Letícia, da Uniube - nov 8, 2018

7 dicas para que você mande bem no Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é uma corrida de tiro curto. Toda a preparação para a prova é mais parecida com uma maratona: é preciso se preparar ao longo de todo o ano para o exame. Estabelecer uma rotina de estudo, participar de simulados e fazer resumos são etapas fundamentais durante vários meses. Mas quando tudo isso parece estar em ordem, o que resta fazer para que você mande bem no Enem?

Ao contrário do que muitos pensam, os dias que antecedem a prova são importantíssimos. Neste post,  daremos 7 dicas para que você esteja pronto — nos aspectos físico e psicológico — para tirar a melhor nota possível.

Acompanhe o artigo e mande bem no Enem!

1- Simule o trajeto até o local da prova

Como não é objetivo participar da série "atrasados do Enem", é fundamental conhecer o local da prova e o caminho para chegar até lá. Estabeleça um rota e percorra-a no dia de maior trânsito. Se não for possível, simule o trajeto em ferramentas como o Google Maps.

2- Coma bem

Essa não é a hora ideal para fazer jejum ou ir a um rodízio. O consumo excessivo de alimentos gordurosos é sinônimo de má digestão. E o jejum favorece a hipoglicemia: se a glicose apresenta nível baixo no sangue, o raciocínio e a concentração serão comprometidos, provocando sonolência.

Por isso, tome um café da manhã reforçado e não coma mais do que está acostumado. Dê lugar ao equilíbrio, optando pelo consumo de frutas, legumes e verduras. Evite bebidas alcoólicas e doces ricos em açúcar, mas aposte com moderação nas bebidas energéticas, como café. Elabore um cardápio para ter controle da alimentação antes do Enem.

3- Acredite no seu potencial

Muitos pesquisadores dizem que o segredo do sucesso está na mente. Carol Dweck, uma pesquisadora norte-americana, escreveu o livro Mindset: a nova psicologia do sucesso.

Na publicação, ela define o mindset como o conjunto de crenças e pensamentos que existem dentro de nossa mente e que determinam como nos sentimos ou nos comportamos. O livro mostra que existem pessoas de mindset crescente, que percebem os erros como forma de aperfeiçoamento, e não como a definição de fracasso.

Antes de fazer a prova, coloque sua mente em ordem e procure ser gentil consigo mesmo. Evite pensamentos pessimistas e acredite no seu potencial. Você batalhou por isso e merece sua própria confiança! Caso queira conhecer mais a si mesmo, que tal fazer o teste do mindset ?

4- Saia da toca

Feche os livros e cuide da sua vida social. É comum alguns estudantes preferirem se privar de festas e encontros para focar nos estudos, mas agora é hora de relaxar. Por isso, reúna a família e os amigos para fazer o que você realmente gosta. Jogue bola, pratique corrida e libere endorfina. Saia com os amigos e libere muitas risadas.

Estar feliz consigo mesmo é a melhor forma para que você mande bem no Enem.

5- Durma bem

Está mais que provado que dormir bem contribui para a melhora do metabolismo, disposição e prevenção de doenças crônicas. Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês, pontua que  "uma noite mal dormida pode aumentar a necessidade do corpo por insulina em até 30%, de um dia para o outro. É como ter comido um prato de macarrão, o que leva a ganho de peso em longo prazo."

Para reforçar a importância do sono, o Centro de Estudos do Sono da Universidade Glasgow, na Escócia, constatou que pessoas com dificuldades para dormir podem ter problemas para se relacionar com os outros e são mais propensas a sofrer de depressão e falta de concentração.

Como dormir bem?

  1. Ao deitar, acalme sua mente.
  2. Evite gorduras e carboidratos simples a noite.
  3. Aposte em aromas, como o de lavanda, que promovem relaxamento na hora de dormir.
  4. Diminua a luminosidade da casa 1 hora antes de dormir.
  5. Evite o uso do celular.

Mande bem no Enem - sono

6- Ouça música

A música ativa a região do cérebro ligada ao raciocínio e a concentração.

A mestre em neuropsicologia, Aurilene Guerra, aponta que a escuta ativa exige o desenvolvimento da capacidade de concentração, além de promover a criatividade por meio da sensibilização do aluno. Por isso, confira os estilos que dão foco às pessoas mais distraídas.

Música clássica

A música clássica faz tão bem à concentração que foi criado o "Efeito Mozart": ouvir músicas do artista pode induzir uma melhoria no desempenho de vários tipos de tarefas mentais.

Eletrônica

A revista Entrepreuner divulgou um estudo que explica como esse estilo é capaz de estimular os ouvintes a desenvolverem um bom desempenho em atividades que exigem concentração.

7- Siga alguns passos básicos e mande bem no Enem

Tranquilidade e foco são fundamentais para que você mande bem no Enem. É necessário que você fique atento a alguns detalhes da prova. Confira, a seguir, 6 dicas importantes para o grande dia.

  1. Não é necessário responder às questões em ordem. Comece pelas que você considera mais fáceis e tenha tempo para resolver as demais.
  2. Sublinhe as palavras-chave dos argumentos de cada texto.
  3. Preste atenção nos enunciados.
  4. Não há pegadinhas. A prova é um teste de paciência.
  5. Faça uma leitura objetiva do tema da redação. Assim, você ganha tempo construindo seus argumentos.
  6. Faça um projeto para construir o texto.

É isso aí, estudante. Para que você mande bem no Enem, é fundamental colocar em prática as dicas deste artigo.

Quer avançar mais um pouco na sua preparação para a reta final? Saiba se o seu plano de estudos está de acordo com o que recomendamos neste post. Boa prova!

Escrito por Letícia, da Uniube