Daniella A. de Paula - mai 13, 2022

Quer estudar EAD? 10 dicas para melhorar o seu rendimento

Você começou ou quer começar um curso de graduação a distância, mas tem uma rotina muito agitada e quer se concentrar para estudar EAD de maneira eficiente? Não se preocupe, este artigo traz informações importantes para você seguir em frente! 

Seja para estudar EAD ou presencial, você precisa aplicar no seu cotidiano algumas mudanças que melhoram o desempenho enquanto estudante.  

 Mais uma vez: calma! Não é complicado, alguns ajustes resolvem o  problema de foco, método e tempo.

 Quer saber como? Preparamos dicas fáceis de serem inseridas no seu dia a dia. Confira agora mesmo! 

Conscientize-se da necessidade de organizar o dia a dia

A EAD (Educação a distância) é uma modalidade de ensino que contribui para democratizar o acesso à educação. 

Muitos dos estudantes que optam por essa modalidade não têm o tempo integral voltado aos estudos, pois precisam trabalhar. 

A primeira coisa que você precisa saber é que os esforços para organizar a sua rotina serão importantíssimos para aumentar o rendimento nos estudos. O esforço vale a pena, não tenha dúvida!

São pequenos passos que você pode inserir no seu dia a dia para seguir caminhando e avançar na sua jornada estudantil.

Veja 10 dicas para melhorar o seu rendimento

1. Aproveite as oportunidades 

No seu dia a dia podem ter muitas oportunidades para os estudos da EAD. Quer um exemplo? 

Se você trabalha por um período integral pode aproveitar o horário do almoço para dedicar de 20 a 30 minutos para a leitura do material didático. Ou, até mesmo, tirar uma dúvida no AVA, caso não tenha entendido a matéria.  

Certamente, você pode encontrar outras “brechinhas” para aproveitar o seu tempo. Lembre-se que essa dica é apenas para contribuir com seus estudos e não deve ser utilizado somente essa prática. 

2. Tenha acesso ao AVA com facilidade

Ter fácil acesso ao seu Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA, é muito importante para que você possa sanar dúvidas repentinas a qualquer momento e de qualquer lugar.

Essa medida potencializa o progresso dos estudos, você ainda tira da sua lista de tarefas o item que gerou dúvidas.

Por isso, além de entrar no AVA pelo notebook ou computador de mesa, instale o aplicativo também no seu celular, assim fica muito mais fácil ficar por dentro de tudo que se passa no curso.

3. Não deixe as tarefas para a última hora 

Outra dica importante é não deixar as atividades do curso para a última hora. Além dessa situação causar ansiedade, você se complica e não consegue entregar as tarefas dentro do prazo, perdendo nota.

 E não para por aí… Os prejuízos de deixar tudo para a última hora são vários.

Ao realizar uma atividade do curso, trabalho ou participação em fóruns de discussão de modo corrido, a sua produção cai e o resultado não atinge o padrão de excelência necessário para conquistar uma boa nota mesmo entregando a tempo. 

4. Mantenha-se organizado para estudar EAD

Nem é preciso falar que a organização é fundamental para que você alcance todos os seus objetivos.

Por isso, além de aproveitar os espaços intermediários do seu dia para estudar ou revisar algum conteúdo, tenha um cantinho organizado para o período que estiver em casa. 

O ambiente deve estar localizado em um ponto tranquilo, de modo que você fique livre das distrações, tanto das interferências da família quanto de aparelhos eletrônicos.

ead uniube

Uma mesa limpa e organizada, uma cadeira confortável e os materiais de estudo  são itens essenciais para manter a sua atenção.

5. Faça da tecnologia uma aliada 

Cá entre nós, muita gente não gosta ou não tem familiaridade com a tecnologia, não é verdade? Saiba que, apesar de parecer um “bicho papão”, você precisa transformá-la em uma aliada e não em uma inimiga.

 Para estudar EAD, você vai precisar de acesso à internet, um computador ou celular, e de aprender a usar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Acredite: isso não é complicado! 

 Então fica a dica: faça amizade com a tecnologia. 

6. Esclareça suas dúvidas 

Tente superar alguma timidez ou medo de interagir na hora de esclarecer as dúvidas.  Esse aspecto é importante para você avançar no conteúdo pedagógico.

Lembre-se que o seu futuro profissional está em jogo e você precisa aprender o máximo para construir a sua tão sonhada carreira de sucesso. 

 Por isso, use e abuse de todos os recursos que o AVA oferece para enviar mensagens, entrar em contato com tutores e professores e, claro, os colegas de turma também podem ajudar. 

7. Tenha constância para estudar EAD

Isso mesmo! Você deve ter constância na hora de estudar EAD. Só assim é possível mudar ou criar novos hábitos, criando disciplina para estudar, ficando longe da desorganização.

A frequência com que você se engaja nos estudos é muito importante para construir o hábito. Então pratique a constância! Você vai ver que isso facilita, e muito, os seus estudos. 

8. Concentre-se no que está fazendo

Você pode até saber que a concentração é importante na hora de estudar, mas concorda que podemos descuidar e cair na tentação?

 Lidar com os estímulos e distrações é essencial para quem quer aumentar os rendimentos nos estudos. 

 Então fique atento: durante a aula gravada ou on-line, preste bastante atenção nas explicações do professor: faça anotações, por exemplo. 

 Escrever também é uma maneira de aprimorar os estudos, pois memorizamos e entendemos melhor tanto o conteúdo quanto os pensamentos. Abuse da escrita durante os estudos! 

9. Capriche nos métodos de estudo

Mapas Mentais 

Os mapas mentais facilitam a nossa memorização e aumentam o nosso conhecimento sobre os conteúdos que precisamos aprender e fixar.

 Fazer mapas mentais também é uma maneira de aprimorar os estudos, pois memorizamos os principais pontos e temas do conteúdo. Assim, essa é uma técnica de estudo muito eficiente para os momentos de aprendizagem. 

 Quer aprofundar seus estudos? Faça mapas mentais! 

mapa-mental

Técnica Pomodoro

Além dos mapas mentais, você pode apostar no método Pomodoro, que é um método que aumenta a sua produtividade e você conquista as condições necessárias para terminar as suas tarefas dentro do prazo.

 Se você tem dificuldade de organizar as atividades e se concentrar, a técnica Pomodoro pode ajudar você, tanto nos estudos quanto no seu trabalho também.

 Ela consiste em separar o nosso tempo para executar determinada tarefa em blocos de 25 minutos, focando em apenas uma tarefa. Faça intervalos de 5 minutos para descansar, eles são importantes! A cada 4 blocos de 25 minutos, o descanso será de 15 a 30 minutos. 

 A sua concentração e foco será estimulada fazendo com que você produza muito mais no tempo destinado às tarefas.  

 Existem outros métodos de estudos, pesquise qual é o melhor para o seu perfil e mãos à obra! 

10. Não esqueça de descansar

Com todas essas dicas é bem capaz de você esquecer dos momentos de descanso, mas saiba que eles são de extrema importância para você dar conta de tudo. Por isso, programe também as pausas na sua rotina de estudos.

Quando estiver em casa, você pode fazer intervalos durante um período mais longo, facilitando o aprendizado sem chegar à exaustão. O método Pomodoro é ideal para isso!

Chegou a hora de colocar em prática e estudar EAD

Saiba que só depende de você conseguir aplicar todas essas dicas no seu dia. Precisa de um ânimo extra? Pense nos seus objetivos, ao fazer isso você se engajará muito mais na organização, disciplina e métodos de estudos, fazendo com que você crie novos hábitos.  

 As discas apresentadas acima são muito fáceis, você só precisa se dedicar no início para criar condições de aplicá-las. Se você já faz um curso na modalidade EAD, saiba que sua jornada estudantil ficará muito melhor.

 Se você quer começar a estudar EAD, saiba que é possível. Então não perca tempo e comece já  na Uniube.

Opa! Quero conhecer os cursos

 

 

 

 

 

 

Escrito por Daniella A. de Paula