Letícia, da Uniube - mar 29, 2019

Dia do Enem: como se preparar?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das provas mais importantes para quem quer ingressar em uma Universidade. Por isso, é importante se preparar desde já para o dia do Enem e aumentar as chances de ingressar em um curso superior.

Organizado pelo Inep, o exame é aplicado atualmente em dois dias. É possível consultar o cronograma anual do Enem na página do participante.

Mesmo antes da aplicação, é necessário entender o que deve ou não ser feito nas vésperas do exame para se dar bem na prova.

Acompanhe o post de hoje e veja como ter a melhor preparação no dia do Enem!

Como se preparar ao longo do ano

O Enem pode ser realizado por quem está prestes a concluir ou já terminou o Ensino Médio.

A nota da prova é usada como critério de seleção por diversas instituições de ensino superior, ela ainda é aproveitada no Prouni.

Ter um cronograma de estudos e se dedicar à resolução de atividades das matérias estudadas pode ajudar o candidato a ter um bom desempenho no Enem. Aproveite os próximos meses para estudar o conteúdo exigido e fazer as provas anteriores, entendendo o perfil das questões do exame.

Escolher uma profissão ideal pode ser um grande desafio para quem ainda é jovem. Essa tarefa pode ser simplificada com apoio de orientação vocacional. Alie seu planejamento de estudos a uma pesquisa sobre a carreira desejada.

Outra boa dica é ficar por dentro do que está acontecendo no mundo, para ter domínio de conhecimentos gerais. Leia portais confiáveis de notícias e pesquise argumentos diversos sobre os principais assuntos da atualidade. Eles podem ser tema da redação deste ano.

E, por falar na dissertação, não se esqueça de praticar a habilidade de escrita. Escolha temas diferentes e ponha a escrita em prática. Quanto mais você treinar, terá maior domínio dos critérios avaliados na redação do Enem.

"O dia do Enem está chegando. E agora?"

Às vésperas do dia do Enem, você deve estar tranquilo e relaxado. Caso você tenha se preparado para a prova ao longo do ano, não há o que temer.

Por isso, é importante deixar o estresse de lado e viver os últimos momentos com tranquilidade.

Listamos algumas dicas que podem ajudar você a se tranquilizar antes do dia do Enem. Confira!

1. Descanse

A qualidade do sono interfere diretamente na nossa capacidade de raciocínio. Portanto, é imprescindível que você durma bem e esteja descansado na hora da prova. Vá cedo para a cama e relaxe bem durante à noite, para estar preparado para a bateria de questões.

2. Faça atividades físicas leves

Nada de exagerar na academia ou alterar a ficha do treino na véspera do exame. Evite qualquer atividade esportiva que possa causar cansaço excessivo ou dores no corpo.

Priorize práticas mais leves, como caminhadas curtas, pilates e yoga. Faça suas atividades até o final da tarde e evite o período da noite. Isso é importante para não ter fadiga muscular no dia do Enem.

3. Alimente-se bem

Ter uma alimentação leve e balanceada antes do dia do Enem é fundamental para o seu bem-estar.

Deixe o fast-food de lado e dê prioridade para frutas e legumes. Não é hora para conhecer um novo restaurante ou experimentar um prato diferente do que você está habituado. Cuide do que você come e evite um mal-estar inesperado.

4. Deixe os livros de lado

Se você se preparou até aqui, não há motivos para temer. Seja fiel ao seu plano de estudos ao longo do ano e deixe os livros de lado às vésperas da prova.

Tentar estudar um dia antes do exame só vai aumentar a sua ansiedade. Imagine, por exemplo, encontrar alguma questão que você não sabe resolver. Isso pode aumentar a sensação de insegurança e fortalecer as suas crenças limitantes.

Acredite no seu potencial e tenha certeza de que o seu esforço será válido. Aproveite o dia para relaxar e colocar suas séries em dia, depois de tanta dedicação.

5. Pesquise o local de aplicação de prova

À essa altura, o seu local de aplicação de prova já foi divulgado. Acesse o sistema do Inep e veja onde você fará o Enem.

Pesquise com antecedência quais são os possíveis meios de transporte até lá, quais são as melhores rotas em caso de congestionamento e quanto tempo você gastará de deslocamento.

Se você não conhece o local, recomendamos que você faça uma visita para evitar dúvidas no dia do Enem. Percorra o trajeto com tranquilidade, para que ele seja natural na data de aplicação da prova.

Dia do Enem - emocional

6. Cuide do seu bem-estar emocional

É comum se sentir ansioso antes de um evento tão importante como o Enem. Por isso, evite se perder em seus próprios pensamentos e aumentar a sensação de incerteza com o futuro.

Se você está muito nervoso com o exame, faça programas leves, como sair com os amigos e ir ao cinema. Só não se esqueça de voltar cedo para casa.

Evite atividades que podem aumentar a adrenalina, como frequentar festas ou ficar navegando pela internet por toda a madrugada.

Mantenha a mente relaxada e confie na sua capacidade de fazer o melhor na prova. Deixe de lado os medos e relaxe. É a melhor maneira de colocar em prática todo o seu potencial no dia do Enem.

7.  Separe os materiais necessários

Não deixe para preparar os materiais necessários no dia do Enem. Aproveite a semana anterior para separar os seus pertences e evitar imprevistos.

No dia do exame, você deverá levar:

  • documento de identificação original com foto;
  • cartão de confirmação de inscrição;
  • caneta esferográfica de tinta preta e material transparente;
  • declaração de comparecimento impressa, para assinatura do coordenador do local de prova, caso seja necessário.

Não é permitido levar:

  • qualquer tipo de dispositivo eletrônico (celular, calculadora, alarmes, tablets e similares);
  • livros e anotações impressas;
  • equipamentos de áudio e vídeo, como fones e gravadores;
  • bonés e chapéus;
  • chaveiros;
  • óculos escuros;
  • materiais escolares como lápis, lapiseira, borracha e canetas de material opaco.

O que fazer no dia da prova

Mantenha-se calmo no dia do Enem. Na hora do Exame, recomendamos as práticas a seguir.

  • Organizar-se para resolver todas as questões. Não perca tempo tentando responder a perguntas que você não sabe. Deixe-as por último.
  • Levar uma garrafinha de água, para manter-se hidratado.
  • Estabelecer um tempo para preencher o cartão de respostas. Essa tarefa exige atenção e cuidado. Por isso, não deve ser deixada para os últimos instantes.
  • Evitar distrações ao longo da prova, como comer e ir ao banheiro várias vezes, sem real necessidade. Aproveite seu tempo ao máximo!

Gostou das informações? Acompanhe mais dicas sobre o Enem e a vida de universitário no Facebook e no Instagram da Uniube.

Escrito por Letícia, da Uniube