Letícia, da Uniube - out 30, 2019

Marketing pessoal: aprenda a se mostrar para o mercado

O sucesso na vida profissional não depende apenas do seu conhecimento ou da sua dedicação.

Saber “se vender” corretamente é importante para abrir novas portas na sua carreira. Então nada melhor que utilizar o marketing pessoal!

Essa ferramenta reúne técnicas importantes de autopromoção.

Ou seja, você se transforma em sua própria vitrine e se mostra de forma eficiente como profissional.

Se fizer tudo certo, terá oportunidades inéditas na sua carreira.

Não sabe o que fazer, mas quer colocar isso em prática? Conheça o marketing pessoal e aprenda a ficar em evidência!

O que é o marketing pessoal? 

O marketing pessoal é um conjunto de técnicas para aumentar a reputação e melhorar a imagem profissional por meio do destaque pessoal.

O objetivo é criar uma imagem diferente e influente, explorando habilidades e experiências do trabalhador.

Alcançar uma contratação não se limita apenas em criar um bom currículo, mas também envolve construir argumentos e desenvolver algumas técnicas.

O self marketing visa impulsionar sua evidência entre os colegas de trabalho, e aumentar suas probabilidades de indicação e alcance.

Descubra a importância do marketing pessoal

O marketing pessoal é um planejamento com a intenção de promover seu posicionamento competitivo no mercado de trabalho, que hoje é cada vez maior.

Ao conseguirem trabalhar de forma eficiente essas técnicas, diversos especialistas se formam e ganham a notoriedade necessária para se destacarem.

É por meio desse tipo de marketing também, que você otimiza as buscas dos clientes e sua imagem direcionada ao público, para que assim, eles escolham seus serviços.

Benefícios de um bom marketing pessoal

Conquistar evidência para o seu trabalho

Para que o seu trabalho seja valorizado, é importante que ele seja visto.

As redes sociais são um excelente caminho para isso. O Linkedin permite que você compartilhe suas experiências, conheça pessoas da sua área e divulgue seu serviço.

Fidelizar seus clientes

Conquistar a confiança do seu público é essencial, e com o marketing pessoal, conseguir isso se torna mais prático.

Expor suas competências

Buscar demonstrar suas habilidades é crucial para o recrutador no momento da seleção.

Vale a pena depositar atenção a isso.

O que evitar fazer

Ao iniciar seu planejamento de marketing pessoal, podem surgir algumas dúvidas do que não deve ser feito, então confira:

  • Não manipule suas habilidades, seja focado no que você é especialista e busque se aprimorar;
  • Fuja de imprevistos e planeje suas ações;
  • Aqueles que adotam uma postura generalista podem encontrar dificuldades em ser visto com uma referência, inove dentro da sua área de especialidade.

5 passos para desenvolver seu marketing pessoal

1. Comece com um bom planejamento

A melhor forma de transformar, e construir, a percepção das pessoas sobre você é com um bom planejamento.

Para se mostrar um profissional de qualidade, o ideal é sentar e pensar, com calma, em como seguir esse caminho.

Conheça o seu público

O primeiro passo é entender quem é o seu público.

Você deseja impressionar o chefe e ser efetivado no estágio? Quer conquistar o entrevistador e conseguir uma vaga?

Não precisa ser “várias pessoas” em uma só, mas é interessante adaptar as ações para cada situação.

Defina objetivos claros

Depois de saber com quem você vai falar, estabeleça objetivos. É o caso de querer ser visto como alguém comunicativo ou com muito conhecimento.

Assim, é possível definir quais são as ações que têm prioridade para esse resultado.

2. Crie e cuide da sua marca

Além de uma vitrine, você também tem que se transformar na sua própria marca.

Construir essa percepção não é tão difícil quanto parece, mas exige alguns cuidados.

Transmita a sensação certa

Uma marca pode se posicionar como a líder de mercado, enquanto outra tem foco na qualidade.

Com você, é a mesma coisa. Pense em quais sentimentos deseja transmitir, como profissionalismo, proatividade e comprometimento.

Use, então, essas palavras para construir a sua marca.

Tenha atenção às redes sociais

Não são poucos os casos de pessoas que usam as redes sociais e acabam demitidas.

Essas novas mídias são avaliadas por empregadores, então é preciso tomar cuidado.

Evite se envolver em discussões, fuja das polêmicas e, é claro, não seja ofensivo.

Trabalhe as características certas

Para se mostrar para o mercado como um profissional valioso, é essencial apresentar as características desejáveis.

Ser comprometido é importante, assim como estar sempre atualizado com o que acontece no mundo. Ao saber demonstrá-las, o resultado é melhor!

Seja sempre pontual

Não adianta se dizer responsável se você atrasa para uma entrevista de emprego ou mesmo se não entrega o trabalho acadêmico em dia.

Desde já, comece a treinar a pontualidade e cumpra tudo o que tiver prometido anteriormente.

Saiba ouvir e respeitar opiniões

Em um mundo tão diverso, há cada vez menos espaço para a intolerância.

Se quiser demonstrar mente aberta e capacidade de lidar com os desafios profissionais, seja um bom ouvinte e saiba respeitar opiniões divergentes.

Ao exercitar a tolerância, você denota maturidade, empatia, liderança e muitas outras qualidades

3. Melhore a sua comunicação

A comunicação é uma peça-chave para a construção da sua imagem, então é preciso torná-la ainda mais efetiva.

Ao conseguir falar com as pessoas da melhor maneira, há a chance de conquistar novas oportunidades que, de outro modo, não estariam disponíveis.

Trabalhe sua oratória

Imagine ter a oportunidade de conversar com alguém importante e gaguejar ou usar gírias. Não dá, né?

Para evitar isso, use as técnicas de oratória para conseguir se expressar de forma clara e direta.

Além de tudo, é a sua chance de aprender a falar bem em público e impressionar as pessoas. Que tal?

Faça networking

O networking consiste em criar uma valiosa rede de contatos. Se uma mão lava a outra, saber quem tem as oportunidades o ajudará a chegar longe.

Esteja disposto a conversar e trocar experiências com todos e mantenha o contato sempre próximo.

Além de tudo, auxilie no que puder, pois isso aumenta as chances de você ser ajudado depois.

4. Fique atento à linguagem corporal

O corpo fala e é preciso ficar de olho para transmitir a mensagem certa.

Cuidar da linguagem não verbal ajuda a tornar seu marketing pessoal robusto e capaz de encantar os outros, mesmo que eles não percebam.

Tenha atenção à postura

Sabia que a forma como se coloca fisicamente muda a percepção das pessoas sobre você?

Então arrume a postura, abra os ombros e mantenha a cabeça erguida.

Ao apertar as mãos, seja firme e preciso. Tudo isso transparece autoconfiança e profissionalismo, o que não dá para desperdiçar.

Elimine os gestos e tiques nervosos

Sabe quando alguém se senta e não para de mexer as pernas? Ou quando alguém encosta muito no outro ou mexe demais no cabelo?

Todos esses são tiques ou hábitos que indicam nervosismo e insegurança.

Para não fazer feio, identifique se você tem algum hábito do tipo e mude-o rapidamente!

5. Cuide da sua aparência

É claro que a sua aparência não determina sua capacidade ou seu conhecimento.

No entanto, é algo que pesa bastante no marketing pessoal. Portanto, o ideal é usar algumas técnicas simples para se apresentar da melhor maneira.

Escolha as roupas adequadas para o ambiente

Tenha o cuidado de escolher roupas adequadas para cada ambiente.

Locais formais pedem peças arrumadas e mesmo os casuais exigem um pouco de bom senso.

Fuja de chinelos, bermudas ou até peças ofensivas.

As mulheres devem evitar decotes, transparências e fendas muito grandes ou comprimentos curtos demais.

Mantenha a higiene

Além de tudo, é fundamental manter a higiene e uma aparência limpa. Mantenha o cabelo arrumado, as unhas limpas e o hálito em dia.

Se quiser, use um pouco de perfume, sem exageros. Homens devem tomar cuidado com a barba e garantir que ela esteja apresentável.

6. Mantenha-se inovando

Com o aprimoramento das tecnologias e do mercado de trabalho, buscar inovação constante é fundamental.

Assim, você se manterá em evidência por mais tempo e não será apenas uma concorrência de momento.

7. Saiba produzir conteúdos de qualidade

Aproveite as tendências do momento para se manter por dentro dos lançamentos e novidades.

Dessa forma, você se mostra mais antenado e relevante ao gerar informações.

Marketing pessoal: construa sua imagem da melhor maneira

O marketing pessoal é indispensável para “se vender” e aumentar as chances de sucesso na carreira.

Com essas dicas, você tem a oportunidade de se mostrar como o profissional de grandes capacidades e talentos que pretende se tornar a cada dia!

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Escrito por Letícia, da Uniube