Letícia, da Uniube - jul 19, 2018

Saiba como escolher uma boa Universidade

Se você está prestes a ingressar na Universidade e sua cabeça está cheia de dúvidas, este texto é pra você!  

Escolher a Universidade certa, o curso adequado e entender todos os detalhes que envolvem o mundo da graduação parece ser um desafio para todos os jovens ingressantes.

Por isso, preparamos algumas perguntas e respostas de forma bem clara e direta, para você ficar por dentro de tudo!

Qual a diferença entre Faculdade, Centro Universitário e Universidade?

Apesar dessas nomenclaturas muitas vezes serem utilizadas como sinônimos, existe sim diferença entre eles.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as Instituições de Ensino Superior (IES) podem ser classificadas como mostraremos a seguir.

Universidades

Devem obrigatoriamente terem três pilares: ensino, pesquisa e extensão (serviços ou atendimentos à sociedade) em diversas áreas do saber.

As Universidades têm autonomia e podem criar novos cursos sem que seja necessário pedir permissão ao MEC.

Existem, porém, alguns requisitos mínimos que devem ser cumpridos pelas Universidades. São eles:

  • ao menos um terço do corpo docente deve ser Mestre ou Doutor;
  • ao menos um terço  dos professores deve estar contratado sob regime de tempo integral, para se dedicar mais à Universidade;
  • a Universidade deverá desenvolver no mínimo quatro programas de pós graduação stricto sensu, com qualidade aprovada pelo MEC, contendo, obrigatoriamente, um doutorado.

Centros Universitários

Os centros universitários também apresentam um vasto número de cursos de graduação e possuem autonomia para criarem novos.

Porém, costumam ser menores que as Universidades e não precisam cumprir com as mesmas exigências. Como por exemplo, apenas um quinto dos professores precisa estar contratado sob regime integral.

Faculdades

Já as Faculdades são Instituições de Ensino Superior (IES) que atuam com um número menor de áreas do saber.

Algumas vezes são especializadas em determinadas áreas e oferecem cursos de saúde, economia ou administração, por exemplo.

Além disso, as faculdades não têm autonomia perante à criação de novos cursos, tendo que submeter o pedido à análise do MEC.

Uma das exigências a serem cumpridas é que o corpo docente tem que ter minimamente pós-graduação lato sensu (observa-se que nas Universidades e Centros Universitários a exigência é strictu sensu).

Afinal, qual devo escolher?

Se você já tem uma noção de qual curso quer fazer ou pelo menos desconfia sobre a área que quer seguir, o próximo passo é a escolha da Universidade onde você irá cursar sua graduação.

Separamos aqui alguns fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher por qual instituição de ensino optar.

Avaliação do MEC

É de extrema importância que a Universidade tenha, primeiramente, autorização do Ministério da Educação para oferecer seu curso.

Visto isso, confira qual a nota do curso oferecido por aquela instituição.

Essa consulta você pode fazer online no diretamente no site do MEC, observando três índices de avaliação:

  • Enade: o Exame Nacional de Desempenho do Estudantes é feito pelos concluintes do curso e avalia o desempenho dos formandos da faculdade em cada curso específico. Os conceitos vão de 1 a 5;
  • CPC: avalia a faculdade como um todo levando em consideração as notas do Enade de todos os cursos oferecidos, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos e o corpo docente. Os conceitos também vão de 1 a 5;
  • IGC: O Índice Geral de Cursos avalia a instituição como um todo, considerando os cursos de graduação e pós-graduação. É apresentado em valores contínuos (de 1 a 500) e em faixas (de 1 a 5).   

Um bom corpo docente é fundamental para escolher uma Universidade

Corpo Docente

Uma boa Universidade preza por bons professores, qualificados e didáticos. É interessante avaliar o currículo dos professores, que normalmente está disponível no próprio site das instituições.

Você pode conferir no currículo Lattes qual a formação e experiência de cada um.

Localização

Faça uma visita ao campus para verificar sua localização. É importante averiguar se é de fácil acesso, se existem restaurantes, farmácias e demais serviços por perto.

Instalações Físicas

A estrutura da Universidade conta muito para seu aprendizado. É importante lembrar que você passará no mínimo 4 anos frequentando e usufruindo das instalações oferecidas.

Por isso, confira se os computadores estão atualizados, se a o local oferece um bom acesso à  internet e se os laboratórios estão equipados e higienizados.

Não deixe de dar uma passadinha na Biblioteca das IES que for visitar. Veja se possui um bom acervo, organização e limpeza condizentes.

Possibilidade de Bolsas de Estudos

É interessante conversar com um profissional da IES sobre os programas que incentivam pesquisa e oferecem bolsas de estudos, para saber se a Instituição está inserida nessas iniciativas.

Normalmente, também é possível realizar intercâmbios pela própria Universidade, o que também pode ser conversado previamente.

Lembre-se: esta será uma fase única em sua vida e todas as oportunidades devem ser agarradas!

O que a Uniube tem para te oferecer

A Uniube é uma Universidade que cumpre todos os principais requisitos de uma excelente Universidade.

Possui uma vasta opção de cursos presenciais, distribuídos em quatro unidades, localizadas em Uberlândia e Uberaba.

Além disso, você também pode optar pelos cursos a distância, que possuem a mesma qualidade dos cursos tradicionais.

Todos os cursos são aprovados e bem qualificados pelo MEC.

Na Uniube, você também encontra projetos de extensão que possibilitam a integração do aluno com a comunidade, uma prática enriquecedora para todos.

Espero que tenha gostado das dicas que separamos para você!

Nossa Universidade está de portas abertas para receber sua visita e sanar todas as possíveis dúvidas.

Acesse o site!

Saiba mais sobre a Uniube!

Escrito por Letícia, da Uniube