Letícia, da Uniube - dez 11, 2018

Conheça as vantagens de uma pós-graduação a distância

O profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho precisa cada vez mais de conhecimento.

Especializações e outras qualificações são essenciais, mas a rotina agitada é um obstáculo para muitos que desejam continuar seus estudos.

É aí que entra a chance de cursar uma pós-graduação a distância.

Ainda existem muitos mitos sobre EAD, mas esta é uma opção de qualidade para quem não encontra as condições para um curso presencial.

O conteúdo não fica atrás do ensino tradicional — uma preocupação que persiste, mesmo que o mercado já tenha superado esse tipo de desconfiança.

Mais dúvidas? Vamos mostrar direitinho como funciona a pós-graduação a distância, as vantagens de um curso desse tipo e como se dar bem nas disciplinas.

Como funciona a pós-graduação a distância

Nos cursos de pós-graduação a distância, os conteúdos são disponibilizados online, em forma de videoaula e textos de suporte.

O aluno tem a flexibilidade de escolher a hora em que pode estudar, de acordo com os horários disponíveis no seu dia a dia.

As diferenças não são muitas em relação às pós-graduações presenciais.

A duração é a mesma: um mínimo de 360 horas para a pós-graduação lato sensu ser reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), a serem completadas entre um e dois anos.

O curso é dividido em etapas, com disciplinas pré-definidas, que são oferecidas em módulos separados e independentes.

Dessa forma, o aluno fica responsável por decidir a ordem em que vai completar cada uma delas, sempre observando o prazo permitido.

Falhar uma disciplina, por nota ou por perder os prazos, não impede que o aluno continue cursando outras dentro daquela etapa.

Porém, é preciso concluir todas elas antes de avançar para a etapa seguinte.

Algumas pós-graduações também terão encontros presenciais, especialmente aquelas que exigem laboratórios ou demais experiências práticas.

Para essas aulas, é necessário o comparecimento ao polo mais próximo do estudante. Mas fique tranquilo: as datas são divulgadas com antecedência.

O aluno precisa desenvolver um trabalho de conclusão de curso, realizado sob orientação dos professores responsáveis.

Este deverá ser apresentado ao final do curso, em um encontro presencial onde todos irão socializar os resultados.

Os concluintes também devem passar por uma prova, aplicada em um destes encontros presenciais.

A aprovação no curso depende do aluno atingir a nota mínima necessária tanto nessa prova quanto na avaliação do TCC.

Vantagens da pós-graduação a distância

Agora você já tem noção de como funciona uma pós-graduação a distância e de como ela se parece com um curso presencial.

Vale a pena lembrar que os diplomas e certificados de ambos têm a mesma validade, já que não há nenhuma identificação especial.

Isso é válido desde que, claro, a instituição seja reconhecida pelo MEC.

Pós-graduação a distância - vantagens

Para ajudar na sua escolha, mostraremos, a seguir, os pontos fortes dessa modalidade.

  • Flexibilidade: é a razão número 1 para quem encontra pouco tempo na rotina para se dedicar aos estudos. A EAD permite que você avance no seu ritmo, assistindo às aulas no momento mais conveniente do seu dia.
  • Mensalidade mais em conta: outra vantagem também importante é o melhor preço das mensalidades. Sem a necessidade de manter a mesma estrutura de uma classe presencial, a faculdade tem menos custos a repassar para os alunos.
  • Menos custos: o ensino a distância também tem outro reflexo positivo no seu bolso. Como a maior parte do tempo você estará estudando em casa, gastos com transporte e alimentação podem ser reduzidos. Materiais de suporte também são oferecidos online, eliminando as famosas cópias que tanto pesam no orçamento.
  • Acessibilidade: os recursos disponíveis nas plataformas de ensino online para os cursos a distância também têm esse ponto a favor. Os materiais pedagógicos, tanto em vídeo quanto em texto, permitem a utilização de tecnologias assistivas, capazes de ultrapassar barreiras para o aprendizado. Se a dificuldade é física, ou de locomoção, estudar em casa minimiza esse obstáculo.
  • Experiência profissional: trabalhar e estudar pode ser exaustivo, mas nada substitui a vivência real no mercado. Uma pós-graduação a distância pode ser a melhor chance de combinar essa realidade com o desejo de se qualificar ainda mais.
  • Oportunidade longe dos grandes centros: a principal dificuldade, muitas vezes, é a própria existência de um curso do tipo em determinadas regiões, o que forçaria o interessado a se mudar para alcançar este objetivo. A pós-graduação a distância pode resolver este problema. Com menos encontros presenciais, cresce a chance de transformar o que poderia ser apenas sonho em uma meta viável.

Dicas para se dar bem

Fazer uma pós-graduação a distância não tem nenhum segredo.

Você continua tendo que se dedicar às leituras e a todas as atividades desenvolvidas dentro e fora das aulas.

Afinal, os conteúdos continuam tão desafiantes quanto os da pós presencial.

Certas práticas, no entanto, podem significar uma experiência mais vantajosa.

  • Tenha uma rotina de estudos: um curso a distância oferece liberdade, mas isso não significa que você deve estudar de qualquer jeito. O mais indicado é montar um plano de estudos, considerando todas as suas responsabilidades e  certificando-se de cumpri-lo à risca.
  • Construa uma rede de contatos: uma das principais vantagens de uma pós-graduação é a chance de encontrar pessoas com interesses profissionais similares aos seus. Um curso a distância não significa que você perdeu esta oportunidade. Faça bom uso de fóruns e outras formas de comunicação com professores e colegas de turma para expandir a sua rede.
  • Dê prioridade à sua carreira: o maior objetivo de um curso de pós-graduação é aumentar suas chances no mercado de trabalho. Por isso, o mais interessante é pensar sempre em como aplicar os conhecimentos adquiridos ou os contatos estabelecidos em seu benefício.
  • Escolha o melhor curso para os seus objetivos: a própria escolha do curso — uma especialização ou MBA — já é um passo neste sentido. Defina suas metas e busque a pós-graduação que melhor atenda a elas.

Conheça alguns cursos de pós-graduação a distância da Uniube

Especialização em Educação Especial

Clique aqui para se inscrever!

Objetivo: Capacitar o profissional a promover o ensino e aprendizagem voltados para os alunos com necessidades especiais.

Busca tornar o especialista capaz de planejar estratégias de ensino, criar materiais e pedagogias específicas, comunicar-se através de Libras e Braille, entre outros.

Esse curso é ofertado pela Uniube, de forma 100% remota.

Leia também: Você conhece a especialização em educação especial? Saiba tudo!

Especialização em Direito Constitucional

Clique aqui para se inscrever!

Objetivo: Propor estudos sobre a área Constitucional, especializando os estudantes para as aplicações do Direito Constitucional nas áreas do Direito.

Promove a compreensão da adaptação das normas à realidade.

Leia também: Pós-graduação em direito: conheça 13 possibilidades

Especialização em Fisioterapia do Trabalho

Clique aqui para se inscrever!

Objetivo: Capacitar os participantes a entenderem sobre a prevenção de lesões ocupacionais e promover qualidade de vida no ambiente de trabalho.

É destinado aos Fisioterapeutas que buscam implementar programas de promoção da saúde, identificar riscos ergonômicos e contribuir para o bem-estar dos colaboradores.

Especialização em Inteligência Emocional

Clique aqui para se inscrever!

Objetivo: Capacitar os profissionais na temática de lidar melhor com as próprias emoções e reconhecer as emoções alheias, influenciando positivamente as relações sociais.

Dispõe a especialização a partir de assuntos como: inteligência emocional no trabalho e na vida, por meio da Psicologia Positiva.

Leia também: Especialização em Inteligência Emocional. Saiba tudo!

Especialização em Psicologia

Clique aqui para se inscrever!

Objetivo: Propor acesso a conteúdos gerais da ciência psicológica, oferecendo aprendizagem sobre as principais funções psicológicas.

Além de disponibilizar contato com os campos de atuação e ferramentas utilizadas na área.

Leia também: Entenda o mercado de trabalho para quem faz Psicologia

O curso ideal para o seu futuro

Cursar uma pós-graduação a distância é uma oportunidade a mais para enriquecer seu currículo e abrir ainda mais portas.

A equivalência com os cursos presenciais significa que você não está abrindo mão de qualidade em troca da praticidade da EAD.

Conheça os cursos de pós-graduação a distância da Uniube e encontre exatamente o que você precisa para o seu futuro!

Venha conhecer a EAD Uniube!

Escrito por Letícia, da Uniube