Letícia, da Uniube - out 31, 2018

Saiba como usar o LinkedIn para conseguir um emprego

As redes sociais vão muito além de diversão.

É possível, também, aproveitá-las como plataformas para construção de networking e inserção no mercado de trabalho.

Mas quais as maneiras de fazer isso? Como usar o LinkedIn, por exemplo, para alcançar uma visibilidade profissional?

Se você ficou interessado pelo assunto, continue com a gente e veja como usar o LindedIn para se conectar a empresas e profissionais de todos os ramos.

Por que usar o LinkedIn?

Na era da tecnologia, os profissionais precisam estar presentes no mundo digital.

Por ser uma rede própria para o mundo corporativo, o LinkedIn é um dos melhores canais para que você seja notado por recrutadores e figuras influentes da sua área.

Os números da rede social

Essa lógica da presença online não funciona somente para empresas, mas também para pessoas — profissionais que buscam um emprego, principalmente.

São milhões de usuários em todo o mundo e mais de 1 bilhão de buscas por dia no LinkedIn.

Parcerias e negócios são fechados na plataforma, que conta com 34 milhões de perfis somente no Brasil.

Quais as vantagens?

A rede social dá visibilidade para empresas, influenciadores e profissionais em busca de uma oportunidade.

É um espaço virtual que veio para acabar com a tradicional distribuição de currículos impressos pela cidade.

Com alguns cliques, você não se conecta somente com usuários da sua região, mas também com organizações de vários lugares do país e do mundo!

Afinal, como usar o LinkedIn?

Antes de mais nada, não confunda o propósito dessa plataforma com o de outras redes sociais.

Deixe sua vida, suas histórias e fotos no Facebook e no Instagram, que são focados para uso pessoal e entretenimento.

Os objetivos do LinkedIn são estritamente corporativos.

Muitas empresas usam essa rede para encontrar profissionais com o perfil desejado.

Fechar parcerias e compartilhar experiências são os focos das conexões.

Por isso, tenha cuidado com tudo que você posta, menciona e diz sobre si mesmo nesse espaço.

Mostre quem você é

Após criar um registro, preencha todo o perfil e destaque suas principais habilidades profissionais, os dados atualizados do seu currículo, os locais onde trabalhou e suas qualificações.

Escolha, também, uma boa foto de perfil, que seja mais séria e profissional.

Nada de gestos e expressões que possam comprometer sua imagem.

Para ser encontrado pelas empresas, é bem interessante otimizar a página para os buscadores da internet.

Tente customizar a URL com seu nome completo, um título e um resumo que tenham a ver com sua área de atuação.

Ao preencher os campos, dê atenção ao cabeçalho.

Coloque de forma sucinta as informações que destacam seus objetivos, competências e habilidades adquiridas.

O resumo cumpre aquele papel das típicas perguntas que surgem durante as entrevistas de trabalho: quem você é profissionalmente e o que busca?

Destaque sua trajetória de forma rápida.

Não se esqueça de caprichar na hora de colocar sua formação acadêmica e outros cursos que tenham a ver com seu ramo de atuação.

Qualificar-se é importante para ser visto e reconhecido.

Em seguida, conecte-se com os amigos e os profissionais da área em que você trabalha ou deseja atuar. É importante mostrar presença na plataforma.

Como usar o LinkedIn - publicar

O que publicar?

Nada de falar sobre a vida pessoal!

Ao ler este guia de como usar o LinkedIn, é preciso ter em mente que o conteúdo publicado na plataforma deve ser relacionado ao mundo do trabalho.

Evite fazer piadas e expressar opiniões sobre temas que não condizem com atividades profissionais — futebol e política, por exemplo.

Publique conquistas, pesquisas, descobertas profissionais, observações, cursos. Faça comentários relevantes sobre sua área de atuação.

Você também pode produzir conteúdo. A rede social fornece esse espaço.

Crie artigos e publicações mais densas, que sejam ricas em fontes, informações e opiniões concisas.

Pessoas que publicam no LinkedIn têm mais visibilidade.

Como usar o LinkedIn para buscar um emprego

Uma vantagem do LinkedIn é a facilidade para que usuário encontre o emprego que tanto almeja.

Dentro da plataforma, há um espaço chamado LinkedIn Jobs, no qual você pode encontrar anúncios de diversas vagas.

É fácil filtrar por instituição, cargo, nível de experiência e muito mais.

É possível se candidatar para uma oportunidade de emprego dentro da própria rede social.

Caso não encontre uma opção adequada, há a possibilidade de criar alertas para um determinado perfil de vaga e até mesmo por postos de trabalho em uma empresa específica.

Confira também: Saiba como buscar por vagas de emprego.

Dicas práticas sobre como usar o LinkedIn

Agora que você já entendeu como funciona a plataforma, confira, a seguir, algumas dicas para se destacar no LinkedIn.

  1. Evite escrever em terceira pessoa: todo post deve ser feito em primeira pessoa, para reforçar seu conhecimento e experiência em determinado assunto.
  2. Acesse regularmente seu perfil: nada de checar o LinkedIn só de vez em quando! Acompanhe diariamente as atualizações das suas conexões, interaja com elas e responda de forma ágil todas as mensagens que chegam na caixa de entrada.
  3. Siga as empresas que interessam a você: além de facilitar na hora de ver as publicações sobre vagas disponíveis, esse gesto demonstra seu interesse na instituição.
  4. Participe de grupos: eles são semelhantes aos das outras redes sociais. A diferença é que são feitos para o networking, novas descobertas e até mesmo para divulgar os conteúdos que você produz.

Com o passo a passo de como usar o LinkedIn, manusear a plataforma fica bem simples!

Tire um tempo livre e dedique-se a conhecer melhor a rede social, preencher cada etapa e encontrar as melhores conexões.

Acredite, será ótimo para seu futuro profissional.

Se você gostou das dicas, acompanhe a nossa página no Facebook e Instagram, e fique ligado nas novidades do mercado de trabalho.

Acesse nosso Instagram!

 

Escrito por Letícia, da Uniube