Letícia, da Uniube - jul 24, 2020

Como é a graduação em Gestão Hospitalar e o que se faz nela?

Durante muito tempo a área da saúde manteve todo o seu foco na qualificação profissional de quem atende os pacientes (médicos, psicólogos, médicos-dentistas, nutricionistas etc.)

Mas deixava de lado um importante aspecto: o gerenciamento de processos, pessoas e materiais.

Com isso, clínicas, consultórios e hospitais passaram a enfrentar problemas (quem nunca ficou duas ou três horas esperando para ser atendido?).

Diante dessa situação, o profissional de Gestão Hospitalar passou a ser cada vez mais necessário.

Quer entender o que é o curso de Gestão Hospitalar e o que é aprendido durante a graduação? Então, continue a leitura!

O que é Gestão Hospitalar?

Gestão Hospitalar é o campo do conhecimento que une as práticas e as atividades da Administração com as necessidades de organização e gerenciamento específicas da área da saúde.

O profissional com essa formação é o responsável por fazer a gestão de pessoas, processos e materiais dentro dos mais diversos ambientes que fazem parte da atuação dos profissionais da saúde.

gestao-hospitalar-ead

Apesar do nome, a Gestão Hospitalar não se restringe a hospitais.

O gestor com essa capacitação pode atuar em clínicas, consultórios, empresas de consultoria em saúde, laboratórios, órgãos públicos de assistência à saúde.

E vários outros ambientes que carecem de uma boa administração na área da saúde.

Tradicionalmente, quem faz esse processo de gestão, nos estabelecimentos de saúde, são os médicos e enfermeiros.

Entretanto, esse cenário tem mudado com o aumento da competitividade e com o aumento da relevância no atendimento eficiente aos pacientes.

Como é o curso de Gestão Hospitalar?

Gestão Hospitalar, ou Tecnologia em Gestão Hospitalar, é uma graduação de titulação de tecnologia com carga horária de 2660 horas. Ela pode ser feita na modalidade presencial ou a distância (EAD).

Ao longo do curso, o estudante tem acesso aos princípios práticos e teóricos que compõem o arcabouço necessário para sua atuação profissional.

O bom gestor hospitalar é, antes de qualquer coisa, um líder e um tomador de decisões.

Assim, é necessário que ele entenda de estratégia, administração e de processos gerenciais específicos, como administração de materiais e suprimentos, contabilidade e gestão de pessoas.

As especificidades da área da saúde também exigem que o profissional entenda o que é bioética e respeite as legislações específicas de cada campo de atuação.

Tanto para as leis federais e estaduais quanto para as delimitações dos Conselhos de cada pessoa que trabalha no ambiente.

Todos esses conhecimentos e capacidade de manejo de situações são adquiridos com o curso de Gestão Hospitalar.

Como fazer graduação em Gestão Hospitalar a distância?

O curso de Gestão Hospitalar é uma formação bastante voltada para a atividade prática dentro das instituições de saúde.

Entretanto, essa área mescla teoria e prática, já que a atividade profissional está relacionada com administração, tomada de decisão e pensamento estratégico.

Em outras palavras, o importante é se dedicar ao curso e entender as explicações dadas pelos professores, bem como ler todo o material didático.

Desse modo, a Gestão Hospitalar é uma graduação que pode ser feita no modelo de Ensino a Distância (EAD).

Isso dá mais liberdade para você, estudante, e permite que sua formação seja feita de qualquer lugar, sem se preocupar com horário de aulas ou deslocamento até a Universidade

Somada à economia de tempo, a flexibilidade da formação EAD é enorme. Você estuda no seu ritmo e recebe o acompanhamento de professores e orientadores ao longo de toda a formação.

Caso você já trabalhe, o curso EAD é a sua alternativa para conquistar o diploma de curso superior sem prejudicar seu desempenho profissional.

Como são as práticas da Gestão Hospitalar no curso EAD?

Uma dúvida frequente com relação à formação em Gestão Hospitalar na modalidade EAD é sobre as atividades práticas. Para responder a isso, podemos usar a Uniube como exemplo.

O currículo do curso é trabalhado de modo que o estudante tenha acesso a uma gama de materiais que o auxiliarão a entender a real importância e os processos administrativos que envolvem a disciplina que ele tem contato.

Não só são debatidas questões teóricas da atuação profissional.

Mas, ao longo do curso, são dados exemplos práticos da atividade do gestor hospitalar, com estudos de caso e orientações diretas de como determinada ação deve ser executada.

Em outras palavras, o curso prepara profissionais aptos para se tornarem líderes e gestores que tomam decisões com embasamento.

A formação também conta com atividades complementares, que fazem com que o estudante reúna todo o conteúdo aprendido no semestre e produza um trabalho consistente, relacionado com sua futura profissão.

Outro ponto importante são as atividades passadas pelos professores, as salas para debates e os fóruns on-line.

A discussão sobre tomadas de decisão e as diferentes questões da rotina organizacional de instituições de saúde favorecem uma formação mais completa.

Com essas bases, o estudante termina sua formação com plena capacidade de atuar junto aos demais profissionais da saúde no mercado de trabalho.

Em suma, a grande diferença entre a formação EAD e a presencial é só o meio utilizado para aprender, mas a capacitação profissional acontece da mesma forma.

Tendo isso em mente, fica mais fácil para você, estudante, tomar sua decisão pela formação em Gestão Hospitalar no modelo a distância.

Essa é uma profissão com grande chance de ascensão, e a demanda por profissionais com as competências adquiridas no curso só tem crescido.

Gostou dessa formação e acha que tem tudo a ver com você? Então saiba mais sobre as disciplinas na página do curso e inscreva-se.

Venha se graduar em Gestão Hospitalar!

 

.

 

 

 

 

 

 

Escrito por Letícia, da Uniube