Letícia, da Uniube - mar 26, 2019

6 áreas de atuação do engenheiro civil

Você sabia que as possibilidades de atuação profissional do engenheiro civil vão muito além das construções?

Apesar disso, ainda é comum que muitas pessoas pensem que a profissão se limita às grandes obras de infraestrutura.

Fique sabendo que a formação de um engenheiro civil é bastante ampla e engloba diversos conhecimentos, que ampliam o leque de opções para esses profissionais.

Como a busca pelo curso é alta, o bacharelado em Engenharia também é oferecido pelas Universidades na modalidade a distância (EAD).

Se você tem a intenção de atuar na Engenharia Civil, não deixe de conhecer mais sobre o setor, assim como sobre a sua importância para a sociedade.

Aqui, você vai conferir esses temas e ficar por dentro das principais áreas de atuação do engenheiro civil.

Boa leitura!

Você sabe o que faz um engenheiro civil?

O engenheiro civil é encarregado do planejamento, desenvolvimento e gerenciamento das atividades de uma obra.

Isso significa que ele é quem deve acompanhar todo o projeto, do início ao fim.

Assim, entre as principais funções exercidas por esse profissional, estão:

  • criação do projeto da obra;
  • avaliação das condições físicas do local;
  • coordenação e fiscalização das equipes envolvidas no empreendimento;
  • elaboração de cronogramas e relatórios de gerenciamento;
  • contato com fornecedores para entrega de materiais e equipamentos;
  • criação de um bom relacionamento com o cliente;
  • controle de materiais e mão de obra.

É claro que essas não são todas as atividades pelas quais o engenheiro civil é responsável.

Para você ter uma ideia, embora muitas pessoas não saibam, uma graduação na área também capacita profissionais a ocupar cargos administrativos.

Afinal de contas, a formação é ampla e garante os conhecimentos necessários para que eles atuem como gestores de diferentes áreas.

engenharia-civil

Por que a Engenharia Civil é importante?

A Engenharia Civil é uma área necessária para o desenvolvimento de qualquer país.

Por ser essencial para o aumento de infraestrutura, por meio de projetos de construção de edifícios, metrôs, portos, túneis e aeroportos, a área também possui um caráter socioeconômico e ambiental.

Mais do que apenas construir estruturas físicas, um dos objetivos do trabalho do engenheiro civil é proporcionar mais qualidade de vida para a sociedade. Não é à toa que a carreira está em alta.

No entanto, saiba que o profissional do setor precisa de constante atualização, para garantir o sucesso das obras, assegurar o melhor custo-benefício e reduzir os impactos ambientais.

Clique aqui para saber mais. 

Conheça as 6 principais áreas de atuação do engenheiro civil

1. Cálculo estrutural

A área de cálculo estrutural é muito importante para garantir a segurança de todos os tipos de construções.

Por meio de cálculos que avaliam a resistência de materiais e diferentes estruturas, o engenheiro civil consegue abordar os cuidados necessários para que a construção seja bem estruturada e estável.

Porém, não se trata apenas de analisar estruturas metálicas, de concreto, argamassas, aço, madeira, entre outros materiais.

Alguns profissionais se dedicam à pesquisa do comportamento das estruturas, com o objetivo de aumentar a segurança e buscar inovações.

2. Construção civil

Como o nome sugere, essa é a área mais tradicional para quem é engenheiro civil. Aqui, esse profissional fica responsável por todos os processos construtivos da obra.

Portanto, ele atua com projeção, construção e reformas, o que inclui as mais diversas etapas: desde a escolha dos materiais usados na fundação até o acabamento.

Seja na construção de casas, edifícios, pontes, fábricas, shoppings, entre outras estruturas, o engenheiro civil ainda pode ter diversas funções.

A otimização, o monitoramento e o planejamento dos sistemas de produção fazem parte delas.

3. Estradas e transportes

Embora não seja a área mais conhecida, o setor de estradas e transportes é uma das ramificações da Engenharia Civil.

Trata-se não só do planejamento, construção e implementação de diversos sistemas de transporte, mas de toda logística de tráfego.

Especialmente por conta da expansão das cidades, o trabalho do engenheiro civil nessa área é fundamental.

Além de atingir objetivos relacionados à mobilidade, esse profissional também deve se preocupar com o impacto ambiental e social desses tipos de obras.

4. Geotecnia

Certos tipos de trabalho demandam um conhecimento mais profundo dos solos, como obras hídricas, de fundações, barragens, entre outras.

E esse é o campo em que a geotecnia está inserida. Portanto, diz respeito a tudo o que envolve escavações e mecânica dos solos.

Saiba, ainda, que a geotecnia voltada para o meio ambiente vem ganhando espaço.

Isso porque ela é responsável por estudar os solos contaminados, além de criar projetos voltados ao tratamento de aterros sanitários e outros terrenos.

5. Materiais de construção

Apesar de parecer bem simples, a área de materiais de construção demanda um vasto conhecimento por parte do engenheiro civil.

Ela não diz respeito à mera escolha de materiais para a execução de uma obra, mas também ao impacto ambiental causado pelo uso de cada um deles.

Por isso, o engenheiro civil que trabalha no setor estuda os materiais, suas aplicações e ainda analisa os seus componentes.

Tudo isso com o objetivo de verificar a durabilidade e mensurar o custo-benefício de cada matéria-prima.

6. Saneamento

Nessa área, o engenheiro civil atua em projetos de exploração do uso da água e em obras de saneamento básico e geral, que inclui esgoto, água, drenagem e resíduos.

Essas atividades demandam conhecimento sobre os sistemas de abastecimento, tratamento de esgoto e, ainda, a relação deles com o meio ambiente e a saúde pública.

A pressão por políticas públicas ligadas ao saneamento e descarte de resíduos tem impulsionado a busca por esses profissionais.

Além disso, o engenheiro civil que trabalha na área também pode desenvolver projetos em relação a  novas tecnologias para essa finalidade.

Engenheiro civil: profissional com um amplo leque de oportunidades

Você viu que as possibilidades de atuação para o engenheiro civil são amplas e quem escolhe a carreira encontra inúmeras oportunidades de emprego, em áreas com grande reconhecimento no mercado de trabalho.

Quer se qualificar para essa carreira? Então, que tal saber mais sobre o curso de Engenharia Civil da Uniube?

Quero trabalhar com Engenharia!

 

 

Escrito por Letícia, da Uniube