Letícia, da Uniube - abr 3, 2019

Marketing: saiba tudo sobre essa graduação

Comuns em empresas de médio e grande porte, os departamentos de marketing costumam ser muito importantes para um negócio.

Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvida sobre o papel desse profissional.

Há desconhecimento sobre a formação na área e, às vezes, até mesmo uma visão de que a atuação desse trabalhador está ligada apenas às vendas.

O objetivo deste artigo é desconstruir esses estereótipos e esclarecer tudo o que você precisa saber sobre a graduação em Marketing.

Veja, a seguir, como funciona o curso e o mercado de trabalho no setor.

Afinal, o que é marketing?

O Marketing é uma estratégia global, que preza pela oferta de produtos ou serviços, desde o momento de atração até o pós-venda.

Há, por exemplo, a preocupação com a experiência do cliente em relação à empresa.

Essa área, chamada Marketing de Relacionamento, afasta-se do simples interesse pela geração de lucro e trabalha a retenção do consumidor, trabalhando para que ele tenha uma boa experiência com o negócio.

Assim, é fácil perceber que o setor é muito maior do que se imagina. Há amplas possibilidades de atuação para quem deseja seguir essa carreira.

Como é o mercado de trabalho?

Quando o assunto é conseguir uma vaga de emprego em Marketing, as possibilidades são várias, devido à abrangência da área de atuação.

É possível trabalhar em instituições públicas e privadas, além de prestar consultoria a pequenos negócios e instituições sem fins lucrativos.

Não há um piso estabelecido para a categoria. Os salários costumam variar de acordo com o porte e a região do país em que você vai atuar.

Segundo levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), um gerente de Marketing recebe em média R$7.604,98, para uma jornada de trabalho de 43 horas semanais.

Clique aqui para saber mais.

Como me tornar um profissional de Marketing?

A regulamentação do exercício profissional de Marketing está em tramitação no Senado. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 103/2017 visa tornar obrigatória a necessidade de diploma para atuar na área.

Mesmo que ainda não haja regulamentação específica para a profissão, poucas empresas empregam quem não concluiu o ensino superior.

Terminar essa graduação é fundamental para quem deseja alçar voos maiores na carreira e alcançar cargos mais estratégicos.

Como já foi dito, a carreira em Marketing é ampla e cheia de oportunidades. A formação na área permitirá que você atue em diferentes setores.

O curso de graduação tem duração de 2 anos e é ideal para quem tem perfil comunicativo, curioso e criativo.

Além do conhecimento técnico, o profissional deve sempre estar aberto a ouvir o outro, entender suas necessidades e ajudá-lo a resolver seus problemas.

A graduação forma profissionais capazes de desenvolver estratégias de Marketing para empresas de diferentes campos de atuação.

Capacita o egresso a atuar com eficiência e competitividade, para agregar valor à marca, atrair e fidelizar consumidores.

Após o término da graduação, é recomendado que o profissional siga se atualizando.

O mercado consumidor é dinâmico, portanto, é preciso estar sempre atento à tendências e transformações para se destacar neste ramo.

Marketing - disciplinas

Disciplinas

As disciplinas estudadas na graduação em Marketing tratam de assuntos variados. Listamos algumas delas, para você conhecer um pouco mais desse curso e se encantar com a profissão. Confira!

Marketing digital

Atualmente, esse é um dos segmentos com maior destaque. Quem trabalha na área lida diariamente com estratégias e ações para aumentar a visibilidade das suas marcas.

O Marketing digital deixou de ser uma profissão do futuro para se tornar realidade, em empresas de todos os tamanhos!

A mudança de hábitos do consumidor exige que as empresas estejam conectadas e prontas para participar da era digital.

Por isso, esse é um dos setores que geram mais empregos e uma das principais disciplinas do curso de graduação.

Marketing de varejo

Uma das áreas mais antigas do curso. Consiste na promoção tradicional de produtos ou serviços, para aumentar o lucro com as vendas.

O campo de estudo também está ligado à criação e ao lançamento de novos produtos, antecipando tendências e diferenciando a empresa das concorrentes.

Exige conhecimento estatístico e matemático, que ajudam a analisar resultados, e capacidade de desenvolver novas táticas de atração.

É uma das modalidades mais pontuais e enfáticas, se considerarmos a necessidade de bater metas e alcançar resultados.

Ela é ideal para profissionais arrojados, que não têm medo de correr riscos e inovar.

Marketing de relacionamento

Essa área vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas e nas Universidades. Trata-se de um setor voltado para encantar clientes, do contato inicial ao pós-venda.

Consiste em estudar os pontos de interação com os diferentes públicos-alvo do negócio, tornando a experiência deles única e especial.

A empatia é o ponto de partida do profissional de marketing de relacionamento. Grande parte do seu trabalho consiste em ouvir o outro e resolver seus problemas.

Trata-se de uma disciplina voltada para a construção de reputação com diferentes públicos. Tudo isso, conquistando e fidelizando clientes.  

Marketing de serviços

A dinâmica de venda de um serviço é completamente diferente da comercialização de um produto. Por isso, essa disciplina surgiu para atender às necessidades das empresas desse segmento de mercado.

Consiste em um conjunto de estratégias voltadas para apresentar o valor dos serviços prestados e atrair a atenção do consumidor.

A fidelização dos clientes é um dos desafios dos profissionais desse setor. Muitas vezes, o processo de venda de um serviço é complexo e inclui diversos decisores. Por isso, é preciso dinamicidade e criatividade.

Quer saber mais sobre essa graduação e suas disciplinas? Acesse o nosso site e conheça o curso de Marketing da Uniube.

Inscreva-se em Marketing na Uniube!

Escrito por Letícia, da Uniube