Letícia, da Uniube - jul 20, 2021

Conheça alguns programas de residências da Uniube

Quem faz graduação na área da saúde ouve frequentemente sobre a Residência.

Essa etapa do ensino superior é uma modalidade de pós-graduação com o objetivo de preparar os formados para o mercado de trabalho, incluindo conteúdos teóricos e atividades práticas.

Para os estudantes de Medicina a Residência é bastante comum: mais de 70% deles querem fazer residência logo após a faculdade, segundo o estudo “Demografia Médica no Brasil”

Os programas de Pediatria, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia e Anestesiologia reúnem 48,3% das preferências desses alunos. 

Porém, os médicos não são os únicos que cursam residência. Alunos de outros cursos da área da saúde, como Odontologia, Fisioterapia e Enfermagem, também podem optar por esse tipo de pós-graduação. 

A Residência é regulamentada por legislação federal - residência médica e residência multiprofissional.

Ela deve ser oferecida por instituições de saúde (em geral hospitais e clínicas) e realizada sob a orientação de profissionais com bastante experiência. 

O ingresso em um programa de residência médica é feito por meio de um processo seletivo, que costuma ser bastante concorrido.

Em geral, esse processo inclui prova teórica, análise de currículo e entrevista com o candidato. 

O tempo do curso vai depender da especialidade escolhida pelo estudante. Durante a residência, o estudante recebe uma bolsa.

O valor mensal é definido pelo Ministério da Educação (MEC) e, atualmente, a bolsa para médicos é de R$ 3,3 mil. 

Para ter acesso a educação de qualidade na residência é essencial que o profissional escolha uma instituição reconhecida e respeitada. 

Em Minas, o hospital universitário Mário Palmério (MPHU), vinculado à Uniube é uma dessas entidades. 

O hospital Mário Palmério é credenciado pelo MEC e pelo Ministério da Saúde e cumpre finalidades de Hospital de Ensino. 

O MPHU possui uma estrutura física moderna, ampla e adequada às exigências de segurança.

Conta com corpo clínico especializado e com uma equipe de colaboradores em permanente formação, desenvolvendo atividades de Assistência, Ensino, Pesquisa e Extensão.

A instituição é integrada à Rede Municipal de Saúde e mantém 38 ambulatórios de especialidades, com consultas agendadas pelo Sistema Fila Eletrônica.

E 60% dos leitos são disponibilizados para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O hospital Mário Palmério possui oito programas de residência na área da saúde. Os editais de seleção para estudar nestes programas são publicados no site da instituição. 

Todos os programas da Uniube são credenciados na Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Conheça cada um deles:

Programas de residência

Ginecologia e Obstetrícia

O Programa de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia da Uniube iniciou em 2010.

O programa oferece bolsas financiadas pelo Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência).  

Neste período, o médico Residente irá desenvolver suas habilidades em Ginecologia e Obstetrícia Básica nas diversas áreas de atuação da especialidade.

Ortopedia e Traumatologia

A Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia foi iniciada em 2014 com o objetivo de formar especialistas aptos a desempenhar o atendimento ortopédico completo com qualidade e ética. 

O grupo de Ortopedia e Traumatologia do programa é formado por professores com mestrado e doutorado. 

O atendimento é realizado no ambulatório, enfermaria e centro cirúrgico do MPHU e no Centro de Ortopedia e Traumatologia COT-UPA São Benedito.

Pediatria

O Programa de Residência em Pediatria do Mário Palmério Hospital Universitário possui carga horária de 60 horas semanais. 

Os estudantes atuam em vários campos de estágios ao longo dos dois anos de especialização. 

São realizados os estágios de neonatologia, terapia intensiva neonatal e pediátrica e também ambulatórios de especialidades pediátricas. 

Todas as atividades são realizadas com a supervisão e orientação direta do médico especialista responsável pelo setor.

Cirurgia Geral

O Programa de Residência Médica em Cirurgia Geral tem a duração de dois anos. 

Ele é composto de estágios nas diferentes áreas de especialidades cirúrgica, bem como passagem obrigatória em unidade de terapia intensiva (UTI) e técnica cirúrgica. 

Nova call to action

Clínica Médica

O Programa de Residência em Clínica Médica foi iniciado no ano de 2009.

Durante o programa, com duração de dois anos, os médicos residentes têm atividades teóricas e práticas. 

A residência de Clínica Médica do MPHU busca oferecer uma formação técnica de excelência, associada a uma visão crítica e humanizada da Medicina.

Bem como capacitar os médicos residentes para os processos seletivos de subespecialidades clínicas. 

Medicina da Família

O Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Uniube iniciou-se em 2008. 

As atividades do programa visam contribuir para que o médico desenvolva habilidades em ensino, pesquisa, gestão e assistência, com atuação no âmbito do SUS e do serviço privado.

Anestesiologia 

O Programa de Residência Médica em Anestesiologia da Uniube iniciou em 2017 e possui o credenciamento provisório junto à Comissão Nacional de Residência Médica.

São duas vagas anuais e a bolsa financiada pela própria instituição.

A supervisão e a preceptoria são realizadas por profissionais especialistas. Ao final da residência, o médico será capaz de prestar atendimento integral, qualificado e ético na área de Anestesiologia.

Multiprofissional em Saúde

O Programa Institucional de Residência Multiprofissional em Saúde é um curso de pós-graduação independente oferecido pela Uniube, ou seja, não faz parte do programa de Residência Médica.

A formação acontece de forma multiprofissional, envolvendo os cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia que já compõem a equipe básica de saúde.

O programa conta com bolsa financiada pela própria instituição e promove a ação reordenadora de todo o sistema de saúde a partir da atenção primária.

Articulando e integrando os três níveis de atenção, impulsionando a geração de novas práticas e novas relações que afirmam a indissociabilidade entre o individual e o coletivo, o clínico e o epidemiológico, o biológico e o social.

A proposta visa preparar e especializar profissionais para a atuação no SUS.

Buscando desenvolver aprendizagens para a atenção integral à saúde com enfoque em acolhimento aos usuários, estabelecimento de vínculos terapêuticos, responsabilização pelo cuidado à saúde e ampliação permanente da resolutividade da ação assistencial e estímulo continuado à autonomia das pessoas na proteção a sua saúde.

Clique aqui para saber mais. 

Conheça a Uniube

A Uniube é uma instituição de ensino superior sem fins lucrativos. 

A comunidade acadêmica da Uniube conta com vários programas de apoio.

Incluindo atendimentos nas áreas de Odontologia, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia, Biomedicina, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Farmácia Industrial e assistência jurídica.

Ficou com alguma dúvida sobre o assunto ou sobre algum programa de residência da Uniube? 

Fique à vontade para deixar seu questionamento ou contribuição nos comentários do blog. 

Conheça a Uniube!

 

Escrito por Letícia, da Uniube