Letícia, da Uniube - jun 18, 2020

O que é Formação Pedagógica? Entenda tudo!

Se você já tem um diploma de graduação em alguma área do conhecimento e quer se capacitar para atuar como professor dessa área, a Formação Pedagógica é a solução para o seu objetivo.

Neste artigo, você vai saber um pouco mais sobre esse curso e entender a importância dele na formação de docentes. Continue lendo!

O que é formação pedagógica?

O curso de Formação Pedagógica nada mais é do que a preparação de profissionais que desejam atuar na área da educação.

É um curso que contempla a obtenção de conhecimentos teóricos e, também, a aplicabilidade no ambiente escolar. 

Esta formação é para quem já possui outros tipos de graduação como bacharelado e tecnólogos, e querem ministrar aulas. 

Mesmo em tempos de crise, existem algumas áreas que sempre têm emprego garantido para quem é capacitado e tem conhecimento, não é mesmo?

Dessa forma, podemos afirmar que a área da educação é uma delas e abriga não só os licenciados como também graduados em outras áreas que buscam a formação complementar na área.

O curso de Formação Pedagógica da Uniube

O curso de Formação Pedagógica da EAD Uniube é direcionado aos portadores de diploma, bacharéis e tecnólogos que desejam obter certificação para o trabalho como professor.

Ao final de dois semestres, você receberá um certificado, reconhecido pelo MEC, obtendo o grau de licenciado no curso realizado, além de uma sólida formação docente.

Como já comentamos, essa área está sempre necessitando de profissionais.

Precisaremos de professores tanto para formação quanto para desenvolver e fornecer novos serviços educacionais, especialmente para a educação a distância.

Assim, esse curso tem muito a acrescentar em sua trajetória profissional. 

Pesquisa

O Brasil tem 1,4 milhão de docentes em atividade nas salas de aula do Ensino Fundamental, conforme o Censo Escolar da Educação Básica 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A pesquisa aponta que 83,2% dos professores do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) têm nível superior completo com licenciatura. O percentual vem crescendo nos últimos anos.

Mercado de trabalho

Depois de formado, poderá atuar nas diferentes modalidades do sistema de ensino formal:

  • Ensino Fundamental I;
  • Educação Profissionalizante;
  • Ensino Fundamental II;
  • Ensino Médio;
  • Educação Inclusiva;
  • Educação de Jovens e Adultos;
  • Educação a Distância.

Poderá exercer  seu trabalho como professor de uma área específica ou desempenhar atividades de planejamento, coordenação e supervisão de atividades pedagógicas.

Além disso, também é possível atuar em editoras, com a produção, a revisão e a validação de material didático.

formação-pedagógica

Quais são as vantagens desta formação?

Quem busca um curso de educação continuada pode apostar na Formação Pedagógica de professores, que é, na verdade, uma licenciatura curta.

Veja as vantagens deste curso:

Modalidade de oferta EAD

Por ser um curso a distância, você acompanhará as aulas pelo AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem, no qual irá interagir com seu tutor on-line.

Depois, irá ao polo para a realização das provas presenciais, conforme o calendário acadêmico.

Além disso, contará com professores mestres e doutores, tutores on-line para mediação da aprendizagem.

Por meio de diferentes ferramentas presentes no AVA (uma das plataformas mais modernas e interativas da educação a distância), material impresso e digital, webaulas com atendimento síncrono, entre outras vantagens.

Para quem gosta de autonomia, é possível  aproveitar ao máximo um curso a distância, tirando todos os benefícios dessa modalidade.

Não tem vestibular

Você quer continuar seus estudos e obter uma qualificação além do diploma da graduação, mas desanima dessa ideia porque não tem tempo para estudar para um vestibular?

Se você já está no mercado de trabalho e tem o dia a dia corrido, saiba que, ao optar pela Formação Pedagógica EAD, você não precisará fazer nenhuma prova para o ingresso no curso.

A Uniube irá avaliar as documentações obrigatórias exigidas a fim de viabilizar o início da sua graduação.

Tempo reduzido de curso

Outra questão importante é o tempo reduzido deste curso: 1(um) ano, para que você receba uma certificação equivalente à licenciatura, expandindo suas oportunidades.

Porém, não pense que isso compromete a qualidade desta graduação — a Formação Pedagógica é bem estruturada e direcionada à prática de ensino.

Diversificação da área de atuação

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, por isso é importante ter qualificação.

Para quem quer se atualizar e ampliar as oportunidades profissionais, pode apostar nesta formação e começar a dar aulas para os ensinos Fundamental, Médio e Profissional.

A Formação Pedagógica oferece a capacitação para o trabalho no ambiente escolar, com os métodos de ensino-aprendizagem, suas tecnologias e a integração com outras disciplinas.

O curso usufrui dos conhecimentos adquiridos na formação inicial do profissional, preparando-o para a sala de aula.

Essa formação especial atende também os profissionais que vão continuar na sua área de formação.

Mas que nutrem um desejo por ser professor, gostam da dinâmica de sala de aula e, com essa licenciatura curta, podem conciliar duas formas de trabalho.

Campo com déficit de profissionais

É notório que o país não conta com professores suficientes para atender às escolas da rede básica de ensino.

Dessa maneira, realizar a formação pedagógica, você tem muito mais chance de conquistar um emprego e de crescimento na carreira.

Com o certificado deste curso, você pode participar de concursos públicos para professores dos ensinos Fundamental e Médio.

Reconhecimento do MEC

O curso fundamenta-se na Resolução CNE/CP nº 02/2015 e o seu certificado de conclusão é equivalente à licenciatura plena, isto é, tem o reconhecimento do MEC.

Você pode ficar tranquilo, pois estará enriquecendo o seu currículo com uma formação de qualidade.

A Uniube oferece a Formação Pedagógica nas principais áreas do conhecimento que são exigidas no currículo da educação básica:

Se você quer se atualizar e busca uma formação continuada que o habilite para ser professor, invista no curso de Formação Pedagógica EaD da Uniube.

É uma forma de aumentar a renda e diversificar o seu campo de atuação com um curso de curto período.

Esta formação, além de trazer novas oportunidades, pode fazer com que muitos profissionais descubram o prazer de ser professor.

Você é um desses que sonha com a carreira de docente? A hora é agora!

Anotou tudo?

Não esqueça: a Formação Pedagógica é uma alternativa prática e objetiva para ampliar o campo de atuação de bacharéis e tecnólogos.

Com ela, você consegue complementar sua formação com o grau de licenciatura, tornando-se, assim, apto a dar aulas no Ensino Médio e nos anos finais do Ensino Fundamental.

Quer conhecer mais sobre essa formação especial de professores?

Entre em contato com a Uniube receba todas as informações e comece a planejar seu futuro profissional.

Mas, caso já tenha decidido a fazer o curso, inscreva-se agora mesmo.

Quero fazer minha inscrição!

Escrito por Letícia, da Uniube