Letícia, da Uniube - mai 6, 2022

Financiamento estudantil: conheça 4 formas de financiar seu curso

Já faz tempo que você tem vontade de entrar no curso superior, mas só estava esperando um financiamento estudantil para dar aquela força? Agora não falta mais nada!

A Uniube é uma Instituição de Ensino Superior (IES) com 75 anos de tradição, que está sempre inovando e facilitando a sua vida de estudante.

Conheça, neste post, o que é financiamento estudantil e 4 formas de financiar o seu curso. 


O que é Financiamento Estudantil?

Financiamento estudantil é todo programa ou fundo destinado a financiar os estudos de alguém. Na prática, um financiamento funciona como se fosse uma espécie de “empréstimo”. 

Calma! Não é tão difícil assim conseguir um financiamento para pagar o seu curso superior. 

financiamento-estudantil-uniube-1

Ao assinar o contrato, a instituição que está realizando a proposta se compromete a pagar a mensalidade integral (ou parte dela) da graduação escolhida. 

Tudo vai depender da sua necessidade e, também, da análise da instituição, ou mesmo, da forma como ela trabalha para disponibilizar os financiamentos. 

Depois de assinar o contrato, sabendo dos deveres e das obrigações, cabe ao estudante honrar o compromisso de realizar o pagamento de acordo com o prazo e as regras estipulados.

Ah, quer uma notícia boa? Dependendo do acordo que foi feito, o pagamento pode ser realizado após a sua formação. 

Há programas de financiamento público (ou seja, custeados pelo governo), como o FIES e o PROUNI, e, também, os privados.

Esses podem ser (ou não) da universidade que você escolheu, como é o caso da Uniube, que tem o seu próprio crédito educacional. 

Ter um financiamento pode ser muito bom para transformar o seu sonho em realidade, assim você fica muito mais perto de construir uma carreira de sucesso e conquistar seus objetivos. 

Vantagens de um financiamento estudantil 

Alternativa para entrar na universidade

Cá entre nós, nem sempre temos as condições necessárias para custear uma graduação em uma universidade, não é mesmo?

Nem por isso você precisa desistir de ter uma carreira com uma formação de qualidade, estudando com professores renomados e experientes no mercado de trabalho.

Saiba que contratar um financiamento estudantil é uma das alternativas que pode ajudar depois que você passar no vestibular.  

Auxílio para se manter na graduação

 A decisão de realizar um financiamento pode ser tomada depois que você já estiver cursando a sua graduação e percebeu que vai precisar de uma forcinha para se manter firme durante o período de estudos. 

Assim o financiamento pode ser visto como um auxílio para se manter na graduação. 

Também pode ser algo já planejado, ou seja, você pesquisa as formas de financiamento estudantil e já insere em seus objetivos, solicitando após estar matriculado em uma universidade.  

Tranquilidade para estudar

Você estudou, fez cursinho, se esforçou muito e, na hora que está na graduação, não tem tranquilidade porque aquela preocupação com as mensalidades não sai da sua cabeça?  

Ninguém merece, não é mesmo? Os estudos deveriam ser o seu foco, concorda?  

financiamento-estudantil-2

O financiamento estudantil também pode proporcionar essa tranquilidade para você focar no que interessa e, de acordo com o seu contrato, depois da sua formação realizar o pagamento do crédito estudantil.

Conheça 4 formas de financiamento estudantil 

1. Uniflex - Crédito Educacional da Uniube

O Uniflex é o Programa de Crédito Educacional da Uniube. Com ele, há a possibilidade de você conseguir custear os seus estudos por meio dos descontos concedidos pelo programa. 

É possível receber de 20% a 50% de crédito e quem pode solicitar o financiamento são os alunos ingressantes, matriculados no 1ºperíodo.

A renda per capita familiar não pode exceder a seis salários mínimos no curso de medicina e quatro salários mínimos para os alunos dos demais cursos. 

É preciso ser estudante da Uniube para solicitar o crédito educacional Uniflex e aproveitar todas as vantagens da universidade.

As inscrições serão realizadas em datas a serem definidas após o término do período de matrícula. 

Confira o passo a passo de como fazer a simulação do seu financiamento  pelo crédito educacional aqui da Universidade e saiba mais no site da Uniube

2. Financiamento estudantil para o Curso de Medicina
(Alume)

Se o seu sonho sempre foi cursar medicina tem a opção da Alume, que é um tipo de financiamento específico para este curso. 

Com ele, você tem a possibilidade de financiar a sua mensalidade ou o seu custo de vida. Isso mesmo! Até mesmo o seu custo de vida. 

Além disso, pode também solicitar um financiamento para o período em que estiver finalizando o curso e precisa estar mais concentrado no aprendizado prático. 

Que notícia incrível, não é mesmo? Já imaginou receber uma mesada para ajudar nas despesas ou ter ajuda com a mensalidade durante o Curso de Medicina?

No site da Alume, você fica sabendo todos detalhes e quais opções de financiamento ela oferece para a universidade e quais são os critérios necessários. 

3. FIES (Fundo de Financiamento Estudantil)

Você, certamente, já ouviu falar sobre o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), que é um programa do Ministério da Educação que financia o curso superior de estudantes que estão matriculados no Ensino Superior da rede particular.

Então, se você tiver os requisitos necessários para solicitar o financiamento, basta entrar no site e fazer a sua inscrição no programa. 

Se a sua solicitação for aceita e você for selecionado para participar,  é só seguir as orientações e os passos descritos no site, que são basicamente: 

  • realizar o cadastro;
  • comprovar a documentação;
  • assinar o contrato com o banco. 

No site do programa, você encontra todas as informações como data, inscrição, regulamento e etc.

4. Financiamento Estudantil Santander

Continuando sobre as opções de financiamento estudantil, outra maneira é optar pelo auxílio de uma instituição financeira, como um banco. 

O Financiamento Estudantil Santander possui o financiamento da graduação dos cursos da área da saúde.  Você tem até o dobro do tempo para pagar a sua graduação.

Os cursos contemplados são:

As parcelas são debitadas diretamente na sua conta Santander. A análise de crédito e a renovação são feitas por períodos (semestrais ou anuais). 

Saiba mais sobre este financiamento em uniube.br.

Lembre-se sempre de consultar todos os regulamentos. É lá que você vai saber os detalhes e obter informações completas. 

Viu só como é possível financiar o seu curso de graduação na Uniube e realizar o sonho de entrar no Ensino Superior?  

Apresentamos 4 formas de financiamento estudantil, mas ainda tem muito mais programas e benefícios na Uniube

Agora que você já conhece essas 4 formas de financiamento, que tal conhecer os cursos da Uniube? 

Quero conhecer os cursos!


 

 

Escrito por Letícia, da Uniube