Como funciona a graduação em Sistemas de Informação?

A graduação em Sistemas de Informação é voltada para o desenvolvimento e aplicação de sistemas computacionais.

Os estudantes adquirem habilidades em diversos setores, como programação, software, segurança da informação, e muitas outras.

Esses profissionais são fundamentais, pois são capazes de projetar soluções tecnológicas para as necessidades das organizações.

Além de contribuírem para melhorar a eficiência operacional dos processos das empresas.

Se você tem interesse em cursar Sistemas de Informação, leia este artigo e descubra todas as informações sobre essa graduação.

Confira!

O que é Sistemas de Informação?

Sistemas de Informação envolve a tecnologia da informação e os processos de processar e distribuir dados.

Esse campo possui o objetivo de melhorar a gestão organizacional e aumentar a produtividade, por meio de soluções tecnológicas que atendam às necessidades.

Como funciona a graduação em Sistemas de Informação?

A graduação em Sistemas de Informação aborda conteúdos gerais da área de computação, assim como matérias específicas também.

A duração desse bacharelado é de em torno 4 anos. Pode ser encontrado no nível de tecnólogo, durando geralmente apenas 2 anos.

Os cursos podem ter ênfase em áreas diferentes, como banco de dados, gestão, internet e outras.

Leia também: Saiba o que é um curso tecnólogo

O que se estuda em Sistemas de Informação?

Esse curso abrange estudos das bases de dados, desenvolvimento e projeção de sistemas computacionais.

O aluno é preparado para enfrentar os desafios do mundo da tecnologia.

Alguns dos principais tópicos abordados nessa graduação são:

Segurança da Informação: estuda os princípios de segurança cibernética para proteger os sistemas.

Inteligência artificial: aplicações práticas nas soluções tecnológicas.

Computadores: promove estudos sobre a segurança de redes e capacita os alunos a implementar redes eficientes e seguras.

Análise de Sistemas: estudos que visam a compreensão do ciclo de vida de sistemas de informação.

Gestão de projetos: prepara o aluno para liderar a gestão de projetos de tecnologia da informação.

Banco de dados: conhecimentos para permitir a organização segura e eficiente de grandes quantidades de informações.

Desenvolvimento de Software: aprofundamento nas práticas de desenvolvimento de software.

graduacao-em-sistemas-de-informacao-1

Grade curricular da graduação em Sistemas de Informação

A grade curricular envolve as matérias previstas durante o curso. Conheça algumas de Sistemas:

• Algoritmos e estruturas de dados;
  • Contabilidade básica;
  • Direito digital;
  • Laboratório de programação;
  • Engenharia de software;
  • Robótica;
  • Arquitetura e organização de computadores;
  • Realidade virtual;
  • Lógica;
  • Computação gráfica.

Essa formação prepara o aluno para desenvolver o pensamento crítico e resolução de desafios complexos.

Confira: Analista de sistemas: o que faz e onde pode trabalhar?

Áreas de atuação para o profissional de Sistemas de Informação

O profissional de Sistemas de Informação é responsável por desenvolver a montagem da estrutura de banco de dados, sistemas e aplicações e interface gráfica.

Ele também seleciona as ferramentas e metodologias de desenvolvimento dos sistemas.

Há diversos setores com várias oportunidades de trabalho, afinal, a necessidade da sociedade e das organizações pela tecnologia é crescente.

As áreas onde eles podem trabalhar incluem:

Setor da saúde

São responsáveis pelos sistemas de informação hospitalar, registros eletrônicos dos pacientes e soluções para melhorar a eficiência operacional.

Setor financeiro

Bancos e seguradoras precisam desses profissionais para gerenciar as transações financeiras e garantir a segurança dos dados. Podem também desenvolver aplicativos de bancos.

Setor da educação

Nesse setor, o profissional administra sistemas acadêmicos e desenvolve plataformas de ensino online.

Empresas de tecnologia

Empresas de tecnologia oferecem muitas oportunidades, pois demandam desenvolvedores de software, pesquisadores e gerenciadores de redes.

Consultorias

Os profissionais de Sistemas de Informação podem prestar serviços de consultoria para implementar soluções tecnológicas e estratégicas.

Mercado de trabalho para Sistemas de Informação

Já deu pra perceber que o mercado de trabalho dessa área é completamente amplo, né?

É possível atuar no setor científico, além do campo técnico.

E durante a carreira, o profissional pode construir sua própria empresa e atuar na criação de produtos inovadores.

Qual é o perfil do egresso e profissional?

O egresso desse curso também adquire formação humanística, contribuindo positivamente para a sociedade.

Ele se tornará um profissional requisitado, pois a informatização faz parte da rotina de várias empresas.

É um segmento que demanda sempre inovação, por isso mesmo após a conclusão do curso, o caminho fica aberto para novas atualizações e pós-graduações.