Letícia, da Uniube - jul 24, 2020

Cursos tecnólogos: conheça 6 possibilidades incríveis

A graduação tecnológica é uma das melhores opções disponíveis para quem busca um ingresso rápido no mercado de trabalho.

Mesmo sendo uma formação superior, o tempo até adquirir o diploma é de dois a três anos, o que garante um período menor de investimento até a capacitação completa do estudante.

Além disso, os cursos tecnólogos respondem a demandas reais do mercado.

Assim, várias graduações são voltadas para áreas aquecidas e com alto potencial de abertura de vagas para novos profissionais.

Para você ter uma ideia de que áreas são essas, veja uma lista que separamos com alguns cursos superiores tecnólogos. 

1. Marketing

Marketing é, certamente, uma das áreas com maior expressividade na atualidade, ficando lado a lado com os trabalhos ligados ao desenvolvimento de soluções tecnológicas.

O tecnólogo em Marketing trabalha com a elaboração de estratégias que aumentam a eficiência e competitividade do negócio, agregando valor à marca e fomentando a atração e fidelização de clientes.

Quem se forma na graduação tecnológica em Marketing tem a flexibilidade de poder trabalhar em qualquer instituição, seja pública ou privada.

O profissional de Marketing lida diretamente com a imagem da empresa.

Ele é quem gerencia as estratégias que definem como a companhia vai se comunicar e qual é a abordagem correta para trabalhar com seus produtos e serviços.

marketing

2. Gestão de Recursos Humanos

Com o crescente aumento de automação nas empresas é cada vez mais necessária a presença de profissionais competentes capazes de lidar com diversas tarefas, bem como ter um alto nível técnico.

Atrair, manter e gerenciar essas pessoas é o papel de quem faz o curso de tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Esse profissional facilita o desenvolvimento de competências comportamentais individuais (como a motivação), grupais (como liderança, resolução de conflitos, relações de poder) e organizacionais (como a cultura da empresa, a estrutura do negócio e o uso de tecnologias).

3. Logística

Hoje a logística é um dos setores estratégicos da maioria das empresas.

Essa área é a responsável por cuidar do gerenciamento de toda a cadeia produtiva da organização.

Incluindo a armazenagem, a compra de matéria-prima, a seleção de modais de entrega, a definição de rotas e embalagem.

Com um mundo cada vez mais digital e mais compras sendo feitas em e-commerces, espera-se que a atenção dada a essa área aumente.

Uma vez que ela é protagonista quando o assunto é entrega de produtos (e isso faz a diferença na fidelização de clientes nos negócios digitais).

O Tecnólogo em Logística dá apoio a essa rotina administrativa e garante que os processos da cadeia produtiva aconteçam com economia e impulsionem os resultados da organização.

4. Gestão financeira

Em um mercado cada vez mais competitivo, a utilização de forma consciente de cada um dos recursos da empresa faz toda a diferença.

Desde o armazenamento de mercadorias até o destino do dinheiro é preciso usar estratégias sólidas e com visão clara de resultados a curto, médio e longo prazo.

O profissional formado no curso de tecnologia em Gestão Financeira tem papel no trabalho com o capital e os ativos da organização.

Ele aplica métodos, conceitos e técnicas econômico-financeiras consolidadas para aprimorar o impacto da estratégia financeira da companhia.

O gestor financeiro faz estudos de viabilidade econômica e toma decisões pautadas em dados concretos para otimizar os investimentos e a captação de recursos.

Além disso, ele analisa os princípios contábeis que dão subsídio a toda a administração empresarial e tomada de decisão.

5. Gestão comercial

As organizações contemporâneas não podem ter atenção apenas a seus processos internos e ao que acontece dentro de suas portas.

É preciso olhar para o mercado e procurar oportunidades.

O tecnólogo em Gestão Comercial tem essa função.

Ele é o responsável por fazer estudos de viabilidade econômica, financeira e tributária para avaliar a situação mercadológica de determinada área e definir suas oportunidades e ameaças.

Na rotina de trabalho desse profissional estão as pesquisas de mercado, o relacionamento de pós-venda com clientes, a definição da formatação dos preços e o acompanhamento da concorrência.

Graças a essa visão macro, o gestor comercial é a pessoa indicada também para formar e gerenciar equipes de vendas.

6. Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Uma vez que o mundo caminha para um futuro mais tecnológico, as profissões ligadas a qualquer área da tecnologia têm grande expressividade e um aumento constante na demanda por profissionais capacitados.

A área de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é um exemplo disso.

O profissional com essa formação analisa, documenta, projeta e testa os mais diversos sistemas computacionais, softwares e aplicativos, bem como cuida de sua manutenção.

A principal função do Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é a criação de sistemas informatizados.

Ele desenvolve e implementa bancos de dados, administra redes de computadores e faz a análise e a programação de diversos sistemas.

Podemos dizer que é graças a esse profissional que suas senhas e informações de e-mail e redes sociais ficam salvas, protegidas e podem ser acessadas de qualquer lugar sem que você precise ficar salvando tudo no seu celular ou computador.

Todas as áreas que citamos ao longo do texto são de cursos tecnólogos em alta.

Além deles, existe uma gama de outras alternativas de formação com duração de dois a três anos que podem chamar sua atenção.

Clique aqui e saiba também as diferenças entre tecnólogo, bacharelado e licenciatura. 

Para ajudá-lo(a) a escolher qual graduação fazer e tirar todas as suas dúvidas, temos uma sugestão: leia nosso post que explica o que é um curso tecnólogo!

Acesse e leia nosso post!

 





Escrito por Letícia, da Uniube