Letícia, da Uniube - mai 21, 2019

Veja o que se estuda no curso de Gestão Comercial

O curso de Gestão Comercial é uma graduação que prepara o profissional para as tarefas mais importantes do varejo.

Com as informações de mercado, o responsável pela área desenvolve análises completas sobre:

  • Formação de preços.
  • Viabilidade econômica de um negócio.
  • Atuação da concorrência, entre outras tarefas.

Para realizar essas atividades com excelência, é preciso ter uma graduação na área.

Com o diploma, é possível trabalhar em indústrias, no comércio, bem como em consultorias ou em salas de aula.

Quer saber mais sobre essa formação? Então acompanhe este texto e conheça as principais matérias do curso de Gestão Comercial.

Principais disciplinas do curso de Gestão Comercial

Marketing Básico

Com os primeiros conceitos de marketing, é possível entender o posicionamento mercadológico e como explorar as oportunidades de agregar valor à empresa e obter resultados melhores nas vendas.

Matemática Financeira

Algumas das responsabilidades do gestor comercial são formar preços, acompanhar a demanda e elaborar bons planejamentos.

Para que tudo isso seja colocado em prática, é essencial ter se aprofundado na Matemática Financeira, que apresenta conceitos sobre juros, taxas e outros elementos.

Teoria das Organizações

Ainda em uma abordagem inicial, é preciso entender como as empresas são compostas e quais são as suas características.

Conceitos sobre a formação das organizações possibilitam reconhecer qual é o papel do setor comercial e a sua importância para a companhia.

Contabilidade Básica

O curso de Gestão Comercial também abrange os conceitos mais relevantes sobre a contabilidade.

De forma simples, direta e longe de jargões específicos da área, o estudante entende como esse setor influencia nos resultados da empresa.

Economia e Mercados

Já que o gestor deve considerar custos, melhorar o desempenho do time de vendas e exercer liderança, ele precisa ter uma visão completa do mercado.

Compreender o contexto econômico do setor em que atua ajuda a montar planos otimizados e, principalmente, mais efetivos.

Gestão de Materiais

A operação comercial depende de diversos recursos: desde os produtos em estoque, até os materiais para execução de atividades.

Cabe ao responsável pela área fazer um gerenciamento dos componentes e garantir a disponibilidade dos insumos, de acordo com as necessidades da empresa.

Contabilidade Comercial

Como dissemos, a abordagem contábil é essencial para ter sucesso na profissão.

No entanto, o processo com as vendas tem particularidades, como notas fiscais, margem de lucro, descontos e outras questões.

Então, a contabilidade específica para a área comercial é indispensável.

Estratégias de Marketing e Pesquisa de Mercado

Já que a atuação adequada no mercado é fundamental, o estudante saberá como realizar pesquisas relevantes e colocar o marketing em prática.

Isso ajuda a reposicionar marcas, aumentar a demanda e promover ações bem-sucedidas.

Fundamentos da Gestão de Pessoas

Como ocupa um cargo de liderança, quem conclui o curso de Gestão Comercial, normalmente, tem que lidar com uma equipe.

Para garantir motivação, engajamento e resultados melhores, é essencial identificar os princípios da gestão de pessoas e como conquistar times mais eficientes.

Marketing de Varejo

O marketing se divide em muitos ramos e, por isso, a abordagem de varejo merece caráter especial.

O estudante e futuro profissional aprenderá a definir estratégias específicas voltadas para distribuidores, revendedores e clientes finais.

Sistemas de Informações Gerenciais

A tecnologia faz cada vez mais parte de todos os negócios — e com o varejo não seria diferente.

É preciso cuidar do estoque, das vendas, dos dados de clientes e de muitas outras questões.

Para facilitar o dia a dia dos profissionais, usar sistemas automatizados é uma opção frequente.

Por isso, o curso de Gestão Comercial traz uma apresentação completa sobre uma série de ferramentas para otimizar os processos.

Curso de Gestão Comercial - vendas

Gestão Financeira

Para se manter no mercado, qualquer negócio deve ter cuidado com o equilíbrio das finanças.

Obter lucratividade, deixar os custos sob controle e ficar de olho na precificação são apenas alguns aspectos para a boa saúde do caixa da empresa.

Quem cursa a graduação em Gestão Comercial tem a chance de explorar os princípios de uma boa gestão financeira e saber como colocá-los em prática.

Marketing de Vendas

Além da abordagem voltada para o varejo, também é importante entender o que fazer para vencer a concorrência, atrair novos interessados e vender mais.

Com essa disciplina, portanto, o futuro gestor sabe como agir para chegar a resultados melhores.

Instituições do Direito

Entender de Direito do Consumidor e do cuidado com contratos pode parecer complexo.

O curso de Gestão Comercial mostra os principais aspectos do Direito que influenciam o varejo e pontos essenciais para a relação entre fornecedor e cliente.

Práticas Integradoras em Gestão Comercial

Cada vez mais, o setor comercial está integrado a outros, como ao de estoque, compras e marketing.

O gestor deve deter os conhecimentos necessários para integrar as atividades, criar fluxos de comunicação e conquistar o melhor desempenho.

Outras disciplinas

Além desses temas, há algumas matérias que exploram certos conceitos ou aprofundam conhecimentos em assuntos importantes.

Também permitem entender o funcionamento organizacional e quais são os seus impactos nos resultados comerciais.

Outras disciplinas do curso de Gestão Comercial são:

  • Desafios da Comunicação/Desenvolvimento Motivacional;
  • Ética nas Organizações;
  • Cidadania, Heterogeneidade e Diversidade;
  • Empreendedorismo e Desenvolvimento de Novos Negócios;
  • Gestão Financeira, entre outras.

Atividades complementares

As matérias obrigatórias ajudam a formar um gestor capacitado e pronto para responder às necessidades do mercado.

Além disso, é preciso ter uma abordagem mais especializada para a área de interesse de cada aluno. É para isso que servem as atividades complementares.

Descubra alguns caminhos para direcionar sua formação:

  • Cooperativismo e Associativismo;
  • Comportamento Empreendedor;
  • Estatística Descritiva;
  • Responsabilidade Socioambiental;
  • Legislação Tributária;
  • Análise das Demonstrações Contábeis;
  • Legislação Societária e Comercial;
  • Libras.

Curso de Gestão Comercial EAD: a chave para o sucesso na profissão

O curso de Gestão Comercial traz uma abordagem completa para formar um dos profissionais mais desejados do mercado.

Para explorar todo o seu potencial e ter máxima versatilidade, considere a modalidade EAD.

De forma prática, você terá a formação necessária para se destacar no setor.

A educação a distância oferece total flexibilidade para organizar a rotina de estudos.

Até 2023, a modalidade deverá ter a maioria dos alunos do ensino superior no Brasil.

Inclusive, é ela que tem sido a responsável pelo aumento dos universitários no país.

Ficou interessado? Conheça o curso de Gestão Comercial EAD da Uniube e dê um passo importante para o seu futuro!

Quero ser um Gestor Comercial!

 

Escrito por Letícia, da Uniube