Letícia, da Uniube - ago 31, 2018

Coach profissional: veja como ele pode contribuir com sua carreira

Decidir qual rumo tomar em sua carreira pode ser uma tarefa complicada.

Nem sempre você enxerga os caminhos com facilidade, assim como pode ter dificuldade na hora de escolher entre várias profissões.

O coach profissional está preparado para auxiliar exatamente nesses momentos.

Quer saber quais os benefícios que esse tutor pode proporcionar para você?

Continue com a gente e entenda como um coach profissional pode ajudar você a evoluir na sua carreira e até mesmo na vida pessoal!

O que é o coach profissional?

O trabalho de um coach profissional é procurar maneiras de transformar em realidade o potencial de seu cliente.

Essa orientação se dá por meio de metodologias próprias, que levam o interessado a conseguir mais clareza para os próximos passos de sua carreira.

Além do lado profissional, a atuação de um coach pode ajudar você a superar dificuldades em outras áreas.

Habilidades sociais e relacionamentos amorosos são dois exemplos de campos que podem receber benefícios indiretos.

Trata-se de alguém que vai conduzir uma jornada de autoconhecimento até você compreender quais atitudes são necessárias para seu sucesso.

A partir disso, é possível trabalhar para eliminar ações indesejáveis ou induzir a tomada de decisões que irão gerar benefícios.

Pode-se descrever o processo de coaching por meio de cinco passos:

  • foco;
  • planejamento;
  • ação;
  • melhoria contínua;
  • resultado.

Esse processo é uma escalada que vai sendo realizada aos poucos.

Primeiro, desenvolvem-se as ferramentas para você encontrar o que deseja e entender como é possível ter sucesso no caminho escolhido.

Em um segundo momento, é necessário colocar em prática o que foi definido, sempre buscando atingir as metas traçadas. Elas vão progredindo continuamente, até que o objetivo final seja alcançado.

O processo é regido por métodos desenvolvidos por especialistas, voltados diretamente para essa forma de apoio profissional.

Os métodos utilizados pelo coach combinam conhecimentos de psicologia, administração, sociologia, filosofia e outras ciências.

A formação do coach profissional se dá em cursos específicos.

Neles, o futuro consultor terá acesso aos principais sistemas que tornam possível extrair valor dos encontros entre o coach e a pessoa que procura a orientação.

Entre as principais qualidades para se tornar um coach profissional estão a curiosidade, gostar de ajudar os outros, compromisso com valores sociais e das organizações e o respeito pela técnica.

Mas é preciso deixar bem claro: o coach profissional não é um terapeuta. Apesar do processo de autoconhecimento que caracteriza a atividade, os métodos e objetivos são outros.

Embora possam surgir durante o processo, questões mais relacionadas à saúde mental devem ser direcionadas ao especialista adequado, preparado especificamente para tal função.

Coach profissional - carreira

Como um coach profissional pode ajudar em sua carreira

Muitas vezes o principal obstáculo a ser superado é você mesmo. Entender seus limites pode abrir um novo universo e permitir sonhar com voos ainda maiores.

A ajuda de um coach profissional pode ser o passo que faltava para você compreender melhor o que o futuro reserva.

Mas como tudo começa no presente, vamos listar alguns dos benefícios que essa orientação pode trazer de maneira mais imediata, como:

  • desenvolver inteligência emocional: entender seus sentimentos e lidar com eles de forma saudável, reconhecer as emoções dos outros e saber trabalhar suas relações são as marcas dessa habilidade;
  • melhorar a comunicação: assim como no caso das emoções, é preciso encontrar o equilíbrio entre escutar o outro e se expressar. O coaching busca aprimorar as habilidades de fala e de escuta, para otimizar essa troca;
  • aumentar a confiança: a dúvida é saudável, mas não quando ela deixa você paralisado. Acreditar em si mesmo e ser capaz de se automotivar são fatores fundamentais para o crescimento profissional;
  • estabelecer um planejamento: é difícil saber como está sua evolução sem saber para onde você está caminhando. Um dos focos do coach profissional é ajudar na definição de metas e objetivos que devem então ser alcançados;
  • organizar e gerenciar: ter cada coisa em seu devido lugar, no tempo apropriado, é um ganho enorme. Nesse processo, você terá contato com algumas ferramentas que auxiliam a definir prioridades e melhorar a produtividade;
  • ter visão de futuro: com tudo isso, o caminho adiante passa a ter mais clareza, dando mais força para seguir até o fim.

O trabalho do coach profissional também proporciona outros benefícios. Uma carreira de sucesso é um fator de frustração a menos, aumentando sua qualidade de vida.

E as lições aplicadas por lá também podem servir para melhorar outras áreas do seu dia a dia.

Cuidados ao contratar um coach profissional

O coaching é uma metodologia que ganhou evidência na última década, com crescimento que ultrapassa os 300% no Brasil.

Assim como acontece em outras áreas, sempre existem os aproveitadores: aqueles que oferecem serviços de baixo nível ou até mesmo completamente diferentes do que se propõe como coaching.

Por isso, todo cuidado é pouco para quem procura esse serviço. A seguir, apresentamos algumas dicas para  ajudar na hora de escolher o coach profissional adequado.

Veja só:

  • conheça o currículo: o coach profissional deve ser alguém pronto para guiar você pelo mercado de trabalho. Sua evolução profissional pode ficar prejudicada se ele não tiver a experiência necessária para o nível exigido;
  • avalie a formação: o boom do coaching trouxe consigo a expansão dos cursos formadores. Nem todos são de qualidade. Procure informações sobre a instituição em que o profissional escolhido se formou, além da trajetória acadêmica do mesmo;
  • marque um encontro prévio: é de praxe que o coach e o profissional tenham uma primeira conversa sem compromisso. A conexão entre ambos é fundamental para o processo e esse primeiro contato permite que os dois tirem suas impressões iniciais;
  • peça referências: o melhor atestado da qualidade de um coach profissional é a contribuição realizada para a carreira de ex-clientes. O próprio coach pode mostrar alguns casos de atuação e histórias de sucesso de clientes — desconfie se ele se negar a fornecer os contatos.

Crescimento profissional

O coach profissional pode ajudar a esclarecer os rumos da sua carreira, oferecendo mecanismos para que você possa crescer e tomar decisões conscientes.

No entanto, é preciso tomar cuidado para escolher um profissional que seja capacitado para fazer sua vida profissional decolar.

Gostou das dicas? Acompanhe o nosso Instagram para ficar por dentro de todas as informações!

Siga o Instagram da Uniube!

Escrito por Letícia, da Uniube