Letícia, da Uniube - ago 16, 2018

Saiba como poupar dinheiro para as mensalidades do seu curso

Ter uma educação superior de qualidade é o sonho de muita gente. Porém, o alto valor de investimento pode acabar interrompendo esse caminho.

Mas uma das alternativas para superar esse obstáculo é aprender a poupar dinheiro.

Não é uma tarefa fácil, mas também nada que seja impossível.

É preciso colocar tudo na ponta do lápis e descobrir como encaixar as mensalidades no orçamento disponível.

Alguns sacrifícios podem ser inevitáveis, mas é importante lembrar dos benefícios a longo prazo que um diploma de graduação pode trazer.

E para te ajudar nesse processo, te daremos algumas dicas sobre como poupar dinheiro.

É importantíssimo ressaltar que os cortes devem ser feitos de maneira responsável, sem prejudicar gastos essenciais, como saúde e alimentação.

E como fazer isso? O primeiro passo é ter um bom planejamento financeiro, e é por ele que vamos começar o nosso post de hoje.

A importância de um planejamento financeiro

O planejamento financeiro nada mais é do que a organização das finanças, sejam elas pessoais ou familiares.

Para isso, é preciso fazer uma análise das receitas, ou o dinheiro que entra em sua conta, juntamente de todos os gastos semanais, mensais ou eventuais.

Junto desses esclarecimentos, é preciso apontar quais objetivos você tem em mente a curto, médio ou longo prazo.

É aqui que você deve incluir a sua vontade de cursar o ensino superior.

Sabendo o valor das mensalidades, é possível entender o tanto que você deve poupar dinheiro para ter condições de incluir esse investimento no seu orçamento.

A importância do planejamento

A maior vantagem de se realizar um planejamento financeiro é deixar bem claro para você a situação em que se encontra.

Ter as diferentes categorias que compõem a análise todas anotadas e separadas entre si diminui as chances de entrar em desespero.

Há sempre um caminho a ser tomado.

Portanto, a elaboração desse documento é fundamental para você decidir qual rumo tomar.

Neste caso, conseguimos decidir quais gastos podemos cortar para poupar dinheiro, abrindo espaço para as mensalidades da graduação.

Criando um planejamento financeiro

A construção desse planejamento influencia também na escolha da universidade.

Além de considerar as questões acadêmicas, estrutura e suporte oferecido à EAD, é preciso pensar o lado financeiro.

Os diferentes valores praticados no mercado significam que a melhor opção será a que combinar projeto pedagógico adequado com o encaixe perfeito em seu orçamento.

Um destaque é a necessidade da disciplina para manter as decisões tomadas.

De nada adianta um bom planejamento financeiro se as regras impostas para a sua execução não são cumpridas por você.

Pode ser complicado a princípio, mas lembre-se sempre do seu propósito.

Confira também: 10 dicas para fazer um planejamento financeiro enquanto está na faculdade.

Elaborar um planejamento financeiro é uma das melhores maneiras para poupar dinheiro

Como fazer um bom planejamento financeiro?

Entendendo por que esse exame das suas finanças é tão importante, é hora de colocar a mão na massa.

Temos certeza que durante a leitura você já pensou em algumas ações que podem ser tomadas. Ainda assim, vamos apontar alguns itens:

  • Declare receitas e gastos: é a partir disso que tudo será construído. Então, é essencial que você seja o mais transparente possível. Além de salários e rendas extras, é preciso deixar claro a estabilidade de cada fonte. O mesmo funciona para os gastos, com a regularidade em que são realizados.
  • Tenha uma projeção realista: como a graduação é um compromisso de alguns anos, faz sentido projetar gastos e receitas por toda sua duração. Assim, você terá uma ideia mais exata do investimento a ser realizado — e do esforço a ser feito.
  • Traçe os principais objetivos: eles serão o norte para a escolha das ações mais adequadas. Neste caso, o foco maior no longo prazo é a possibilidade de cursar a graduação.
  • Inclua metas práticas: uma forma de manter a disciplina é estabelecer metas intermediárias que sejam alcançáveis. A própria mensalidade funciona bem aqui, já que é um valor que deve ser pago com frequência e pré-definido.
  • Faça um controle financeiro: até aqui você já deixou seus gastos bem explicadinhos, definiu as metas e sabe onde poupar dinheiro. Mas isso está acontecendo de verdade? É preciso ter um controle rígido. Para isso, alguns aplicativos de celular podem ajudar nessa tarefa.

Dicas para poupar dinheiro

O planejamento financeiro é fundamental, mas o decisivo para seu sucesso é a execução do que foi elaborado.

Como nosso assunto é poupar dinheiro, é preciso seguir à risca as orientações para limitar os gastos.

Mas como escolher o que cortar? Apenas você pode entender a sua realidade, mas podemos contribuir com algumas dicas:

  • Dê preferência por compras à vista: muitas vezes você consegue negociar descontos ao fazer o pagamento imediatamente. Procure sempre essa opção, dentro do possível, mesmo quando a compra parcelada não apresentar juros.
  • Não abuse no lazer: relaxar é importante, essencial para sua saúde física e mental. Mas cuidado com o exagero de gastos nesses momentos! Procure programas gratuitos e fique de olho em promoções para cinema, happy hour com os amigos, almoço em família e outras ocasiões.
  • Administre gastos com alimentação: uma boa forma de poupar dinheiro é não ter esse tipo de gasto fora de casa. Incluir um extra nas suas compras de supermercado e sacolão para levar seu próprio almoço ainda sai mais barato do que pagar pelo prato feito em dias úteis.
  • Faça sua graduação na modalidade EAD: os principais benefícios da educação a distância dizem respeito ao gerenciamento do seu tempo. Mas ela também ajuda na economia: reduzir o custo de transporte, por exemplo, pode fazer grande diferença no fim do mês.

Graduação que cabe no seu bolso

O aperto no bolso faz parte do dia a dia do brasileiro. Mas a situação financeira não deve significar o fim dos seus sonhos.

Existem maneiras de poupar dinheiro e conseguir encaixar objetivos de vida dentro da sua realidade econômica.

Dicas como o planejamento financeiro e algumas dessas formas de economizar em seu orçamento podem ser produtivas para você.

Assim como pensar em alternativas à graduação presencial. Conheça os cursos EAD da Uniube e faça o ensino superior com qualidade e conveniência!

Navegue pelos nossos cursos!

Escrito por Letícia, da Uniube