Letícia, da Uniube - mar 12, 2019

7 dicas para fazer trabalhos acadêmicos

Os trabalhos acadêmicos são parte da rotina de quem é universitário.

Porém, é comum que os jovens egressos do ensino médio cheguem à sala de aula cheios de dúvidas sobre como materializar suas ideias em projetos científicos.

Ao contrário do que acontece na educação básica, os trabalhos acadêmicos devem seguir um roteiro padrão e se adequar ao modelo proposto pelo professor.

Se você ainda tem dúvidas sobre por onde começar os seus trabalhos, leia este artigo para esclarecê-las e ter sucesso no ensino superior.

Tipos de trabalhos acadêmicos

Transcrever o que está aprendendo para o papel pode parecer desafiador quando você não entende a atividade proposta.

Ao passar uma demanda, o professor universitário solicita que o estudante siga um determinado modelo.

Por isso, é importante entender a diferença dos tipos de trabalhos acadêmicos antes de colocar a mão na massa.

Resumo

Provavelmente, você já está habituado com esse tipo de trabalho acadêmico desde o Ensino Médio.

Trata-se de uma síntese do conteúdo estudado, destacando os pontos mais importantes com objetividade.

Resenha

Esse modelo é um dos mais pedidos pelos professores. Consiste em uma análise de alguma obra bibliográfica ou material complementar.

Ou seja, você deverá fazer uma reflexão analítica sobre o conteúdo estudado.

Artigo

Comum nos últimos períodos do curso superior, apresenta o resultado de algum projeto de pesquisa. Todo artigo deve apresentar alguma conclusão, a partir da análise do tema proposto.

Normalmente, esse modelo é requisitado como trabalho de conclusão de curso (TCC) ou resultado da participação em um grupo de pesquisa, por ser mais complexo e permitir avaliar o conhecimento adquirido pelo universitário.

Relatório

Trata-se de um dos trabalhos acadêmicos mais técnicos. Deve listar todos os pontos executados e as conclusões obtidas em um determinado período de tempo.

Costuma ser solicitado como parte das atividades de acompanhamento de projetos científicos e estágios profissionais obrigatórios.

Pôster científico

Esse tipo de trabalho acadêmico reúne elementos de design (infográficos, tabelas, ilustrações, por exemplo) e conteúdo escrito.

É mais demandado para apresentações em congressos científicos, por tornar a explanação mais objetiva e fácil de ser compreendida.

Monografia

Modelo muito usado como TCC. Exige que o estudante faça uma análise das referências bibliográficas selecionadas, estabelecendo uma ligação entre elas.

Requisitos exigidos

Independentemente do modelo solicitado, todos os trabalhos acadêmicos devem conter algumas seções obrigatórias. Veja, a seguir, quais são elas.

  • Capa: deve listar: nome completo da instituição de ensino, título da disciplina, título do trabalho, nome e período do estudante, nome da cidade onde o texto será apresentado e ano de apresentação.
  • Sumário: índice completo dos conteúdos listados; deve seguir a numeração decimal.
  • Introdução: apresentação do tema proposto, visando gerar interesse na leitura completa do trabalho acadêmico.
  • Desenvolvimento: texto em questão. Deve se ater ao assunto solicitado, respeitando o tipo de modelo de trabalho proposto.
  • Conclusão: é o momento em que você vai fazer um apanhado geral do trabalho e apresentar seus achados. Use todo o conhecimento que foi adquirido para apontar os resultados da pesquisa e suas reflexões sobre o tema.
  • Bibliografia: listagem de referências bibliográficas utilizadas para análise. Precisa ser organizada conforme as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Trabalhos acadêmicos - sucesso

Dicas para ter sucesso em trabalhos acadêmicos

Agora que você já entendeu o que é esperado de cada modelo e quais são as normas exigidas para execução da atividade, vamos dar algumas dicas práticas para execução dos seus trabalhos acadêmicos.

Confira!

1. Planeje-se

Antes de começar a escrever seu texto, planeje o roteiro. Criar uma lista de tópicos do que vai ser abordado pode otimizar o seu tempo e evitar que você se perca ao longo da atividade.

Pense nos objetivos propostos para o trabalho, para criar um guia de tudo o que você deseja abordar no conteúdo criado. Assim, você terá mais objetividade na escrita.

2. Pesquise em várias fontes

Não adianta ficar apenas restrito às buscas tradicionais na internet. Visite bibliotecas e utilize ferramentas avançadas de pesquisa, como o Google Acadêmico, para encontrar fontes confiáveis.

Quanto mais referência bibliográficas de qualidade você reunir, mais rica será sua análise sobre o tema proposto.

3. Siga as normas da ABNT

As regras de normatização de trabalhos acadêmicos preconizadas pela ABNT serão exigidas durante toda a graduação. Praticá-las em todos os seus projetos facilitará a revisão do seu TCC.

4. Cuide da diagramação

A tipografia escolhida para o trabalho acadêmico também deve seguir as normas da ABNT.

As duas fontes recomendadas são Arial ou Times New Roman, por serem consideradas universais e comuns a todos os tipos de sistemas operacionais.

Utilize recursos de hierarquização, como tópicos e subtítulos, para tornar o seu texto mais interessante e dar destaque aos pontos principais.

5. Utilize elementos visuais

Simplifique ideias complexas por meio de representações visuais com gráficos, tabelas e diagramas.

Os elementos visuais darão mais dinamicidade ao conteúdo apresentado e prenderão a atenção do leitor por mais tempo.

6. Tenha atenção à conclusão

A conclusão é um dos pontos mais importantes dos trabalhos acadêmicos. Por isso, dedique um pouco mais de tempo para esse item.

Uma conclusão bem-feita deve apresentar a contribuição daquele projeto para o meio acadêmico.

Fazer uma breve retomada sobre os pontos mais importantes do texto, responder à pergunta apresentada na introdução e apresentar suas considerações sobre o tema em questão.

Cheque se todos os pontos forem contemplados antes de dar o projeto como finalizado.

7. Revise

Não adianta terminar um trabalho sem revisá-lo. É comum que alguns erros passem despercebidos.

Por isso, espere alguns minutos depois de terminar de escrever o conteúdo e releia o texto, para corrigir o que for necessário.

Aproveite para reordenar frases e reescrever trechos que possam gerar ambiguidade. Afastar-se da posição de autor é importante para editar o texto de forma mais objetiva.

Gostou das sugestões? Acompanhe nosso Facebook e nosso Instagram e receba mais dicas sobre como ser um universitário de sucesso.

Venha ser Uniuber!

Escrito por Letícia, da Uniube