências Biológicas e o que faz?

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pretende promover o ensino e a geração de conhecimento.

Formando um profissional compromissado com uma sociedade justa, envolvido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões para atuar na educação fundamental e média com competência para: 

  • estimular o conjunto das capacidades humanas no âmbito das dimensões cognitivas, sociais, afetivas, expressivas e comunicativas, entendendo como todas elas interferem na formação e vivência sociocultural própria de cada ciclo de formação dos educandos; 
  • relacionar os conteúdos dos campos de saber e das áreas específicas de conhecimento aos fatos significativos da vida do aluno;
  • refletir sobre a sua prática e propor transformações no contexto em que atua; fazer escolhas pedagógicas considerando os ciclos de desenvolvimento e a diversidade humana, de acordo com pressupostos políticos, éticos, estéticos e epistemológicos coerentes;
  • atuar em diferentes contextos da prática profissional, participando coletiva e cooperativamente do planejamento, do desenvolvimento e da avaliação da prática pedagógica, e organizar o espaço pedagógico de forma justa, solidária e responsável.

Em decorrência dessa realidade...

Pretende-se que o licenciado possua concepção profissional generalista.

As disciplinas curriculares estão em sintonia com as Atividades Complementares e permitem conjugar flexibilidade curricular e formação do licenciado.

Como atividades de formação e integração dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, temos a Prática Pedagógica, o Estágio Supervisionado e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Ainda no que diz respeito à Ciências Biológicas…

O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas tem por objetivo estudar tudo o que diz respeito aos seres vivos e suas relações/interações com o meio ambiente.

É um campo de estudo instigante e fascinante! Durante a graduação, os alunos fazem uma verdadeira expedição para desvendar os mistérios dos ciclos da vida.

Algumas das disciplinas ministradas estudadas ao longo da formação acadêmica são:

  • Anatomia e Fisiologia Comparada;
  • Biologia Celular;
  • Botânica;
  • Ecologia Geral e Educação Ambiental;
  • Genética;
  • Zoologia.

2. Como é o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a distância na Uniube?

É uma modalidade de ensino na qual o estudante tem mais autonomia e um AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) atualizado, com vários recursos metodológicos.

As provas e as práticas laboratoriais são realizadas presencialmente nos polos EAD.

No EAD, as aulas são gravadas e você pode revisá-las sempre que precisar.

Além disso, cursos mais estruturados, como os oferecidos pela Uniube, contam com uma equipe de tutores que acompanham seu aprendizado e os módulos de estudos.

As disciplinas do curso de Ciências Biológicas nas modalidades presencial e a distância são as mesmas, a única real diferença é o canal pelo qual os estudantes têm suas aulas.

Entretanto, o EAD tem algumas vantagens, como:

  • economia de tempo (você não precisa se deslocar até a faculdade todos os dias);
  • flexibilidade (o estudante acessa as aulas quando e onde ele quiser);
  • plataforma virtual completa e pensada para melhorar a permitir a aprendizagem do aluno;
  • material didático disponibilizado online.

Licenciatura em Ciências Biológicas

3. Licenciatura em Ciências Biológicas pode trabalhar em quê?

O egresso do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Uniube será um profissional diferenciado.

Pois será capaz de atuar na docência de Ciências e Biologia para o Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Comprometido com o pleno desenvolvimento humano e com a capacidade crítica para compreender, de forma contextualizada, os elementos que caracterizam a ação educativa.

Preparando-se para o ensino e a pesquisa em Ciências Biológicas e áreas afins.

4. O diploma do curso de Ciências Biológicas a distância é aceito no mercado de trabalho?

Uma das principais dúvidas que os estudantes têm em relação à formação na modalidade a distância é sobre a validade do diploma emitido.

Será que ele é aceito no mercado de trabalho da mesma maneira que aquele conquistado em uma graduação presencial?

A resposta é sim!

De acordo com o Ministério da Educação, seja na graduação presencial, seja no EAD, o diploma tem a mesma validade, desde que a Instituição de Ensino e a formação estejam de acordo com as determinações do MEC.

A grande diferença entre fazer um curso presencial e a distância é o canal utilizado pelo estudante para ter acesso às aulas e realizar os seus estudos.

5. Por que fazer uma graduação em Ciências Biológicas EAD?

Depois de falarmos sobre tantos pontos dessa graduação, fica uma dúvida. Será que vale a pena fazer um curso de Ciências Biológicas a distância? Não é melhor optar pela tradicional formação presencial?

Isso vai depender do perfil de cada estudante.

O EAD já é uma das grandes forças da educação e a tendência é que continue assim.

Graças à praticidade e às constantes melhorias que essa alternativa oferece, ele é, sim, uma boa opção para qualquer pessoa que queira estudar.

Há alguns anos, até poderíamos falar que a formação a distância era uma maneira de possibilitar o acesso para quem não tinha Instituições de Ensino Superior (IES) em sua região.

Mas esse modelo de ensino, hoje, já está avançado, contando com plataformas digitais completas e interativas, tutores especialistas com formações em diversas áreas do conhecimento, salas de debate e atividades virtuais.

Ele se tornou uma alternativa realmente interessante até mesmo em locais que disponibilizam uma vasta rede de IES.

Então, a dúvida é: você, estudante, prefere ter uma economia de tempo e mais liberdade no seu dia a dia ou uma sala de aula com a presença de seus colegas e do professor para ministrar a matéria é algo do qual não dá para abrir mão?

Pense nisso e depois responda a essa pergunta com cuidado.

Agora que você já sabe o que faz o profissional licenciado em Ciências Biológicas e já descobriu que o EAD é uma alternativa para sua formação, que tal saber um pouco mais sobre isso?

Leia nosso post sobre as principais diferenças entre ensino presencial e EAD e saiba tudo sobre o assunto!

Entenda as principais diferenças  entre ensino presencial e EAD

Escrito por Letícia, da Uniube