Letícia, da Uniube - jul 27, 2021

Como a Publicidade e Propaganda é fundamental na sociedade?

“Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda”.

A famosa frase é do empresário Henry Ford, norte-americano que viveu no início do século 20 e foi responsável pela aplicação da linha de montagem em série para produção em massa automóveis.

A afirmação de Ford mostra como ele tinha consciência de como a publicidade é fundamental para os negócios e também para a sociedade de maneira geral.

Porém nem todas as pessoas possuem essa visão e no post de hoje vamos explicar por que Publicidade e Propaganda são essenciais. 

O investimento em publicidade é visto por muitos empreendedores e gestores de empresas como gasto.

Já do lado do consumidor, essa atividade é comumente associada a uma forma de “enganar” as pessoas para vender mais. Nem a primeira, nem a segunda visão estão corretas.

Importância da Publicidade e Propaganda

A publicidade praticada de maneira ética traz diversos benefícios para a sociedade, tanto para os negócios quanto para a população.

Se analisarmos a origem da palavra, publicidade significa, genericamente, “divulgar, tornar público um fato ou uma ideia”. 

A publicidade está entre os 4Ps do marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção).

Promover o que se faz por meio de propaganda faz parte dos pilares de estratégias de marketing já que, sem que as pessoas conheçam um produto, ele não será comprado! 

Por isso, a publicidade não tem nada a ver com enganação e, inclusive, a propaganda enganosa pode ser denunciada e está sujeita às regras do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR). 

Recentemente, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) lançou um guia de compliance para as agências.

Estar em compliance significa estar em conformidade com as leis e normas que regulamentam o setor em que a empresa atua, incluindo todos os departamentos da organização.

Essa prática é essencial para a credibilidade do segmento. 

O Brasil é o sexto maior mercado de publicidade do mundo.

São mais de 3,7 mil agências no país. De acordo com dados divulgados pela Kantar Ibope Media, foram investidos mais de 11 bilhões de publicidade no Brasil no primeiro semestre de 2021.

Se você ainda não se convenceu da importância dessa área e quer saber tudo sobre publicidade e propaganda, confira quatro fatos que explicam porque ela é essencial para a sociedade: 

Impulso na economia

De acordo com estudo feito pela ABAP, no Brasil, cada R$ 1,00 aplicado em publicidade gera, em média, R$ 10,69 para o conjunto da economia.

Ninguém irá comprar algo que não conhece. Por essa razão, a publicidade é essencial para qualquer empresa divulgar seus produtos e serviços e assim a economia se movimenta. 

A propaganda não deve ser vista como um gasto, mas sim como um investimento que traz retorno financeiro para os negócios.

Esse retorno deve ser medido em vendas, mas também no fortalecimento da marca, que é menos tangível mas é o que mantém uma empresa no longo prazo. 

Se a consolidação da marca por meio da publicidade não fosse essencial para a perpetuação da empresa, grandes líderes de mercado não investiriam em propaganda assim que conseguissem a fatia desejada do market share. 

Contudo, não é isso que vemos acontecer, já que uma pausa nos investimentos em publicidade pode significar uma janela para o crescimento da concorrência.

Veja o exemplo da Coca-Cola. A empresa é líder de mercado há décadas e segue aplicando muitos recursos em propaganda para se manter no topo. 

Além de atender às demandas já existentes do mercado consumidor, a publicidade pode também criar demandas no público e abrir novas fontes de receita para as empresas.

Financiamento para jornalismo

Historicamente, os tradicionais veículos de comunicação (jornal, rádio e televisão) são financiados pela publicidade.

É por meio dos recursos recebidos das companhias que fazem propaganda que as empresas de comunicação se mantêm ativas no mercado. 

Por um lado, a publicidade de uma organização dificilmente trará sua comparação com concorrentes mostrando dois lados de uma situação (dizemos dificilmente porque se a comparação for positiva para a marca eventualmente ela poderá ser feita).

Mas, por outro, é a publicidade que oportuniza ao jornalismo fazer essa comparação e trazer à tona assuntos de interesse público. 

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Espaço para assuntos importantes da sociedade

A publicidade é comumente associada à venda de produtos, mas essa não é sua única função.

A propaganda é importante também para dar espaço para ações governamentais ou de organizações da sociedade civil.

Por meio da publicidade, a população tem acesso a informações de utilidade pública sobre os mais variados assuntos como saúde (campanhas de vacinação), educação (campanhas de matrícula), bem-estar etc. 

Mesmo a propaganda comercial pode ser canal para divulgar e consolidar bandeiras importantes para a sociedade. 

Quantas marcas, por exemplo, já utilizaram a publicidade para defender causas como fim do preconceito, equidade de gênero, direitos humanos, defesa da criança e do adolescente, por exemplo?  

Opções para o consumidor

Para o consumidor, a publicidade é também importante, uma vez que faz com que ele conheça diversas opções que estão disponíveis no mercado.

Dessa forma, fica mais fácil comparar benefícios de diferentes marcas e escolher a melhor. 

Além disso, a propaganda incentiva a competição entre as empresas por meio da qualidade dos produtos e serviços oferecidos, auxiliando também a baixar os preços no mercado. 

O que se estuda em publicidade? 

Se você gosta de comunicação e está pensando em fazer curso de publicidade, é importante saber mais sobre o que estuda o aluno desta graduação.

Essa faculdade dura quatro anos e entre as disciplinas frequentes na grade curricular da área estão: 

  • Antropologia;
  • Comunicação Institucional;
  • Comunicação Política;
  • Criação Publicitária;
  • Direção de Arte;
  • Fotografia Publicitária;
  • Gestão Estratégica de Marketing;
  • Legislação e Ética Publicitária;
  • Língua Portuguesa;
  • Marketing de Relacionamento;
  • Pesquisa de Mercado;
  • Psicologia da Comunicação;
  • Semiótica.

O mercado de trabalho para profissionais da área é bastante amplo e inclui:

  • agências de publicidade;
  • eleições e campanhas políticas;
  • empresas prestadoras de serviço (como produtoras de vídeo, gráficas e estúdios de fotografia); 
  • departamentos de marketing de empresas privadas; 
  • consultorias de estratégia de marca; 
  • organizações não-governamentais e setor público (neste dois últimos, para elaboração de campanhas com temas de utilidade pública).

Uma ótima opção de curso de Produção Publicitária em Minas é a graduação da Uniube.

Que prepara o profissional para a carreira de produtor publicitário.

Com competências em desenvolver projetos de marketing e comunicação, planejando e gerindo serviços de criação e produção publicitária e de propaganda.

Elaborando planos de mídia, pesquisas de mercado, tanto em mídias tradicionais como digitais, dentre outras atividades. 

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Escrito por Letícia, da Uniube