Letícia, da Uniube - nov 29, 2018

Veja como usar a bolsa de estágio no seu orçamento mensal

Conseguir um estágio é o sonho de muitos universitários.

Além da importância para a vida profissional, essa experiência incrementa o orçamento: a bolsa de estágio costuma ser o primeiro contato do universitário com uma remuneração mensal.

Ela pode ser usada para comprar as roupas que gosta, se divertir, ou ajudar nas contas de casa.

No entanto, é preciso tomar cuidado para não gastar todo o dinheiro de uma vez e esgotar os recursos para o resto do mês.

Por isso, neste post, vamos dar dicas de como aumentar as chances de conseguir uma bolsa de estágio e, depois, formas de administrar seu dinheiro, fazendo com que ele renda ao máximo.

Acompanhe!

Como conseguir uma bolsa de estágio

Em algumas áreas, os processos seletivos para estágios são muito disputados. Para se destacar, em meio aos outros candidatos, é necessário que você desenvolva alguns hábitos e atitudes.

  • Valorize suas competências comportamentais: características como adaptabilidade, liderança, planejamento e organização são muito valorizadas pelas empresas. Você precisa saber quais são seus pontos fortes, para que possa falar sobre eles durante a entrevista de estágio.
  • Domine o português: essa dica parece óbvia, mas o maior número de erros ocorre nos testes escritos. Se você precisa melhorar seu português, invista em muita leitura e redija sobre assuntos diversos.
  • Fale das suas experiências: ninguém espera que um universitário tenha muita bagagem profissional, mas você pode usar outras experiências para se destacar em um processo seletivo. Pode ser um trabalho voluntário ou uma viagem ao exterior, por exemplo. É importante que você saiba apontar as habilidades que desenvolveu ao longo de sua vida.
  • Conheça a empresa: foi chamado para uma entrevista? Então estude a empresa, saiba o que ela faz, qual seu posicionamento no mercado e como você poderá contribuir com ela. Isso demonstra interesse e costuma agradar aos recrutadores.

6 formas de usar sua bolsa de estágio

A seguir, mostraremos algumas maneiras de usar o dinheiro da bolsa de estágio de forma inteligente, para que ela renda o máximo possível.

1 - Controle seu orçamento

O primeiro passo para fazer sua bolsa de estágio render é organizar o seu orçamento. Registre todos os gastos mensais em uma planilha ou aplicativo financeiro.

É importante incluir até mesmo os pequenos custos do dia a dia, como cafezinhos e lanches na rua.

Ao final, some tudo e diminua do valor da sua bolsa de estágio. Pronto, agora você sabe qual é sua renda líquida. Se as despesas superarem as receitas, a próxima dica será fundamental.

2 - Elimine suas dívidas

Se você está terminando o mês no vermelho, quitar as dívidas é a tarefa mais urgente. Priorize as contas mais importantes ou que tenham maiores juros como o cartão de crédito.

Procure sempre pagar os boletos em dia e evitar multas e taxas, que podem aumentar significativamente o valor dessas despesas.

A próxima etapa é organizar seu estilo de vida — cortando, ao máximo, os gastos supérfluos — para que ele fique compatível com seu orçamento.

Bolsa de estágio - planejamento financeiro

3 - Planeje os seus gastos

O planejamento de gastos é essencial para que você tenha controle sobre seu dinheiro.

Estipule quanto você deseja gastar em cada esfera da sua vida, tomando o cuidado para não exceder o limite da sua bolsa de estágio.

Por exemplo, você pode separar uma parte do salário de estagiário para cobrir as despesas mensais e outras para diversão, poupança e capacitação profissional.

Essa divisão será essencial para saber se o valor da bolsa de estágio é suficiente para suas pretensões.

4 - Invista ou poupe

Depois de controlar sua vida financeira, o próximo passo é planejar o futuro, guardando uma parte da bolsa de estágio.

Essa reserva pode ser feita em uma poupança ou algum outro investimento que renda um pouco mais.

Atualmente, existem diversos produtos financeiros, que aceitam aportes de pequenos valores.

Posteriormente, você poderá aumentar a contribuição, conforme o crescimento da sua renda.

O importante é estudar as opções disponíveis e escolher o investimento mais adequado à sua realidade.

5 - Crie um fundo emergencial

Nossa vida é cheia de imprevistos e devemos estar preparados para eles.

Afinal, emergências — como um carro quebrado, uma doença inesperada ou a perda do estágio — podem acontecer a qualquer momento.

Criar uma reserva financeira para esses fatos inesperados vai deixar você mais seguro.

Por isso, procure guardar uma parte da sua bolsa de estágio com este objetivo.

Se preferir, programe uma transferência automática para uma poupança  — com um valor fixo —  para os dias que você recebe seu salário.

6 - Invista na sua capacitação profissional

Nos próximos anos, a tendência é que o mercado continue muito competitivo. Nesse cenário, apenas os profissionais mais bem preparados conseguirão se destacar.

Portanto, mesmo cursando a Universidade, você deve investir o máximo que puder no seu desenvolvimento profissional, para incrementar seu currículo.

Separe uma parte da sua bolsa de estágio para fazer cursos, frequentar palestras, workshops ou, até mesmo, adquirir cursos online.

Defina as áreas de interesse e invista em saber o máximo possível sobre elas.

Ao seguir os passos que apontamos neste artigo, sua bolsa de estágio pode render mais do que você imagina. Esses esforços, que requerem disciplina e organização, trarão muitos benefícios!

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro das principais novidades sobre educação e mercado de trabalho.

Siga o Instagram da Uniube!

Escrito por Letícia, da Uniube