Letícia, da Uniube - abr 2, 2019

Como aproveitar uma pós-graduação EAD ao máximo

A pós-graduação EAD tem ganhado cada vez mais adeptos no Brasil.

A modalidade atrai quem está interessado em se tornar especialista em uma área, mesmo sem ter disponibilidade para comparecer presencialmente à sala de aula.

De acordo com o último Censo da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), 35.710 alunos estavam matriculados em cursos de pós-graduação lato sensu EAD, em 2017.

O número de inscritos é crescente, já que o diploma do curso EAD tem a mesma validade do conquistado presencialmente.

Concluir a especialização pode levar a sua carreira a um novo patamar. Segundo um estudo da Catho, profissionais em cargos de coordenação podem receber aumento de até 53,7% após o término do curso.

Se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens de um curso de pós-graduação EAD, confira o post de hoje. Vamos ajudar você a aproveitar seus estudos ao máximo!

O que esperar de uma pós-graduação EAD

Antes de mais nada, é preciso alinhar as expectativas em relação aos cursos de pós-graduação EAD.

Assim como acontece com os cursos presenciais, as turmas a distância também são regulamentadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Verifique se a instituição de ensino que você está pesquisando é credenciada no MEC, para ter certeza que o seu diploma terá validade.

Os cursos de Pós EAD mesclam aulas e provas online com avaliação final presencial.

Tenha em mente que é preciso disciplina e organização para estudar de onde você estiver, evitando procrastinar as atividades.

Se, por um lado, você não terá contato presencial constante com alunos e professores, por outro, terá a comodidade de fazer a sua própria rotina de estudos.

Essa é a opção ideal para quem precisa conciliar viagens de trabalho e o curso de pós-graduação, por exemplo.

Basta ter um computador e acesso à internet para cumprir as atividades. O maior benefício de uma pós-graduação a distância é a possibilidade de evoluir no seu ritmo.

8 dicas para aproveitar a pós-graduação EAD

A seguir, você vai ver alguns hábitos que potencializarão sua experiência na pós-graduação EAD. Coloque todos em prática para ter sucesso no curso!

1. Vá além das disciplinas obrigatórias

A grade curricular de uma pós-graduação é apenas um norte de aprendizagem para o aluno. Nela, são listadas as matérias obrigatórias para a conclusão do curso.

Nada impede que você estude disciplinas extracurriculares. Essa prática é, inclusive, recomendada e bem-vista pelo mercado de trabalho.

Seja curioso e busque entender quais são as outras matérias que vão complementar o seu desenvolvimento técnico.

2. Leia referências complementares

A bibliografia básica de uma disciplina é apenas um estímulo inicial para que o aluno aprenda o conteúdo.

É corriqueiro que os professores passem uma lista de referências complementares em relação ao que está sendo estudado.

Crie o hábito de ler além do que é solicitado. Converse com os professores, busque novas obras e faça pesquisas sobre os temas do seu interesse.

Quanto mais você se aprofundar no entendimento de um assunto, maior será sua capacidade de compreensão global da área e de inovação.

Além disso, entender a fundo um determinado tema irá ajudá-lo a ter maior repertório na hora de fazer o seu trabalho de conclusão do curso.

3. Explore recursos audiovisuais

Não importa onde você esteja. Cursar uma pós-graduação EAD dará flexibilidade para aprender em qualquer lugar do mundo!

Explorar todos os recursos audiovisuais tornará o seu aprendizado realmente efetivo.

Que tal aproveitar o horário de almoço para assistir à aula daquela disciplina? Ou quem sabe ler um e-book enquanto espera por uma consulta médica?

Aproveite todos os momentos para se preparar para as atividades do curso. Quando você está disposto a aprender, todos os recursos são válidos.

Pós-graduação EAD - vídeos

4. Estabeleça contato com a sua turma

Engana-se quem pensa que a pós à distância irá isolar o aluno da convivência com estudantes e professores. É possível estabelecer contato com a comunidade acadêmica, por meio dos fóruns on-line.

Seja proativo e crie laços com outras pessoas. Interaja nos grupos, mostre-se disposto a ajudar os colegas e estabeleça um bom relacionamento com professores e tutores.

Lembre-se de  que ter bons contatos profissionais é fundamental para prosperar na carreira.

Diversas oportunidades de emprego são preenchidas todos os dias com base em indicações, e não somente em processos seletivos amplos.

O marketing pessoal é o primeiro passo para uma vida profissional de sucesso.

5. Leve sua experiência para a sala de aula

Grande parte dos estudantes de pós-graduação EAD já trabalha e acumula experiências complementares às disciplinas. Aproveite o seu conhecimento prático, para interligá-lo à teoria.

Converse com professores e alunos sobre a sua experiência, promovendo um intercâmbio de aprendizado.

As suas vivências podem ser enriquecedoras para quem ainda não atua na área ou está buscando uma transição de carreira.

6. Aplique o que você aprendeu na prática

A especialização vai expandir os horizontes da sua prática profissional. É comum que, ao longo do curso, você tenha várias ideias para mudar a sua maneira de atuar.

Tire suas propostas do papel e desenvolva-as. Que tal aproveitar, por exemplo, o trabalho de conclusão de curso para desenvolver um novo projeto pessoal ou até mesmo empreender?

Aplicar o conhecimento na prática é uma boa oportunidade de reter o aprendizado. Você poderá até ser surpreendido com uma promoção ou um aumento salarial.

7. Invista na sua carreira

Normalmente, uma pós-graduação EAD exige um investimento menor. Por isso, você pode usar o dinheiro que economizou para fazer cursos de extensão que sejam complementares.

Imagine, por exemplo, que você está fazendo um MBA em Gestão de Projetos, área que exige conhecimento de alguns softwares específicos.

Você pode aproveitar o valor poupado para desenvolver essa habilidade em um curso específico e complementar o que está aprendendo em sala de aula.

Está interessado em fazer uma pós-graduação a distância? Conheça os cursos ofertados pela Uniube.

Conheça os cursos de Pós-Graduação!

Escrito por Letícia, da Uniube