Letícia, da Uniube - fev 6, 2019

Mestrado profissional: o que é e quais são as vantagens

Está pensando em fazer uma pós-graduação? Já ouviu falar sobre o mestrado profissional? A oferta desse tipo de curso nas instituições de ensino tem aumentado bastante nos últimos anos por diversos motivos.

Se você deseja investir na sua qualificação, vale a pena conhecer o perfil das pessoas que buscam o mestrado profissional e quais são as maiores vantagens da modalidade para a sua carreira. Acompanhe!

O que é o mestrado profissional?

O mestrado profissional é um tipo de pós-graduação stricto sensu, que tem como foco a capacitação de profissionais em diferentes áreas do conhecimento.

Visando atender às principais demandas do mercado de trabalho.

Para isso, os alunos estudam as temáticas mais relevantes para o seu campo de atuação, assim como os conceitos acadêmicos que podem ser colocados em prática no mercado.

Um dos motivos que fazem com que o mestrado profissional ganhe destaque está associado ao fato de os profissionais conseguirem se tornar mais competitivos dentro das organizações, nos setores público e privado.

E aumentar a sua produtividade e o desempenho das equipes em seu ambiente de trabalho.

Portanto, não é à toa que o número de mestrados profissionais triplicou no período de 2007 a 2017, de acordo com dados da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão regulamentador da pós-graduação stricto sensu no Brasil.

Para que novos cursos dessa modalidade sejam criados, algumas características precisam estar presentes.

Além de terem uma estrutura curricular baseada em conhecimento atualizado e em metodologias adequadas, as disciplinas devem ser ministradas sempre pensando na realidade profissional dos alunos.

Diante disso, mais do que ser qualificado, o quadro de docentes precisa ser formado por professores altamente reconhecidos em seus campos de atuação.

Como na maioria dos cursos de pós-graduação, ao final do mestrado profissional, os estudantes precisam apresentar um trabalho de conclusão.

Como o mestrado profissional é voltado à prática e ao dia a dia do mercado, geralmente, os trabalhos são relacionados a problemas reais.

Na maioria dos casos, a pesquisa é desenvolvida a partir de situações vivenciadas pelos alunos nas empresas em que atuam e estão alinhadas à finalidade do curso.

Mestrado profissional é diferente de mestrado acadêmico

Embora ambos os cursos sejam tipos de pós-graduação stricto sensu, há algumas diferenças entre os dois.

Enquanto o mestrado acadêmico costuma estar mais relacionado à pesquisa e ao ensino universitário, o mestrado profissional é menos teórico e mais voltado à realidade do mercado de trabalho.

A seguir, mostraremos algumas características que os diferenciam.

Experiência profissional

No caso do mestrado acadêmico, muitas pessoas começam o curso logo depois de concluírem a graduação.

Entretanto, quando se trata do mestrado profissional, o mais recomendado é que o aluno já tenha vivência no seu campo de atuação.

Dessa forma, o diálogo com os colegas e professores acaba sendo mais proveitoso, já que todos têm repertório e experiências para compartilhar com os demais.

Lecionar

Para grande parte das pessoas, o mestrado acadêmico é mais associado àqueles que desejam dar aulas em faculdades e Universidades.

Mas fique sabendo que não é bem assim, pois mesmo os formados em um mestrado profissional podem lecionar.

Essa formação é valorizada por muitas instituições de ensino, que demandam professores com maior foco no mercado.

Língua estrangeira

Outra característica que diferencia um curso do outro é que o mestrado acadêmico exige proficiência em inglês ou outra língua estrangeira.

No caso do mestrado profissional, não são todos os cursos que exigem conhecimento de outros idiomas.

Trabalho de conclusão

No mestrado acadêmico, o trabalho final deve ser apresentado em formato de dissertação.

Já no mestrado profissional, o aluno também pode entregar um projeto ou estudo de caso, além de outros tipos que variam conforme a área de conhecimento do curso e dos critérios da Universidade.

Mestrado profissional - palestra

Conheça as principais vantagens do mestrado profissional

Alto nível de qualificação

Muitas empresas têm dificuldade de encontrar profissionais qualificados para desempenhar determinadas funções.

Quando se trata da necessidade de treinamento e capacitação, o mestrado profissional garante os conhecimentos adequados para atender ao processo produtivo das organizações por meio de uma visão mais estratégica, que une teoria e prática.

Aplicação de conhecimentos científicos

Uma das maiores vantagens do mestrado profissional é que os alunos aprendem a aplicar os conhecimentos acadêmicos na geração de soluções para o mercado de trabalho.

Isso permite que as empresas tenham uma gestão de maior qualidade.

Em vez de tomarem decisões e estratégias com base na intuição ou na opinião de gestores, elas podem ser tomadas de acordo com métodos científicos, levando a empresa a atingir resultados bem mais satisfatórios.

Melhores oportunidades de emprego

Uma formação mais avançada também está relacionada a cargos mais altos e mais competitivos.

Além da experiência no mercado de trabalho, é possível observar uma crescente valorização da formação dos profissionais.

Mais que ter anos de atuação na área, para conseguir atender às demandas da empresa, o profissional precisa dispor de novos conhecimentos.

Assim, quem tem mestrado profissional está um passo à frente na disputa pelas melhores vagas.

Maiores salários

Tendo em mente a formação e o nível de sofisticação para realizar diferentes tarefas, as pessoas com um mestrado profissional no currículo têm mais chances de conseguir salários mais atraentes.

Para você ter uma ideia, de acordo com dados da Pesquisa Salarial, realizada pela Catho Educação, os profissionais com cargo de analista, por exemplo, podem conseguir salários 118% mais altos ao obterem o título de mestre.

Invista na sua carreira

Fazer um mestrado profissional é, sem dúvidas, um importante investimento.

Afinal, além de fornecer conhecimentos fundamentais para o seu desenvolvimento profissional, o curso ajuda o profissional a ganhar mais destaque.

Portanto, se você deseja ter sucesso na carreira, investir nessa formação pode fazer uma enorme diferença no seu futuro.

Se você gostou deste conteúdo e quer ter acesso às novidades do universo da pós-graduação e do mercado de trabalho, acompanhe a Uniube no Instagram! 

Acompanhe os conteúdos do Instagram da Uniube!

 

Escrito por Letícia, da Uniube