Letícia, da Uniube - jul 14, 2020

Curso de Educação Física EAD, bacharelado ou licenciatura?

Não podemos negar que Educação Física é uma das disciplinas mais amadas do Ensino Básico, não é mesmo?

Mas muito mais do que um momento de diversão, ela é uma ciência que estuda, entre outros, os movimentos corporais humanos.

Para quem gosta de tudo que envolve o movimento humano, desde a prática de esportes ao fortalecimento do corpo e recuperação de lesões, o curso de Educação Física é uma das melhores escolhas.

Para tanto, ele é oferecido tanto no formato de bacharelado quanto de licenciatura. Qual é a melhor opção? É isso que veremos neste post!

O que é o bacharelado em Educação Física?

Primeiro, vamos entender o que é bacharelado.

O curso de Graduação/Bacharelado em Educação Física tem por objetivo formar Profissional com conhecimento para atuar na manutenção e promoção de saúde, no treinamento e ensinamento esportivo, no condicionamento físico.

Elaborando, executando, avaliando e coordenando projetos e programas de atividades físicas para diferentes populações.

O curso também possibilita a atuação em clubes, academias, hospitais, condomínios, bem como o exercício da função de "personal trainer".

Em outras palavras ao terminar sua formação no bacharelado em Educação Física, você poderá trabalhar em praticamente qualquer área que exija essa formação como requisito.

Então… qual a vantagem de fazer o bacharelado em Educação Física?

Bom, o grande ponto positivo dessa formação é exatamente este: o estudante não foca em apenas um campo de atuação.

Ao terminar a graduação, ele pode trabalhar em diversos ambientes, ganhar experiência e só depois decidir em qual área quer focar.

O que é o Licenciado em Educação Física?

licenciatura-em-educacao-fisica

A licenciatura em Educação Física prepara o profissional para  atuar como regente/docente da Educação Básica.

Ou seja, nas aulas curriculares de Educação Física na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Logo, essa é a escolha para quem quer, a princípio, se tornar professor de Educação Física em escolas.

Então… qual a vantagem de fazer o Licenciatura em Educação Física?

O professor pode atuar em cargos públicos de escolas estaduais e municipais e particulares de educação básica, tendo um papel muito importante na sociedade. 

É ele quem vai iniciar crianças no mundo do exercício físico, com o ensino e treinamento de modalidades esportivas, atividades de recreação ou lazer.  Pode ainda atuar com pesquisas científicas na área.

Mas qual é a diferença na grade curricular dos cursos?

A princípio, tanto os estudantes de licenciatura quanto os de bacharelado vão ter acesso aos mesmos conteúdos que ajudam a explorar esse campo do conhecimento.

É comum que ambas as formações tenham aulas de ginástica, biomecânica, atletismo e outros conteúdos semelhantes.

Os estudantes de Licenciatura estudam práticas pedagógicas, didática, metodologia de ensino e outras matérias relacionadas com a rotina da sala de aula nas escolas.

Já os estudantes do bacharelado estudam musculação, ginástica de academia, Medidas e avaliação em Educação Física e outras matérias relacionadas à prevenção, reabilitação, promoção e proteção à Saúde.

Seja bacharelado ou licenciatura, o curso de Educação Física é autorizado pelo Ministério da Educação para ser oferecido na modalidade de Ensino a Distância (EAD).

Assim, além de escolher qual das formações fazer, você, estudante, ainda precisa escolher qual modelo quer usar para estudar.

A graduação presencial é aquela clássica.

Feita na Universidade em horário definido, dentro da sala de aula, com os alunos sentados e o professor na frente explicando os conteúdos e escrevendo no quadro (ou apresentando slides, o que é mais comum).

A EAD foge bastante disso. Em primeiro lugar, o aluno estuda quando e onde quiser: pode ser em casa, no escritório, em um hotel, durante a viagem ou qualquer lugar que achar melhor.

As aulas gravadas dão suporte ao aprendizado e é possível assisti-las a qualquer momento. Então, ficou com dúvida?

Escute de novo o que o professor falou. Além disso, não é preciso se deslocar até a Universidade todos os dias para aprender. 

E como são as aulas?

As diferenças que citamos, realmente, impactam na EAD.

Com relação às aulas, os estudantes têm acesso aos mesmos conteúdos, podem conversar com os professores diretamente e montar salas de debate on-line.

Os tutores também dão suporte ao aprendizado, e você pode contar com eles a qualquer momento.

Os conteúdos são bem explicados, o material didático é completo, e as atividades de fixação e acompanhamento auxiliam na aprendizagem.

Assim, podemos dizer que o estudante aprende da mesma maneira presencialmente ou a distância e que fica a critério dele escolher qual é a melhor forma de estudar.

Vale a pena fazer um curso de Educação Física a distância?

A grande dúvida, depois de falarmos sobre tantos assuntos, é se vale ou não a pena fazer o curso de Educação Física a distância.

E a resposta talvez não seja tão simples. Na verdade, essa escolha depende de algumas coisas.

Em primeiro lugar, estudar on-line vai exigir que você, estudante, desenvolva algumas habilidades.

Dentre elas, a capacidade de autogestão, a organização e o trabalho com base em cronogramas são as mais importantes.

Ao longo da formação, todos esses pontos são aprendidos e você receberá dicas e sugestões específicas para se acostumar com essa modalidade de ensino e ter um excelente desempenho.

Se você está disposto a aprender, gosta da alternativa de ter um professor acessível e acha que essa mobilidade é essencial para seus estudos, a EAD combina com seu perfil.

Agora que você já sabe tudo sobre o curso de Educação Física, chegou a hora de escolher se prefere fazer a licenciatura ou o bacharelado.

Além disso, pense a respeito da alternativa de fazer essa graduação presencial ou a distância.

Para ajudar nessa decisão, achamos interessante que você leia nosso artigo sobre os 7 mitos sobre a educação a distância em que você não deve acreditar.

Seja um estudante de Educação Física!

 

 

 

 

 

Escrito por Letícia, da Uniube