Letícia, da Uniube - fev 22, 2019

Saiba como organizar sua rotina de estudos

Fazer uma graduação a distância pode ser mais fácil do que você pensa. O bom desempenho no curso passa por manter uma rotina de estudos organizada e bem definida.

Até mesmo as pessoas que não são muito metódicas podem aprender a sistematizar um cronograma das atividades a serem realizadas.

Existem várias técnicas e dicas que podem ajudar a manter o seu foco nas aulas da educação a distância.

Neste artigo, vamos mostrar 4 dicas para você organizar sua rotina de estudos. Acompanhe!

Por que é importante ter uma rotina de estudos?

Se você está pensando em cursar uma graduação EAD, a primeira dica que precisará levar em consideração é a necessidade de criar sua própria rotina de estudos.

Independentemente do seu perfil de organização pessoal, ter uma rotina de aprendizagem bem definida pode render inúmeros benefícios, como:

  • maior disciplina;
  • foco;
  • capacidade de interligar diferentes áreas do conhecimento.

Especialistas afirmam que a capacidade de concentração está diminuindo no mundo todo, devido ao advento da tecnologia e das redes sociais.

Pesquisadores norte-americanos realizaram um estudo, em que o tempo médio em que os entrevistados mantiveram foco em uma determinada atividade foi de 3 a 5 minutos.

O dado é alarmante e mostra a necessidade de usarmos técnicas variadas para aumentar nossa capacidade de concentração, para ter um melhor desempenho nas disciplinas cursadas.

Produtividade na graduação

Criar uma rotina de estudos é uma das etapas fundamentais para render ao máximo.

Engana-se quem pensa que aproveitar as aulas significa consumir e decorar o máximo possível de informações.

Ser produtivo vai muito além de cumprir um grande volume de atividades.

Isso tem ligação com a capacidade de se organizar para otimizar as horas dedicadas ao estudo e absorver os conteúdos de maneira integrada.

Ou seja, o aluno que tem bom rendimento é aquele que consegue ter uma rotina de estudos que respeite os outros aspectos do dia a dia.

É preciso conciliar a graduação com momentos de lazer. Assim, fica mais fácil ter um aprendizado de qualidade, para ficar em dia com a entrega das obrigações acadêmicas e os outros afazeres.

Se você se considera pouco produtivo, fique tranquilo: vamos dar dicas para que você mude esse cenário e faça com que o momento de aprendizado seja mais proveitoso.

Como organizar sua rotina de estudos

Estudar em casa pode ser mais prazeroso quando você está realmente preparado para mudar seus hábitos.

Vários pontos devem ser considerados ao criar sua própria rotina de estudos. Acompanhe nossas dicas e saiba como identificá-los.

1. Monte um ambiente de estudos adequado

Qualquer rotina consiste em uma prática constante. Por isso, é importante padronizar até mesmo o seu ambiente de estudos.

Escolha um local bem iluminado e ventilado; mantenha sua mesa organizada e limpa; encontre uma cadeira confortável; tenha sempre por perto objetos como caderno de anotações, lápis, notebook e um copo de água.

É importante registrar o que está aprendendo e ter tudo o que precisa em mãos. Assim, você não fica levantando o tempo todo e não perde o foco.

rotina de estudos

2. Defina um cronograma de estudos

Basta dar uma rápida pesquisada na internet para encontrar diversos modelos de cronograma de estudos.

Há opções para todos os tipos de perfis de estudantes: desde planilhas do Excel, aplicativos para smartphones e quadros de anotação.

Identifique qual é o seu perfil antes de escolher um modelo de cronograma ideal. Algumas perguntas rápidas podem ajudar nessa decisão.

  • Consigo me organizar bem com planilhas?
  • Preciso anotar as tarefas para gravá-las?
  • Prefiro usar computador, celular ou papel e lápis?

O cronograma de aprendizado é uma espécie de calendário semanal, que vai definir:

  • quais são as disciplinas que devem ser priorizadas naquele período;
  • lista dos trabalhos e projetos que devem ser entregues;
  • quanto tempo você vai dedicar à revisão dos conteúdos.

Faz parte dessa etapa definir sua carga horária de estudos. Lembre-se de não exagerar, para que você não se sinta cansado logos nos primeiros meses e perca o ânimo.

3. Utilize aplicativos e técnicas de produtividade

Há diversas técnicas de produtividade e aplicativos de estudo que podem ajudar a criar uma rotina perfeita para você.

Esses métodos podem ajudar você a resistir à tentação de olhar as redes sociais — e perder o foco por horas seguidas —  ou abandonar seu plano de aprendizagem logo nas primeiras semanas.

  • Todoist: essa ferramenta permite criar listas organizadas de tarefas, definindo projetos e subprojetos. É possível estabelecer prazos e lembretes de pendência por data e por geolocalização. Está disponível em versão mobile ou web, facilitando sua utilização.
  • Pomodoro: os criadores do Pomodoro acreditam que cada pessoa é capaz de se concentrar em uma tarefa durante 25 minutos. Ao final deste período, devem dar um intervalo de 5 minutos para demais atividades. Existem diversos aplicativos e cronômetros na web que podem ajudar você a aplicar a técnica.
  • Getting Things Done (GTD): o método GTD foi criado por David Allen e citado no livro "A arte de fazer acontecer". Trata-se de uma metodologia para gerenciamento de tarefas. O primeiro passo é registrar em um papel tudo o que passa pela sua cabeça: ideias, projetos e tarefas. A partir disso, você definirá qual é a ordem de prioridade de cada uma das atividades.
  • Time boxing: esse processo consiste em definir qual é o tempo estimado para cada tarefa. Por exemplo, se você precisa concluir um projeto acadêmico e estima que gastará uma hora para isso, deve se comprometer com a execução desta atividade no prazo. Calcular a quantidade gasta para cada atividade vai ajudar você a ter mais precisão no seu cronograma de estudos e lidar com imprevistos da melhor maneira.

4. Eleja suas metas

Não adianta executar tarefas se você não conhece bem seus objetivos. Por isso, é preciso, antes de mais nada, definir quais são suas metas semanais e o que você espera da sua rotina de estudos.

Lembre-se sempre de impor desafios a si mesmo. Atingir metas maiores a cada semana vai ajudar você a se motivar e se sentir mais realizado com os estudos em casa.

Agora que você já sabe como gerir a sua rotina de estudos, fique ligado em nosso Facebook e no nosso Instagram.

Em nossos canais, você vai receber mais dicas sobre educação e mercado de trabalho!

Acompanhe os conteúdos do nosso Instagram!

Escrito por Letícia, da Uniube