Letícia, da Uniube - set 12, 2018

7 passos para melhorar sua empregabilidade

Em um cenário profissional cada vez mais competitivo, surge a constante necessidade de se diferenciar e desenvolver conhecimentos para ter uma carreira de sucesso.

O termo empregabilidade foi criado no fim da década de 1990 e é utilizado para tratar da capacidade de adequação do profissional às novas exigências do mercado.

Essa palavra diz respeito à capacidade do profissional de se manter empregado e, mais do que isso, de ter uma carreira estável e protegida dos riscos que surgem com a dinâmica dos dias atuais.

Siga com a gente para saber mais sobre empregabilidade e descobrir como turbinar sua vida profissional!

O que as empresas buscam em seus colaboradores?

Ainda que haja muitos profissionais disponíveis e buscando por emprego, apenas aqueles que se dedicaram a desenvolver suas habilidades conseguirão se manter competitivos e atraentes para as grandes empresas.

Esse é um fato cada mais perceptível nos processos seletivos, nos quais todos os detalhes fazem diferença na hora da contratação.

Além da exigência técnica, é importante compreender que os empregadores estão à procura de pessoas que possam se desenvolver e assumir lideranças.

Sendo assim, não basta ter um currículo impecável: mas é imprescindível ter boa comunicação, demonstrar pró-atividade e vontade de crescer, tanto pessoal quanto profissionalmente.

O conhecimento técnico tem seu lugar assegurado no mercado de trabalho. Não há dúvidas de que um profissional bem qualificado se destaca dos demais.

Porém, a conduta ética, a responsabilidade e a facilidade em trabalhar em grupo ganham cada vez mais importância na avaliação de um profissional.

Empregabilidade é para quem?

O termo empregabilidade serve para qualquer área. Podemos tratar de funcionários, donos de empresas ou empreendedores autônomos. É isso mesmo!

No caso de profissionais autônomos, ter empregabilidade significa estar adequado às exigências do mercado, gerar valor para seu produto e/ou serviço, além de se tornar cada vez mais relevante para os clientes.

Independentemente da sua função, é primordial que você trabalhe naquilo que gosta e que tem aptidão.

Sabemos o quão desafiador é o mercado, mas quando há satisfação na profissão, todo processo de aperfeiçoamento vira investimento em você mesmo.

Portanto, manter sua empregabilidade alta é um desafio para todos, e ainda mais para você que almeja uma evolução profissional e financeira.

Empregabilidade - autoconhecimento

O que autoconhecimento tem a ver com empregabilidade?

Primeiramente, é necessário que o profissional consiga conciliar seu desenvolvimento pessoal com o profissional.

Dessa forma, irá traçar metas profissionais que auxiliarão em realizações pessoais.

Para desenvolver competências é necessário se conhecer, trabalhar seus pontos mais fortes e desenvolver os mais fracos, bem como reconhecer suas limitações para poder aperfeiçoá-las.

A seguir, você vai conferir algumas dicas que vão te ajudar nesse processo.

1. Esteja antenado

Conseguir o emprego é apenas o primeiro passo para uma carreira de sucesso. Na verdade, talvez seja o mais simples de todos.

Manter-se atualizado é primordial para ser um profissional com boa empregabilidade.

Não deixe seus conhecimentos ficarem estagnados.

Estude, leia, saia, converse com pessoas, viaje, investigue e questione - a melhor forma de aprender é sempre interagindo com o outro e com o meio onde vive.

2. Desenvolva sua criatividade

O termo “criatividade” pode ser um pouco assustador para alguns profissionais, pois carrega a exigência de criar algo novo, que nunca ninguém antes havia pensado. Essa é uma ideia errônea sobre o conceito.

Ao contrário do que muitos pensam, todos somos criativos e podemos trabalhar para melhorar ainda mais.

Não são apenas os profissionais que trabalham diretamente com criatividade, como publicitários, designers, arquitetos e redatores, que precisam desenvolver essa habilidade.

A criatividade nada mais é do que a competência de achar saídas inteligentes para problemas corriqueiros.

Não tenha medo de inovar, propor, desafiar. Lembre-se: crianças são mais criativas, pois não possuem medo de errar!

Uma dica é trabalhar a criatividade no seu dia a dia, nos desafios da vida cotidiana. Pense por exemplo, em alternativas para resolver o problema do trânsito, da saúde, dentre outras questões que o cercam.

3. Explore novas tecnologias

É necessário se adaptar às novas tecnologias. Ainda que você não trabalhe diretamente com isso, você precisa se atentar minimamente  nessas inovações.

Ficar para trás no uso das tecnologias pode transmitir uma imagem antiquada e fechada à mudanças, o que não é nada positivo.

Saber utilizar as redes sociais, os mecanismos de busca e alguns aplicativos mais comuns é mostrar que você está por dentro das novidades.

Porém, tão importante quanto saber usar, é saber quando não usar. O uso excessivo de celular, redes sociais e aplicativos de relacionamento pode ser muito prejudicial para sua carreira.

Esteja antenado, mas não alienado.

4. Trabalho em equipe

A boa convivência em grupo é essencial para toda a profissão.

É importante saber que a troca de conhecimento, a vontade de aprender com o outro e a abertura para novas relações são fatores que contam muito na hora de selecionar um bom profissional.

Uma grande organização sempre irá pensar na boa relação de suas equipes, pois isso influencia diretamente em seu negócio.

5. Saiba se comunicar

Nem todo mundo tem facilidade em se comunicar.

Algumas pessoas são mais tímidas e precisam desenvolver essa habilidade com a ajuda de cursos e palestras que podem, inclusive, ser encontrados online.

Ter uma boa comunicação é fundamental para se destacar no mercado.

E não só suas palavras que se comunicam: fique de olho em sua postura, no tom de voz e também na forma como se veste.

6. Acredite!

Acredite em você e nas suas competências. Acredite em todo seu esforço para se tornar um profissional capacitado. Sua empregabilidade depende também da confiança em sua capacidade de evolução.

7. Invista em você

Estude sempre, esse é um investimento que trará bons frutos. Manter um emprego está relacionado  a acompanhar a evolução da empresa onde está.

Dessa forma, invista em cursos, se possível em programas de pós-graduação em aprender outros idiomas.

Conheça quais são os pilares da empregabilidade

Existem alguns fatores que são capazes de aumentar a empregabilidade, para estar sempre se aperfeiçoando e desenvolvendo o seu autoconhecimento:

Saúde mental e física

Para desempenhar as funções dentro de uma organização, um dos principais requisitos é cuidar da saúde física e mental.

Cuidar do corpo e da mente faz parte de investimentos que podem ser terapia ou conhecer comportamentos e situações que podem causar desconforto.

Investir em inteligência emocional é fundamental para saber lidar com possíveis problemas e desafios do mundo profissional e pessoal.

Leia também: Especialização em Inteligência Emocional. Saiba tudo!

Compatibilidade com o cargo

Outro pilar relacionado com a empregabilidade é a compatibilidade do profissional com a área de atuação.

Para ele ser bem desenvolvido na profissão não basta ter apenas habilidades, é necessário ter afinidade com as funções a serem executadas, para sempre estar aprimorando-as.

Competências e capacitações

Uma equipe bem preparada é capaz de impulsionar o crescimento da organização, por isso é importante se manter atualizado e desenvolver melhor as suas habilidades.

Se mantenha informado em relação às mudanças do mercado, as empresas costumam a valorizar quem está sempre antenado.

Boa relação com colegas e colaboradores

Uma equipe unida é capaz de entregar resultados melhores, portanto, manter uma boa comunicação e relação com as demais pessoas é fundamental.

Esse é um fator que impacta diretamente na produtividade e qualidade do serviço.

Ética profissional

Os profissionais que possuem uma avaliação ruim, encontram maiores dificuldades em atingirem cargos de liderança.

A reputação afeta a sua imagem e diz respeito diretamente à sua personalidade, por isso é importante estar atento ao seu comportamento e atitudes.

Leia mais em: Ética profissional: a importância para sua carreira

Sabemos que manter-se competitivo no mercado é um grande desafio e, por isso, nós da Uniube estaremos sempre ao seu lado nesta caminhada!

Confira os cursos de pós-graduação que a Uniube oferece para aumentar sua empregabilidade.

Confira os cursos de pós-graduação da Uniube!

Escrito por Letícia, da Uniube