Letícia, da Uniube - fev 19, 2019

A importância de um curso superior para sua carreira

Concluir um curso superior é decisivo para a renda do brasileiro.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnadc), divulgada pelo IBGE, trabalhadores graduados podem ganhar mais que o dobro do que aqueles que têm apenas o ensino médio concluído.

Segundo o estudo, o rendimento médio do profissional graduado era de R$ 5,1 mil em 2017, enquanto pessoas com ensino médio recebem em torno de R$ 1,7 mil por mês.

Além da diferença salarial, terminar uma Universidade pode ser o primeiro passo para sua independência financeira e para que você conquiste seus sonhos.

Neste artigo, listaremos as diversas vantagens de concluir um curso superior. Fique atento!

Ensino superior e mercado de trabalho

Concluir um curso superior é um grande diferencial no mercado de trabalho. Dados do IBGE apontam que 18% da população adulta — ou seja, pessoas com mais de 25 anos — possui graduação completa.

Depois da crise dos últimos anos, a economia já mostra sinais de recuperação, e novas vagas de trabalho vêm sendo abertas.

Nesse cenário que ainda é emergente, ganha quem está mais bem qualificado para preencher esses postos.

Portanto, é comum que as empresas deem mais atenção para profissionais com curso superior completo, o que representa maior amadurecimento e qualificação profissional.

Benefícios de um curso superior

Ter ensino superior completo pode trazer diversas vantagens competitivas para a sua carreira. Profissionais com essa qualificação estão um passo à frente dos demais nos processos seletivos.

São inúmeros benefícios. Por isso, destacaremos alguns pontos que devem ser levados em consideração.

Estabilidade financeira

Como dito anteriormente, pessoas com curso superior completo têm salários maiores do que quem tem apenas o ensino médio concluído.

Além disso, ter um diploma em mãos pode dar a você mais estabilidade no emprego, o que permitirá que você concretize seus sonhos e trace metas cada vez mais ousadas.

Mesmo que você seja demitido, a recolocação de profissionais com graduação completa costuma ser mais fácil e rápida.

Aprofundamento em uma área de interesse

Medicina, Engenharia, Administração… a lista de cursos superiores disponíveis nas Universidades é enorme. Há inúmeras opções para quem tem aptidão por qualquer uma das áreas de conhecimento.

Se você já sabe qual é a carreira dos seus sonhos e está decidido em segui-la, vai se empolgar com o aprendizado que terá ao longo do curso.

Sabe aquela velha história de ter prazer no trabalho? Pois é, a realização profissional é muito mais fácil para quem escolhe a carreira ideal e busca se qualificar na área.

Aprender, a cada dia mais, sobre a carreira dos seus sonhos é muito estimulante. As aulas são agradáveis e a rotina de trabalho se torna enriquecedora.

Desenvolvimento pessoal

Cursar uma Universidade é diferente de frequentar o ensino médio. O nível de exigência e o perfil das aulas da graduação exigirão novas habilidades do aluno.

Diante disso, é comum que os estudantes universitários amadureçam muito ao longo do curso.

Todos os desafios enfrentados, sejam as noites de estudo ou as provas semestrais, contribuem para que as pessoas aprendam a lidar com as dificuldades e desenvolvam a inteligência emocional.

Resistir às pressões de conciliar os estudos com o estágio ou um emprego vai permitir que você fique mais resiliente e saiba lidar melhor com a pressão do mercado de trabalho.

Possibilidade de seguir carreira pública

Se você sonha com a aprovação em um concurso público, saiba que as vagas para curso superior são mais bem remuneradas e oferecem mais estabilidade.

O interesse por profissionais formados é tão grande que as instituições públicas oferecem até mesmo custeio financeiro para quem deseja continuar os estudos e cursar uma especialização.

Já imaginou poder se afastar do trabalho para terminar uma pós-graduação? Essa é uma das vantagens que o serviço público oferece.

Geração de networking

Conseguir o primeiro emprego tão cedo nem sempre é fácil. Ao terminar o ensino médio, é comum que os jovens fiquem perdidos, sem saber como alcançar a tão sonhada independência financeira.

Ao longo da graduação, você conhecerá inúmeras pessoas, entre colegas e professores.

Esses relacionamentos serão a sua primeira rede de contatos, da qual pode surgir indicações para vagas de emprego.

Os projetos da Universidade, inclusive, podem ser uma boa oportunidade de colocar o empreendedorismo em prática ou aprimorar produtos e serviços já disponíveis no mercado.

Que tal terminar o curso superior e trabalhar com os amigos depois da formatura? Esse é um cenário comum para quem estabelece um bom networking no período de estudos.

Curso superior - networking

Trocar conhecimento com quem é referência

Os professores universitários têm grande bagagem profissional e experiência em situações reais do mercado de trabalho.

Nada melhor do que aprender com quem realmente entende do assunto. Absorva o conhecimento dos mestres ao máximo e aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre a carreira durante as aulas.

Esses profissionais são os primeiros orientadores do seu desenvolvimento profissional. Aproveite para trocar conhecimento com cada um deles!

Muito além da capacitação técnica

O ensino superior desenvolve inúmeras habilidades, que vão além da capacitação técnica na área escolhida.

As competências comportamentais são decisivas na permanência em um emprego.

Peter Drucker, um dos maiores pensadores da área de Administração, cunhou a seguinte frase “as pessoas são contratadas pelo conhecimento técnico e demitidas pelas habilidades comportamentais”.

Portanto, um curso superior colabora no desenvolvimento de diversas competências sociais como:

  • capacidade analítica;
  • pensamento crítico;
  • criatividade;
  • empatia nos relacionamentos interpessoais;
  • inteligência emocional;
  • flexibilidade;
  • gestão de tempo;
  • disciplina;
  • capacidade de se expressar em público.

Planeje sua carreira

A escolha de qual curso superior seguir pode parecer assustadora quando você está concluindo o ensino médio. Mas saiba que, se ela for bem feita, você sentirá prazer em ir para as aulas.

Comece sua vida universitária planejando como você quer ser visto no mercado de trabalho, busque se informar sobre as possibilidades de atuação e faça um esforço para atingir seus objetivos acadêmicos e profissionais.

Esta pode ser uma fase proveitosa, em que você vai dar os primeiros passos para construção de um futuro brilhante e cheio de conquistas pessoais!

Quer receber mais dicas de carreira? Acompanhe o Facebook e o Instagram da Uniube e fique por dentro de todas as novidades!

Venha ser aluno da Uniube!

Escrito por Letícia, da Uniube