Letícia, da Uniube - ago 9, 2018

Plataforma EAD: conheça os recursos que vão melhorar seu aprendizado

Como uma plataforma EAD pode contribuir para você que quer conciliar o tempo livre com a família e o desejo de ingressar no ensino superior?

Será que vale mesmo a pena investir nessa opção? Bom, os números não mentem!

Somente em 2016, de acordo com o último Censo de Educação Superior divulgado pelo Inep, mais de 20% do total de alunos ingressantes no Ensino Superior, dos últimos dois anos, são da EAD.

São alunos que, à princípio, buscam qualidade em aprendizado e, ao mesmo tempo, tranquilidade ao realizar um curso de graduação.

Com a escolha por uma plataforma EAD, eles buscam sobretudo uma maior flexibilidade na hora de organizar o tempo dedicado à vida pessoal e ao trabalho, somados à vida acadêmica.

Mas afinal, o que é plataforma EAD?

Sem mistérios! Uma plataforma EAD é um espaço virtual e 100% desenvolvido para que o aluno tenha uma experiência de aprendizado completa, de forma organizada e simples.

Falando de forma mais complexa, é todo um sistema onde ficarão hospedados as vídeo-aulas e o material complementar do aluno.

Há também um espaço para questionar as dúvidas e interagir com os professores.

Nesse espaço, o aluno terá acesso também à cronogramas, tarefas e até mesmo por lá ele realizará as provas.

Em um ambiente totalmente digital que pode ser acessado via computador, celular, tablet: da forma que for mais conveniente e fácil ao estudante.

Como é o funcionamento de uma plataforma EAD?

Apesar de que alguns cursos presenciais utilizam o sistema EAD para complementação das aulas, a plataforma EAD se torna mais completa ao aluno que faz um curso totalmente a distância.

Por meio de um login e uma senha, ambos exclusivos, o aluno entra nesse ambiente, acessa às aulas do curso e interage com professores e alunos, de uma forma simples e rápida.

É como uma conversa virtual semelhante às do dia a dia; a diferença é o espaço onde ela ocorre e a maneira como se desenvolve.

Fóruns e grupos são criados para a divisão dos assuntos e para facilitar o aprendizado do estudante, que pode ir em busca de uma dúvida específica de uma forma mais simplificada e rápida.

Dentro da plataforma EAD, o aluno também realiza as provas e por ali mesmo já consegue consultar a nota no período estabelecido pelos instrutores.

É nesse espaço que todo o curso será gerido e onde a comunicação entre alunos e professores se formará.

Quais benefícios você encontra no aprendizado via plataforma EAD?

Cada vez mais utilizada no Brasil, a tecnologia aliada à educação veio para ajudar àqueles que querem aprender cada vez mais, porém, precisam de maior flexibilidade na hora dos estudos.

Isso ocorre porque o tempo é de certa forma um pouco corrido, devido à rotina no trabalho e no ambiente familiar.

E é exatamente este o maior benefício de escolher uma plataforma EAD para realizar um curso de graduação superior, mas existem outros que são tão vantajosos quanto.

Aprendizado 24 horas por dia, 7 dias por semana

A facilidade e a flexibilidade de poder adaptar o horário de estudo de acordo com a rotina, é para muitos a maior vantagem de fazer uma graduação superior por meio de uma plataforma EAD.

A rotina do trabalho e de casa não serão obstáculos para o aprendizado.

Clique aqui para conferir 9 dicas para estudar em casa.

Acesso em qualquer lugar

Se flexibilidade de tempo é um benefício, ele não pode ser desassociado à flexibilidade no quesito acessibilidade.

Com o celular na palma das mãos você pode aproveitar a hora do almoço, o período do deslocamento entre casa e trabalho, mas claro, apesar dessa excelente flexibilidade, não pode deixar de lado a disciplina.

Faça um cronograma das suas atividades e explore bem seu tempo livre.

Plataforma EAD

Interação de forma simplificada e ágil

Esse é um ponto que vale a pena frisar muitas e muitas vezes!

O estudante tem em uma plataforma EAD toda uma estrutura especialmente pensada na agilidade da interação entre alunos e professores.

Fóruns e grupos divididos por temas/tópicos facilitam a pesquisa por dúvidas.

A interação é mais simples e com apenas um clique é possível fazer exercícios, enviar provas, conversar com quem for necessário e até mesmo fazer pesquisas de forma bem mais aprofundada por meio da biblioteca virtual.

Acervo bibliográfico virtual

De acordo com o Decreto 9.235/2017 estabelecido pelo MEC, é obrigação de todas as plataformas EAD (e também de Universidades presenciais) disporem de um acervo 100% virtual.

Ou seja, todos os livros necessários à formação do aluno nos cursos oferecidos na Universidade devem estar disponíveis online.

Essa é outra praticidade que o estudante EAD encontra.

Dentro da plataforma EAD é possível encontrar livros, artigos, teses e outros materiais necessários à complementação do aprendizado.

Sem precisar ir a uma biblioteca física e fazer longas pesquisas entre as prateleiras.

Rever conteúdo

Este tópico jamais poderia ficar de fora da lista de benefícios que uma plataforma EAD promove ao aluno.

A possibilidade de rever aulas passadas é possível.

Se precisar assistir aulas antigas para uma prova, ou para fixar melhor o conteúdo, basta apenas acessar a aba das vídeo-aulas e pronto!

Muita praticidade, não é mesmo?

O diploma EAD para o mercado

Muito se questiona sobre a aceitação do diploma vindo de cursos realizados em plataformas EAD.

Porém, saiba que a EAD está oficialmente regularizada no Brasil.

Credenciada pelo MEC e instituída pela Lei de Diretrizes e Bases (Art. 80 da Lei 9.394, de 1996), essa modalidade de ensino é regida hoje pelo Decreto 5.622, de 2005.

Essa legislação deixa bem claro que se o diploma EAD for emitido por uma instituição de educação superior credenciada e reconhecida pelo MEC, o documento tem validade em todo o país assim como o diploma do ensino presencial.

O aprendizado a distância já é realidade do presente e não mais do futuro!

É a melhor forma de aprender com um curso de graduação superior de forma simples e que cabe na rotina do dia a dia, com inúmeros benefícios.

Ficou com alguma dúvida sobre os benefícios da graduação via plataforma EAD?

Dê um clique aqui e acompanhe as informações divulgadas na página da EAD Uniube no Facebook. Até a próxima!

Confira os cursos EAD!

 

Escrito por Letícia, da Uniube